LEIA TAMBÉM

BOBADILLA – ATACANTE – AUGSBURG

download

Faltam 8 dias para o começo da Copa América e hoje publicamos a análise de mais um jogador que estará na competição. O nome do dia é Raúl Bobadilla, atacante de 27 anos do Paraguai e do Augsburg da Alemanha.

raul-bobadilla

Raúl Bobadilla é argentino com pais paraguaios, nasceu em Formosa e somente em fevereiro de 2015 decidiu estar apto para servir a Seleção Paraguaia. Formado nas categorias de base do River Plate, Bobadilla não chegou a atuar pelo time principal e com apenas 19 anos iniciou sua trajetória no futebol europeu. 

Seu primeiro time na Europa foi o Concordia, time suíço que o contratou por empréstimo para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Suíço de 2006/2007. Bobadilla fez uma temporada excelente, marcando 18 gols em 28 jogos e deixando uma boa impressão no país. 

Com a boa temporada na segunda divisão, o atacante paraguaio chamou a atenção de clubes importantes da Suíça. O Grasshopper que havia contratado o treinador do Concordia acertou também a compra de Bobadilla junto ao River Plate por 950 mil euros.  Na SuperLiga Suíça, Bobadilla não decepcionou e continuou a marcar gols, foram 23 em 36 jogos em 2007/2008 e apenas 10 gols em 21 jogos em 2008/2009 devido a uma grave lesão muscular que o atacante teve na temporada.

Bobadilla

Com apenas 22 anos, o atacante paraguaio estava consolidado no futebol suíço e despertava interesse de clubes de mercados mais importantes. Seu jogo baseado em força, velocidade e objetividade fizeram com que o Borussia Mönchengladbach da Alemanha pagasse 4 milhões de euros para o atacante disputar a Bundesliga.

Na Alemanha, Bobadilla passou a atuar mais aberto pelas pontas e se tornou mais assistente do que goleador. Na primeira temporada em 2009/2010 atuou em 31 jogos, marcou 4 gols e deu 7 assistências e junto com Marco Reus foi o responsável pela campanha intermediária do Mönchengladbach.  Na temporada de 2010/2011, o atacante paraguaio vinha bem até a metade da Bundesliga, porém em um jogo contra o Hannover agrediu um adversário e foi suspenso por 4 meses e emprestado para o Aris da Grécia para que mantivesse o ritmo de jogo. 

bobadilla mongdalcha

No clube grego, o atacante paraguaio jogou 8 jogos e marcou 2 gols. Ao fim da suspensão na Alemanha, Bobadilla retornou ao Mönchengladbach para dar seguimento ao seu contrato. A temporada de 2011/2012 não foi boa para Bobadilla na Alemanha, o time vinha ocupando a 4ª posição da Bundesliga mas o atacante paraguaio não era titular e essa situação acabou atraindo o interesse de outros clubes.

O Young Boys da Suíça acertou a compra de Bobadilla junto ao Mönchengladbach por 1,5 milhões de euros. De volta ao futebol suíço, o atacante paraguaio mais uma vez fez sucesso, foi eleito o melhor atacante do campeonato, marcando 7 gols e dando 4 assistências mesmo atuando em apenas 13 partidas.

Na temporada de 2012/2013 atuou em dois clubes, iniciou a temporada no Young Boys, sendo um dos destaques do time na Liga Europa marcando 5 gols e dando 2 assistências. Na Superliga Suíça também foi bem, porém ao término da primeira metade da temporada foi expulso por agredir um adversário, além disso tentou agredir o arbitro do jogo no túnel de acesso aos vestiários, o que lhe rendeu uma suspensão de 8 jogos.

images (6)

Mesmo sem poder atuar, Bobadilla foi contratado pelo Basel, clube de maior prestígio na Suíça, por 3 milhões de euros e nele atuou o restante da temporada, sem muito destaque. O lado agressivo de Bobadilla era visto como um problema grande na Suíça e isso o fez querer procurar novos ares. Sua qualidade técnica é inegável, sua força, velocidade e capacidade de conclusão chama a atenção, porém o jogador já era visto como um caso perdido no futebol suíço.

Bobadilla mesmo querendo sair da Suíça começou a temporada de 2012/2013 atuando no Basel. No inicio da temporada, mais uma vez se envolveu em polêmica, dessa vez foi pego dirigindo acima do limite de velocidade e agrediu verbalmente um policial suíço. Dessa maneira, foi suspenso pelo clube, pela federação e convidado a se retirar da Suíça.

bobadilla basel

O destino de Bobadilla foi novamente a Alemanha. Contratado por 1,5 milhões de Euros pelo Augsburg, clube que recentemente havia conquistado o acesso à Bundesliga.  As coisas não começaram bem para Bobadilla, no primeiro jogo da temporada lesionou seriamente os ligamentos do joelho e perdeu 3 meses da temporada, depois de recuperado se lesionou novamente, perdendo ao todo 23 jogos da primeira temporada. 

Jogando apenas 17 jogos, sendo 9 como titular e marcando apenas 3 gols em 2013/2014, Bobadilla esperava uma próxima temporada melhor e de fato isso ocorreu. Na atual temporada, Bobadilla colocou a cabeça no lugar, se concentrou apenas em jogar futebol e teve uma brilhante participação na Bundesliga e após se naturalizar paraguaio, foi convocado pela primeira vez para a Seleção.

LWS104. KANSAS CITY (MO, EE.UU.), 31/03/2015.- El jugador mexicano Oswaldo Alanis (i) marca al paraguayo Raúl Bobadilla (d) hoy, martes 31 de marzo de 2015, durante un partido amistoso entre México y Paraguay en el estadio Arrowhead de Kansas City, Misuri (EE.UU.). EFE/Larry W. Smith

O atacante demonstrou muita intensidade nessa temporada, atuando com muita velocidade e marcando gols, inclusive contra os maiores times da Alemanha. Bobadilla contribuiu com 10 gols e 4 assistências em 32 jogos na Bundesliga, classificando o Augsburg pela primeira vez na história para a Liga Europa. 

O que nos chamou a atenção em Bobadilla é sua capacidade de atuar em todas as posições no ataque, pode jogar pelo lado direito, pelo lado esquerdo ou centralizado. Sua velocidade impressiona e faz com que ele sempre mantenha as defesas adversárias atentas, procura sempre a tabela e jogadas rápidas, não é um jogador que prende demais a bola, sua objetividade é interessante e sua contribuição nos movimentos defensivos é grande.

sge_fca_close_bobadilla_628

Bobadilla apresenta qualidades de atacante de primeiro nível mundial, tem força, agilidade, qualidade técnica e poder de conclusão, porém já já apresentou problemas disciplinares graves que contribuíram para um lento desenvolvimento no futebol europeu. Parece que nesta temporada colocou a cabeça no lugar e evoluiu muito, se tornando, de fato, um jogador extremamente qualificado para o futebol europeu e se credenciando para assumir um papel importante na Seleção do Paraguai. 

Vejam 2 vídeos com alguns dos gols de Bobadilla.

Posição: Atacante

Clube Atual: Augsburg – Alemanha

Idade: 27 anos

Altura: 1,81 m

Nacionalidade: Paraguaio

Projeção de Valor: 7 milhões de dólares.

Aonde estará daqui 2 anos? Bobadilla tem futebol para jogar com protagonismo em times médios da Europa, é um jogador pronto e que pode contribuir para clubes que disputam vaga na Liga dos Campeões na Itália, Espanha, Portugal e Alemanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: