LEIA TAMBÉM

MAICON – VOLANTE – VITÓRIA DA CONQUISTA

maicon

O jogador analisado de hoje é Maicon, volante de 21 anos do Vitória da Conquista-BA.

Maicon foi um dos destaques do Campeonato Baiano. O volante do Vitória da Conquista teve papel fundamental na ótima campanha da equipe que chegou a final do campeonato, ostentando a defesa menos vazada do torneio. Apesar de não ter sido indicado à seleção do campeonato, Maicon fez um campeonato baiano impressionante, demonstrou importantes virtudes como desarme, antecipação e tranquilidade.

O atleta é oriundo das categorias de base do Vitória da Conquista, chegou ao clube em 2011 e sua trajetória nos profissionais iniciou em 2012 em uma vitória por 2 a 0 contra o Itabaiana em partida válida pela Série D do Campeonato Brasileiro. Por mais 2 ocasiões teve a oportunidade de atuar, porém  o Vitória da Conquista não teve bom desempenho na competição e acabou eliminado precocemente na fase de grupos.

Com dificuldades financeiras e com o objetivo de manter o planejamento orçamentário em dia, a diretoria manteve apenas parte do grupo para o restante do ano, assim Maicon não jogou mais na temporada de 2012 e retornou ao plantel sub 20 para a disputa dos campeonatos de 2013. O jovem volante enfrentava a mesma dificuldade que milhares de jogadores enfrentam, a falta de um calendário que permita que o clube mantenha suas atividades pelo ano inteiro.

O ano de 2013 foi melhor para Maicon, no primeiro semestre o jovem disputou o Campeonato Baiano sub 20 e teve atuações destacadas que o levaram a participar do grupo principal no segundo semestre. Participou da campanha que levou o Vitória da Conquista a obter o vice campeonato da Copa Governador e participou da Série D do Campeonato Brasileiro, atuando em 2 jogos, 1 como titular. Com 19 anos, Maicon ainda não estava pronto para assumir a titularidade da equipe, apesar de demonstrar muita qualidade o atleta ainda era preterido por nomes mais experientes.

Em 2014, Maicon passa a atuar mais vezes, substituindo jogadores em eventuais lesões e suspensões. No primeiro semestre,  o Vitória da Conquista obteve o 3º lugar no Campeonato Baiano com o volante sendo relacionado em 4 partidas e jogando em 2 oportunidades. Apesar de poucas aparições, se destacou com boas atuações defensivas, mostrando ser um volante atento e veloz, Maicon também desarmava e organizava a saída de bola rapidamente. Características que o levaram a receber mais oportunidades na Série D.

A titularidade para Maicon chegou no segundo semestre, o volante foi titular em 6 dos 8 jogos da equipe baiana na Série D do Campeonato Brasileiro, apesar da eliminação na primeira fase, o volante se destacou com atuações sólidas, demonstrando um poder de marcação e posicionamento muito grandes. Com a eliminação precoce na Série D, o Vitória utilizou o grupo principal para a disputa da Copa Governador da Bahia, aonde sagrou-se campeão, tendo como um dos destaques Maicon, que novamente apresentou um futebol de qualidade defensiva, posicionamento, bom passe e força física.

Parece que a temporada de 2015 está sendo o ano de amadurecimento de seu futebol.Consolidado como volante da equipe, Maicon teve papel fundamental na campanha do Vitória da Conquista no Campeonato Baiano. É um dos cães de guarda do sólido sistema defensivo do Conquista que levou somente 3 gols na fase de grupos do Estadual. Guarda a linha de defesa com muita vontade e determinação, desarmando os adversários e logo definindo a jogada, organizando a saída de bola com segurança.

O volante de 21 anos só não disputou uma partida no Campeonato Baiano e ajudou a equipe do técnico Evandro Guimarães a chegar a final do campeonato com uma campanha irrepreensível. Dos 12 jogos disputados, 6 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota na final decisiva contra o Bahia, obtendo 64% de aproveitamento no torneio e terminando na 2ª posição na classificação geral.

Maicon é sim um volante marcador, porém não é somente isso, alia sua grande capacidade de marcação com velocidade e distribuição de passes curtos e precisos.  Dificilmente vemos Maicon ultrapassar a linha do 3/4 do campo, porém é responsável por entregar a bola em condições favoráveis aos jogadores mais avançados.

Na primeira partida da decisão do Campeonato Baiano, Maicon fez uma partida taticamente perfeita, juntamente com o seu colega de equipe Fausto, trabalharam para dar tranquilidade à defesa. Maicon normalmente atua pelo lado direito do campo em um sistema com 3 volantes, podendo ser utilizado como homem mais recuado ou como um jogador mais a frente da primeira linha de marcação.

Posicionamento, poder de marcação, tranquilidade e objetividade são as melhores características que observamos em Maicon. O atleta não é um exímio passador mas possui um controle de bola bom e com passes curtos consegue distribuir o jogo na saída de bola.

É um jogador que foca na questão tática do jogo, joga pelos atalhos do campo e não dá espaços forçando o erro do adversário, não cometendo muitas faltas. Veloz, o volante não dá sossego no meio-campo e briga pela bola até o desarme, logo que recebe um passe ou retoma a bola para a equipe, o volante não enfeita e dá bons passes organizando a saída de jogo rapidamente, evitando conduzir muito a bola, normalmente dá poucos  toques na bola, e tem um poder de marcação e posicionamento elevados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: