LEIA TAMBÉM

SANTIAGO ARIAS – LATERAL DIREITO – PSV

download

Hoje trazemos a análise sobre mais um jogador que estará na Copa América. Trata-se de Santiago Arias, lateral direito de 23 anos da Colômbia e do PSV da Holanda.

images (3)

A Seleção Colombiana é uma das equipes mais fortes da América do Sul, provou sua qualidade na última Copa do Mundo, é a 4ª colocada no Ranking da FIFA e conta com jogadores importantes que atuam nos maiores times do mundo. Até a década de 90, a Colômbia era conhecida por seu futebol descompromissado com a defesa, porém hoje percebemos um comprometimento tático e defensivo muito grande, facilitando o surgimento de bons jogadores colombianos que atuam na defesa.

É evidente que os destaques da Seleção Colombiana são James Rodrigues, Cuadrado, Falcão Garcia e Jackson Martinez, porém a Futebol Planejado visa observar aqueles que poucos observam e trazer uma análise sobre jogadores que ainda não são extremamente consagrados no mercado do futebol. É nesse contexto que entra Santiago Arias. um lateral direito que participou de todas as Seleções de base da Colômbia e hoje com 23 anos busca seu espaço entre os titulares da Seleção principal.

Arias começou sua carreira no pequeno La Equidad da Colômbia com apenas 17 anos e já demonstrava ser um lateral de extrema qualidade técnica e muita velocidade. O lateral colombiano não conquistou nenhum título com o La Equidad porém era figura carimbada nas convocações para as Seleções de base, disputando o Mundial Sub 17 com grande destaque na campanha que levou a Colômbia ao 4º lugar em 2009 na Nigéria e o Mundial Sub 20 na Colômbia em 2011, chegando as quartas de final.

santiago-arias

Tendo 19 anos, jogando com muita velocidade e intensidade, Arias chamou a atenção de diversos clubes europeus, sendo comprado durante o Mundial Sub 20 de 2011 pelo Sporting de Portugal em um transação de 900 mil euros. Naturalmente havia um caminho longo para Arias percorrer no futebol europeu e na primeira temporada no Sporting, Arias atuou em apenas 6 jogos, 4 deles como titular e marcando 1 gol, sendo peça de reposição para João Pereira e Bruno Pereirinha.

Após a primeira temporada, apesar de demonstrar boas qualidades principalmente na transição defesa – ataque e na qualidade do passe, o Sporting decidiu que Arias necessitava um pouco mais de experiência e ritmo de jogo antes de ser considerado uma peça importante no elenco principal do clube. Desse modo, na temporada 202/2013 Arias foi utilizado no Sporting B que disputava a Segunda divisão de Portugal.

images

A campanha do Sporting B foi excelente, terminando em 4º lugar, e teve grande contribuição de Arias que atuou em 28 partidas, todas como titular da equipe. O lateral direito também era chamado eventualmente para compor o grupo principal do Sporting e acreditava-se que teria chances no grupo principal na próxima temporada.

Porém no inicio da temporada 2013/2014 o Sporting recebeu uma proposta do PSV da Holanda por Santiago Arias e negociou o jogador em definitivo, em uma transação que envolveu 1,5 milhões de euros. A transferência para a Holanda mostrou-se muito importante para Arias, como veremos a seguir. Para o Sporting, a transferência talvez não tenha sido a melhor alternativa, apesar do clube contar com jogadores importantes na posição como Cedric e Miguel Lopes.

No PSV, o jovem colombiano tornou-se titular indiscutível e uma das peças importantes da equipe, parece que conseguiu desenvolver todo o potencial esperado desde as Seleções de base da Colômbia. A primeira temporada no PSV começou com Arias atuando na equipe titular em 3 jogos e depois alternando com o jovem Brenet a posição de titular no time do treinador Cocu. A partir da 13ª rodada, Arias assumiu a titularidade de forma definitiva, realizando 25 jogos ao todo, sendo uma peça importante para o PSV e conquistando uma vaga na Seleção Colombiana, por quem atuou em 3 jogos em 2013, todos como titular.

images (1)

No inicio da temporada de 2014/2015, Arias participou da Copa do Mundo no Brasil, atuando em 3 dos 5 jogos da Colômbia na competição. O jovem lateral foi convocado para ser suplente de Zúñiga e demonstrou qualidade para disputar posição, inclusive sendo titular no jogo contra o Japão. Com apenas 22 anos, após um temporada de afirmação no PSV e uma participação em Copa do Mundo, Arias estava pronto para se tornar um lateral importante no futebol europeu.

arias.580.380

A temporada que se encerrou em maio foi excelente para o PSV, que conquistou o título holandês que não alcançava desde 2007/2008 e para Arias que se firmou como titular da equipe e também da Seleção da Colômbia, aproveitando uma temporada repleta de lesões do lateral do Napoli Zúñiga. Para a Copa América espera-se que os dois colombianos disputem novamente a posição, provando que o futebol da Colômbia também está qualificado na parte defensiva.

image_content_23226210_20150419114921

Santiago Arias é um lateral promissor, com pouca idade já demonstrou que está pronto para atuar em alto nível no futebol europeu. Sua velocidade e técnica são acima da média para um lateral, sua intensidade compensa a falta de uma estrutura física avantajada, é raro ver Arias perdendo uma disputa de bola pois se movimenta muito e consegue chegar sempre em boas condições para efetuar o desarme e para efetuar uma marcação mais próxima.

A capacidade que o lateral colombiano tem de chegar com naturalidade ao último terço do campo impressiona, constantemente vemos Arias participar das jogadas ofensivas pela direita, normalmente procurando a tabela em velocidade ou toques rápidos para dar sequencia a armação das ações ofensivas. Outra característica que nos chamou a atenção foi a tranquilidade de Arias, é um jogador que quando está com a bola procura sempre levantar a cabeça e tomar uma decisão inteligente, não é um lateral de força que procura definir logo a jogada.

As virtudes ofensivas de Santiago Arias não o fazem ser um lateral deficiente na defesa, a velocidade e movimentação que o fazem se destacar na parte ofensiva também são aliadas do colombiano na parte defensiva. Arias não é um marcador de força mas sua intensidade defensiva é grande, e o faz sempre estar marcando o adversário de forma forte, característica que aliada ao seu senso de cobertura e saída de bola qualificada fazem de Arias um lateral direito de bastante recursos.

Vejam o vídeo com alguns dos lances de Arias.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: