LEIA TAMBÉM

FRANCO CERVI – MEIO CAMPO – ROSARIO CENTRAL

10-Cervi-Franco1

Meio campista de 20 anos do Rosario Central, esse é Franco Emanuel Cervi, tema da nossa análise de hoje.

Cervi é um meia ofensivo que tem todas as características semelhantes aos meias produzidos em escala na Argentina. Canhoto, de pouca estatura e peso, com uma habilidade fora do comum e com velocidade, Cervi vem se destacando neste inicio de ano no Futebol Argentino.

O meia chegou aos 6 anos no Rosario Central, passou por todas as divisões de base do clube e desde o Torneio Final de 2014 é relacionado para os jogos do grupo principal. Sua trajetória competitiva começa em 2008 com apenas 14 anos, Cervi nunca teve grande porte físico, hoje com 20 anos, mede 1,69 m e pesa 71 kg.

Seu porte físico nunca foi empecilho para exibir um bom futebol, entretanto Cervi sempre atuou com idade minima em cada categoria de base, ou seja, era sempre um dos mais novos do grupo e isso, aliado ao seu porte físico mirrado fez com que Cervi alternasse entre a titularidade e a reserva dos times de base do Rosario Central.

A titularidade na base do Rosario veio apenas na última etapa de formação. Com 18 anos, Cervi apresentava qualidades impressionantes e já conseguia minimizar as desvantagens de não ser um jogador de força física, assumindo de vez a posição de titular no time sub-18 do Rosario.

Ao todo foram 107 jogos pelas categorias de base e 15 gols, apresentando um futebol de toque de bola e velocidade. Cervi era tido como esperança de um futuro melhor para o Rosario Central, que na época estava na 2º divisão do Campeonato Argentino.

Após o processo de formação nas categorias de base, Cervi passou a integrar o plantel de aspirantes. Na Argentina os clubes formam elencos de aspirantes para jogar o Campeonato de Reservas, com o intuito de dar ritmo de jogo para os jogadores que não vem atuando no principal e gradativamente inserir os jovens no ambiente profissional.

Em maio de 2014 o Rosario Central sagrou-se campeão do Campeonato de Reservas, Cervi foi um dos destaques com 15 jogos e 5 gols. Neste torneio o jovem se credenciou a uma vaga no plantel principal, com boas atuações, demonstrando muita velocidade, habilidade e atuando mais próximo da área.

A subida definitiva para o plantel principal aconteceu logo após o Campeonato de Reservas, no Torneio Inicial Argentino, porém somente no final do Torneio é que Cervi começou a ser utilizado. O jovem atuou em 3 jogos, 2 como titular, em poucos jogos Cervi demonstrou uma de suas maiores qualidades, a assistência, ao todo foram 2 assistências em apenas 3 jogos.

Cervi atuou como meia ofensivo pelo centro e como meia aberto pela esquerda, sendo mais efetivo no jogo em que atuou aberto. É difícil definir a posição exata do jovem do Rosario Central, talvez isso seja uma prova de que ele realmente pode se tornar um jogador diferenciado.

O ano de 2015 estava para começar e o Rosario Central anunciou seu novo treinador, tratava-se de Eduardo Coudet, jovem ex jogador com grandes passagens pelo River Plate e pelo próprio Rosário Central. O novo treinador fez bem para Cervi, que conquistou a titularidade na pré temporada.

O meio campista argentino atuou em todos os 11 jogos na bela campanha do Rosario Central até então, com muita habilidade, demonstrando capacidade de organizar o jogo, passes precisos e visão de jogo acima da média, Cervi é o maior destaque da equipe rosarina que ocupa a 5ª posição na competição.

O que nos chama atenção em Cervi é sua capacidade de conduzir a bola em velocidade e seu raciocínio rápido, raramente vemos o jogador se atrapalhar com a bola ou não optar pela melhor jogada.  Por ser canhoto, apesar de utilizar o pé direito com facilidade na condução de bola e drible, Cervi vem sendo utilizado no lado direito, justamente para facilitar o drible curto em direção ao centro, essa jogada é uma das armas do time do Coudet.

Ao todo Cervi foi utilizado 8 vezes pelo lado direito e 3 pelo esquerdo, porém a sua intensa movimentação permite que digamos que ele atua em todas as posições do meio campo ofensivo. Outra característica importante que vimos em Cervi é sua capacidade de pressionar a saída de bola adversária e de acompanhar os avanços do lateral adversário, ou seja, é um jogador que além de grande qualidade técnica, possui qualidade tática, sabendo perceber a sua função no time e o que deve fazer sem a bola.

Cervi como a maioria dos jogadores extremamente técnicos, possui um ponto a melhorar em relação a sua intensidade e participação no jogo, por diversos jogos percebemos que ele alterna momentos de intensa participação com longos períodos sem tocar na bola. Acreditamos que isso se deva a sua pouca idade e que seja um ponto que o jovem vai melhorar ao longo da carreira, seus números nos levam a crer nisso, já que em 2015, o meia atuou em 11 jogos, marcando 3 gols e participando diretamente com passes para outros 4 gols, demonstrando efetividade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: