LEIA TAMBÉM

Qual Liga do Futebol Europeu Possui Mais Clubes Competitivos no Continente ?

98841d64d568825e6e486988d4959314 buy-serie-a-tickets-252C-italian-serie-a-tickets-252C-italian-football-league-serie-a-tickets PremierLeagueLogo tabla-posiciones-liga-alemana-bundesliga

É notório que os países europeus que dominam o futebol naquele continente são a Alemanha, Itália, Inglaterra, França e mais recentemente a Espanha. São os países europeus que mais conquistaram Copas do Mundo, que tiveram mais conquistas continentais e que tem Campeonatos Nacionais mais fortes. Se falarmos de Ligas Nacionais podemos incluir também Portugal e Holanda nessa lista, já que possuem Ligas organizadas, venceram competições continentais de clubes ou seleções e produzem grandes jogadores para o cenário mundial.

Não podemos falar desses países sem citar alguns clubes que são gigantes nacionais e atores principais no continente europeu. Real Madrid encabeça a lista de gigantes na Espanha, é o clube que mais conquistou títulos europeus, o Milan é líder de conquistas continentais entre os Italianos, na Inglaterra temos o Liverpool, dono de 5 títulos da Liga dos Campeões e o Bayern é o líder entre os alemães com 5 conquistas. Ajax da Holanda com 4 conquistas da Liga dos Campeões, Porto e Benfica de Portugal que têm 2 conquistas também são clubes de tradição no cenário europeu.

Para identificar quais campeonatos europeus têm times mais competitivos elaboramos uma pesquisa da seguinte forma: computamos todos os Campeões, Vices e Semifinalistas  da Liga do Campeões, Liga Uefa e a extinta Recopa Europeia que foi disputada até a temporada de 1998/1999 (competição que reunia todas as equipes que foram campeãs das copas nacionais em cada ano). Os números de aparições como campeão, vice e semifinalista de cada time foram apurados gerando um somatório por país. Este resultado foi confrontado com a quantidade de clubes que contribuíram para essa geração.

A intenção da pesquisa foi demonstrar realmente quais ligas europeias têm campeonatos que historicamente produziram clubes mais competitivos no futebol europeu. O Real Madrid é o clube mais vitorioso da Europa, mas será que a Liga Espanhola é forte por isso ? Quantos clubes espanhóis conquistaram resultados importantes em competições continentais ? O Bayern é o grande representante e carro chefe da Bundesliga, mas e os demais clubes ? São competitivos na Europa ? Quantos clubes ingleses venceram os principais torneios do continente ? A Itália possui quantos times de sucesso no futebol europeu ?

ESPANHA E ITÁLIA – CONCENTRAÇÃO DE CONQUISTAS EM POUCOS CLUBES.

O futebol espanhol por 94 vezes teve algum time como Campeão, Vice ou Semifinalista das principais competições europeias. O Real Madrid contribui com 30 desses resultados, o Barcelona com 25, o Atlético de Madrid com 13, o Valência com 6 e Sevilla com 3. Juntos esses 5 clubes foram responsáveis por 81,91% dos resultados que o futebol espanhol obteve, outros 10 clubes obtiveram juntos 18,09% das conquistas.

Ao todo 15 clubes espanhóis obtiveram resultados positivos nas principais competições europeias. Com apenas 5 clubes obtendo 81,91% dos resultados podemos dizer que a Liga Espanhola é a que historicamente apresentou clubes menos competitivos no cenário europeu.

ESpanha 2

O futebol italiano por 81 vezes teve um de seus times como Campeão, Vice ou Semifinalista da 3 principais competições europeias. O Milan lidera com 17 resultados, sendo 8 títulos de Liga dos Campeões, a Internazionale também obteve 17 resultados mas apenas 3 títulos da principal competição, já a Juventus tem os mesmos 17 resultados mas com 2 títulos. Completam a lista dos 5 primeiros, Fiorentina e Parma cada um com 6 e 5 resultados entre os melhores da Europa respectivamente.

Juntos estes 5 clubes foram responsáveis por 76,54% dos resultados que o futebol Italiano obteve, outros 10 clubes obtiveram juntos 23,46% das conquistas.

Ao todo 15 clubes da Itália obtiveram resultados positivos nas principais competições europeias. Com apenas 5 clubes obtendo 76,54% dos resultados podemos dizer que a Liga Italiana é a 2ª liga entre as grandes europeias que historicamente apresentou clubes menos competitivos.

INGLATERRA – MAIS CLUBES CAMPEÕES.

O futebol Inglês por 75 vezes teve clubes Campeões, Vices ou Semi Finalistas da 3 principais competições europeias. Destaque para Liverpool e Manchester que lideram a lista com 15 e 13 resultados respectivamente, seguidos do Chelsea que apesar de ter apenas 1 título da Liga dos Campeões apresentou outros 12 resultados qualificáveis na nossa pesquisa, do Tottenham que não possui o título da principal competição mas possui das outras 2 competições e do Arsenal que obteve um Vice Campeonato da Liga dos Campeões e outros 5 resultados passíveis de qualificação para essa pesquisa.

Nottingham Forest com 2 títulos de Liga dos Campeões e Aston Villa com 1 não figuram entre os 5 primeiros, pois não obtiveram outros resultados qualificáveis nas 3 competições pesquisas por nós.  Justamente essa aleatoriedade de conquistas é que procuramos identificar nessa pesquisa, não podemos dizer que uma Liga tem clubes competitivos por apenas 1 ou 2 resultados de importância, mesmo não sendo o caso da Inglaterra, que de acordo com nossa pesquisa ocupa o 2º lugar em clubes com mais resultados positivos no futebol europeu.

Liverpool, Manchester United, Chelsea, Tottenham e Arsenal juntos foram responsáveis por 70,67% dos resultados obtidos continentalmente pelo futebol Inglês.  Outros 13 clubes também conseguiram resultados em competições europeias, um número maior que Espanha e Itália, juntos esses 13 clubes obtiveram 29,33% dos feitos do futebol Inglês no continente.

ALEMANHA – MAIS CLUBES COM RESULTADOS CONTINENTAIS.

Nada mais do que 24 clubes alemães foram Campeões, Vices ou Semi-finalistas de competições europeias. É um dado interessante para medirmos o quão competitiva é a Bundesliga. Bayern, Hamburgo, Borussia Dortmund, Borussia Monchenbladbach e Colônia são os 5 clubes que mais estiveram entre os melhores das 3 competições aqui pesquisadas.

O que chama a atenção é que estes 5 clubes juntos detém apenas 61,11% dos resultados continentais do futebol alemão. Outros 19 clubes possuem 38,89% dos feitos alemães, o que demonstra que a Liga Alemã é a que historicamente mais produziu clubes competitivos no cenário europeu.

Diversos clubes alemães desconhecidos do grande público e que não são grandes, nem mesmo dentro da Alemanha, obtiveram vice campeonatos e foram semifinalistas das principais competições da Europa. Apesar do Bayern ser o principal clube do país e deter  mais do que o dobro de conquistas continentais do que seus conterrâneos, podemos afirmar que a Bundesliga é a Liga que possui historicamente os clubes mais competitivos da Europa.

Ao todo são 90 resultados qualificáveis do futebol alemão no cenário europeu, ficando atrás apenas da Espanha, porém a distribuição desses resultados é imensamente maior na Alemanha. Fica claro que ter um clube de proporções mundiais em um país não é empecilho para o crescimento de outros clubes, a nossa pequisa e a história do futebol alemão indicam isso.

ALEMANHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: