RAFHAEL LUCAS – ATACANTE – CORITIBA
Rafhael Lucas, atacante de 22 anos do Coritiba talvez seja a maior revelação destes 4 primeiros meses entre os Clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Suas atuações estão sendo de grande qualidade, apesar de demonstrar um grande poder de finalização marcando 12 gols e sendo artilheiro do Campeonato Paranaense, Rafhael Lucas é um centroavante de movimentação, não fica estático esperando a bola chegar.
Não é um centroavante alto e nem tem força física avantajada porém sabe se posicionar como poucos, estando sempre perto da área de finalização. Além de concluir as jogadas, o centroavante do Coritiba ajuda na criação, abrindo espaço e construindo tabelas com Negueba e Wellington Paulista.
O centroavante paranaense é cria das categorias de base do Coritiba, sua curta carreira começou em 2012, promovido aos profissionais, o centroavante foi emprestado ao São Carlos do interior paulista, aonde disputou a Série A2 sem muito brilho.
No segundo semestre daquele ano, Rafhael foi cedido ao Arapongas do Paraná para a disputa da Série D do campeonato brasileiro, dos 8 jogos do time na competição, Rafhael foi titular em 5 e marcou 3 gols, Com apenas 19 anos o centroavante via ali sua oportunidade de retornar ao Coritiba com certo prestigio.
O ano de 2013 começou sob essa perspectiva para Rafhael Lucas, o atleta foi titular no primeiro jogo do Coritiba no Campeonato Paranaense, porém ainda no primeiro tempo sofreu uma grave lesão no joelho que o deixou 1 ano sem jogar futebol. Recuperado da lesão, Rafhael começou 2014 no grupo de jogadores do Coxa mas acabou sendo emprestado ao Atlético Sorocaba logo em fevereiro para a disputa do Campeonato Paulista, porém Rafhael ainda carecia de trabalhos especiais devido a grave lesão sofrida em 2013, desse modo o jogador não conseguiu jogar nenhuma partida pelo clube paulista e acabou retornando ao Coritiba.
De volta ao lugar onde se formou, Rafhael foi utilizado no time sub-23, sem protagonismo, porém este foi o período em que o jogador conseguiu de fato se recuperar da grave lesão, fortaleceu de forma correta a musculatura do joelho e aos poucos estava apto a jogar futebol em bom nível. Recuperado, o centroavante participou integralmente da pré temporada do Coritiba em Atibaia e lá mostrou que estava apto a ser o titular do time no campeonato paranaense.
Dos 12 gols marcados este ano, 3 foram de cabeça, 2 aproveitando o rebote concedido pela zaga adversária, 2 foram em jogadas trabalhadas em que houve corte no zagueiro com perna esquerda e chute com a direita, 2 recebendo cruzamento rasteiro, 1 em chute de fora da área com a perna esquerda, e apenas 2 em cobrança de pênalti.
Percebe-se que Rafhael Lucas é um centroavante de muitos recursos técnicos, sabe se movimentar, abrir espaço, tem um grande poder de finalização, o jovem jogador tem vontade de fazer gol, e direciona suas ações no campo para isso, ou seja, é um centroavante de bons recursos e objetivo.
Podemos dizer que o centroavante do Coritiba é um bom nome para qualquer clube do Campeonato Brasileiro, está em uma fase de evolução na carreira, sedimentada em atributos do jogador e não em momentos esporádicos, pode vir a se tornar um centroavante importante no futebol brasileiro.
Deixe um comentário