LEIA TAMBÉM

Programa Hat Trick da UEFA

Terça Feira dia 19, escrevemos sobre a busca pela excelência no futebol, o quão importante é a constante procura pela evolução em todas as áreas do futebol, seja dentro de campo, seja na parte de gestão e administração. Hoje trazemos uma análise sobre a forma que a UEFA introduz a melhoria contínua no futebol europeu.

A UEFA acredita que os clubes de futebol não são ilhas e que isoladamente possuem menos condições de serem propulsores do processo evolutivo no futebol europeu. O fortalecimento dos clubes é condição básica para o futebol atingir melhores resultados, dentro e fora do campo.

Para fortalecer os clubes, a UEFA utilizou uma espécie de engenharia reversa. A entidade máxima do futebol europeu acredita que tornar clubes fortes em todos os países, da Alemanha à Malta, é de responsabilidade de cada Federação e prover condições favoráveis para as Federações Nacionais é de responsabilidade dela.

Fortificar as federações para que essas participem do crescimento dos clubes é o que a UEFA busca e trabalha de forma consistente. Para isso acontecer, a UEFA insiste na busca pela excelência, sua organização e ações são todas voltadas para o atingimento de melhores resultados e não admite que uma Federação não siga este mesmo caminho.

A busca pela excelência não é apenas um discurso vazio da UEFA, não é apenas uma determinação que obrigue as Federações e Clubes trabalharem de forma diferente sem a participação dela. A entidade máxima do Futebol Europeu é mais do que uma organização reguladora, ela é uma parceira das Federações e Clubes europeus.

Não existe um ponto no futebol europeu que a UEFA não trabalhe e que não se preocupe. Para atingir todas as questões envolvidas no futebol, a UEFA se organiza em mais de 20 comitês (conforme quadro abaixo) que se subordinam e têm a responsabilidade de analisar o que está sendo feito e criar propostas para análise do Comitê Executivo.

 comitês UEFA

Os Comitês são respaldados por um conjunto de especialistas que integram o chamado Painel de Especialista. São profissionais com conhecimentos específicos comprovados em cada área, não podem ter mais do que 70 anos e devem dominar pelo menos uma língua oficial da entidade. Para a UEFA não é o bastante criar diversos comitês, aumentando sua estrutura burocrática sem realmente promover novas ideias e novos modelos de gestão em cada uma das áreas envolvidas no futebol.

Além dos Comitês que tratam sobre todas as questões do futebol europeu, a UEFA desenvolveu um programa especifico para as Federações Nacionais. Esse programa é oriundo do conceito de que Federações fortes tornam os clubes nacionais fortes e consequentemente melhoram as condições do futebol europeu, conforme citamos anteriormente.

O Programa de apoio as Federações é chamado de Programa HAT TRICK. Na segunda metade do século XIX, a expressão Hat Trick era utilizada popularmente para denominar o truque em que os mágicos tiravam três coelhos da cartola em seus shows. No Futebol essa expressão é utilizada para indicar quando um jogador marca 3 gols na mesma partida.

1669506_w2

O desenvolvimento do PROGRAMA HAT TRICK não tem absolutamente nada de mágica. O HAT TRICK é um conjunto de 3 programas extremamente enriquecedores para as Federações Nacionais, são eles:

Programa We Care About Football

O We Care About Footbal distribui cerca de 135 milhões de Euros a cada competição organizada por ela e contribuiu decisivamente para:

  • Criação de uma nova sede e centro técnico para a Federação da República Checa.
  • Instalação da cobertura protetora do gramado do estádio nacional da Federação da Estônia
  • Construção de  mil mini-campos na Alemanha.
  • Melhorar a iluminação artificial de gramados na Irlanda do Norte.
  • Modernizar as infra-estruturas tecnológicas da Federação de Portugal
  • Construção de oito campos com gramado artificial na Eslovênia.

Programa KISS

O Programa KISS já permitiu intercâmbios entre todas as Federações Nacionais e contribuiu de forma consistente em áreas importantes como:

  • Direitos de televisão e Internet
  • Promoção de eventos,
  • Mídia
  • Segurança e bilheteira,
  • Competições de seleções e de clubes
  • Licenciamento,
  • Venda de ingressos

Programa Top Executive

O Programa Top Executive se desenvolve sob 4 pilares básicos:

  • Conhecimento do contexto local de cada Federação Nacional.
  • Entendimento das necessidades de cada Federação Nacional.
  • Foco orientado para Resultados.
  • Foco constante no desenvolvimento em todas as áreas.

Contribuindo decisivamente para algumas ações importantes no futebol europeu, tais como:

  • O aumento de Seleções na fase final da Eurocopa de 16 para 24 , a partir de 2016.
  • A centralização dos direitos de transmissão dos jogos de qualificação das Seleções Nacionais.
  • A decisão de levar a fase final do Eurocopa de 2020 para diversas cidades espalhadas por vários países europeus e não, como tradicionalmente, apenas em um ou dois países.
  • A distribuição de kits de assistência para as 13 Federações de menor tamanho na Europa. O kit contém todo o material esportivo necessários para o período de 2 anos a serem utilizados pelas Seleções e árbitros, gerando uma economia de cerca de 300 mil euros para cada Federação.
  • A criação do Serviço de Sistemas de Gestão Unificado. A definição da utilização pelo mesmo tipo de software de gestão foi importante para padronizar as ferramentas utilizadas por cada Federação Nacional e gerar uma importante redução de custos com a tecnologia da informação.

Nota-se que a UEFA está muito à frente das demais Confederações continentais, é perceptível como as práticas sugeridas pela entidade máxima do futebol europeu estão trazendo benefícios para as Federações Nacionais e consequentemente para os Clubes. A busca pela excelência é uma constante nas ações da UEFA e isso também é válido para dentro do campo de jogo.

Comite executivo

No próximo artigo vamos contar o que a UEFA e as Federações Nacionais estão fazendo para melhorar o nível dos profissionais que atuam dentro do campo.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Formação de Treinadores na Europa. | FUTEBOL PLANEJADO
  2. Federação Portuguesa inaugura sua “Cidade do Futebol” – FUTEBOL PLANEJADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: