LEIA TAMBÉM

GIMENEZ – LATERAL DIREITO – BOTAFOGO-SP

gimenez-189x300

Hoje trazemos uma análise do Lateral Direito e Volante Gimenez, atleta de 19 anos do Botafogo de Ribeirão Preto.

A classificação do Botafogo para a segunda fase do Campeonato Paulista não foi por acaso, a boa campanha da equipe se deu muito pela qualidade de Gimenez. O atleta demonstrou muita qualidade pelo lado direito, seja como lateral ou como volante e meia.

Gimenez é nascido em Ribeirão Preto, porém deu seus primeiros passos como profissional no Comercial, rival do Botafogo. A carreira na base começou no Olé Brasil, também de Ribeirão Preto, logo após encaminhou sua ida ao Comercial, clube em que disputou a Copa Paulista de 2013.

A participação de Gimenez na Copa Paulista de 2013 foi boa, o jogador atuou em 10 partidas das 12 realizadas pelo Comercial, todas como titular na posição de volante. A equipe foi eliminada ainda na primeira fase, porém para Gimenez, um atleta jovem, a competição serviu para adquirir experiência entre os profissionais.

A situação financeira do Comercial não era das melhores e Gimenez procurou o clube para receber seus ordenados, essa “rebeldia” foi o motivo do atleta não participar da Copa São Paulo de Juniores e nem ser aproveitado no Campeonato Paulista de 2014. Com contrato vencendo em setembro daquele ano, Gimenez conseguiu a liberação do Comercial e acertou sua transferência no final de abril para o rival Botafogo.

Como o Campeonato Paulista já havia encerrado, Gimenez estava sendo preparado para a disputa da Copa Paulista e não decepcionou, o jovem foi titular em 19 dos 24 jogos da equipe de Ribeirão Preto. Atuando na maioria das vezes como Lateral Direito, posição que ainda não havia jogado, saía bastante para o jogo, apresentava qualidades importantes como controle de bola, passe qualificado, verticalização, boa saída de bola e velocidade, deixava a desejar na marcação, porém era combativo e não hesitava em dar o bote no adversário.

A equipe de Ribeirão Preto conquistou o 2º lugar na competição, após 24 jogos, perdendo para o Santo André na final. Gimenez demonstrou que estava pronto para disputar o Campeonato Paulista de 2015.

Para a disputa do certame estadual, a direção do Botafogo de Ribeirão Preto contratou um lateral direito mais experiente, Roniery, jogador do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2014, ex Paraná e Mogi Mirim. A contratação de Roniery deixou claro que os comandantes do Botafogo ainda tratavam Gimenez como volante e não como lateral direito.

O atraso na documentação impediu Roniery de atuar na estréia do Paulistão contra o Rio Claro, com isso Gimenez mais uma vez atuou na lateral direita, desempenhando bem a função. O jovem jogador ainda demonstrava oportunidades de melhoria em alguns aspectos, porém estava cada vez mais adaptado a função de lateral direito.

O restante do campeonato para o Botafogo foi marcado pela sequencia de lesões que Roniery apresentou. Dessa forma Gimenez foi fixado na lateral direita, em apenas 2 oportunidades ele começou jogando como volante.

A campanha do time de Ribeirão Preto foi excelente, sendo eliminado em uma vitória simples para o Palmeiras, apenas nas quartas de final, com Gimenez fazendo 13 jogos, todos como titular e marcando um Gol. A boa campanha no Paulistão permite ao Botafogo sonhar com uma acesso a Série C do Brasileiro.

Gimenez demonstrou durante o Campeonato Paulista algumas características importantes para um Lateral Direito. Percebemos nele uma boa capacidade de marcação, não se trata de um jogador extremamente defensivo, porém raramente erra o desarme. Possui uma boa capacidade de recomposição e noção de cobertura, com naturalidade fecha os espaços pelo meio quando necessário e se posta dentro da área para auxiliar na bola aérea defensiva.

Outra característica que no chamou a atenção neste jogador foi a saída de bola. Acostumado a jogar de volante, Gimenez demonstra qualidade para começar as jogadas, frequentemente as transições defesa-ataque do time de Ribeirão Preto começam com o lateral direito, que não utiliza chutões para isso, normalmente procura a tabela ou um passe vertical.

O posicionamento de Gimenez quando o time está em ações ofensivas é normalmente atrás da linha da bola, ele não é um lateral que se projeta sem a bola para receber o passe, prefere participar da construção do jogo através de tabelas ou arrancadas sempre pelo meio, não utiliza muito o fundo do campo.  Podemos dizer que ele é um lateral que pode ser muito útil quando se tem um meia ou um atacante que jogue pela ponta, pode fazer uma boa dupla, armando jogadas e abrindo passagem para um outro jogador utilizar o fundo do campo.

Apesar de ter marcado um gol de fora da área contra o São Paulo, Gimenez precisa melhorar a qualidade das suas finalizações e até mesmo tenta-las mais vezes. Outra característica que notamos em Gimenez e que deve ser melhorada é a falta de atenção quando não está participando da jogada, porém com a bola e na marcação Gimenez demonstra muita intensidade.

Os cruzamentos são importantes para qualquer lateral direito, e esse é um quesito em que Gimenez demonstra uma característica peculiar. O lateral direito, talvez por ser volante de origem, tem um passe qualificado, porém seus cruzamentos normalmente são rasteiros e em direção ao centro da área, talvez sendo fixado como lateral, Gimenez evolua neste quesito.

Gimenez seria uma boa contratação para qualquer clube da Série A do Campeonato Brasileiro, é jovem, tem qualidade e pode atuar também no meio campo. O desenvolvimento da carreira dele se dará muito pelo nível de competitividade que enfrentará. Não é exagero dizer que ele pode vir a ter destaque em competições e clubes de alto nível, é um jogador que bem trabalhado renderá bons frutos.

Posição: Lateral Direito/Volante

Clube Atual: Botafogo de Ribeirão Preto

Idade: 19 anos

Nacionalidade: Brasileiro

Última Transferência: Comercial para Botafogo de Ribeirão Preto – Transferência Livre

Projeção de Valor: 1 milhão de Reais.

Aonde estará daqui 2 anos? Disputando posição em algum clube da Série A do Campeonato Brasileiro ou sendo titular em algum clube da Série B. Não podemos excluir a chance de Gimenez se transferir para o mercado asiático e para times médios de Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: