LEIA TAMBÉM

DIEGO ROLÁN – ATACANTE – BORDEAUX

download

Seguindo com as análises dos jogadores que estarão na Copa América trazemos o perfil de mais um jogador com um futuro promissor. Apresentamos Diego Rolán, atacante de 22 anos da Seleção Uruguaia e do Bordeaux da França.

diego-rolan

A Seleção Uruguaia mais uma vez entra como uma das favoritas para vencer a Copa América, trata-se de um time encorpado, que joga um futebol objetivo e que conta com algumas das maiores estrelas do futebol mundial. Sem poder contar no ataque com Luis Suárez, suspenso pela mordida aplicada em Chiellini na Copa do Mundo de 2014, o Uruguai deposita muita esperança em Cavani e conta com o experiente Stuani e os jovens Abel Hernández, Jonathan Rodríguez e Diego Rolán. 

Dentre os possíveis companheiros de Cavani no ataque uruguaio, Diego Rolán é o que melhor se apresentou nesta temporada. Titular do Bordeaux da França, o atacante de 22 anos e 1,79 m de altura teve papel de destaque no time Francês.

Diego Rolán estreou profissionalmente com 18 anos em 2011 no Defensor do Uruguai, após disputar o Mundial Sub 20 com a Seleção Uruguaia. Sendo o mais novo da Seleção, Rolán era reserva e acabou atuando apenas alguns minutos na competição, mesma situação que encontrava no Defensor aonde participou de 12 jogos, 3 como titular e marcando apenas 1 gol no Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio de 2011/2012.

No primeiro semestre de 2012, o desenvolvimento de Rolán seguiu da mesma forma, era utilizado como reserva, participando de 14 partidas, 4 como titular e marcando 2 gols pelo Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio de 2011/2012 e pela Copa Libertadores da América de 2012. Com apenas 19 anos, a pouca utilização de Rolán fazia parte de um programa de desenvolvimento que permitiu o atleta adquirir experiência aos poucos.

Diego-Rolan1

O segundo semestre de 2012 foi excelente para Rolán, que assumiu a titularidade do Defensor e foi o destaque do time, marcando 8 gols em 15 jogos no Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio de 2012/2013. O jovem atacante já era monitorado por clubes europeus e depois das boas atuações no Campeonato Uruguaio foi comprado pelo Bordeux da França por 2,2 milhões de Euros.

diego-rolan-en-pointe-ce-dimanche_1076908_460x306

Diego Rolán chegou na França no meio da temporada 2012/2013 após disputar o Sulamericano Sub 20 com a Seleção Uruguai em 2013 em que marcou 4 gols, sua estréia no Bordeaux ocorreu em uma partida válida pela segunda fase da Liga Europa, na Ucrânia contra o Dínamo de Kiev. O atacante atuou apenas alguns minutos, fato que se repetiria pelo restante da temporada, demonstrando que Rolán ainda estava em processo de amadurecimento.

Ao término da temporada 2012/2013, o jovem do Bordeaux mais uma vez serviu a Seleção Uruguaia Sub 20, dessa vez no Mundial que o Uruguai sagrou-se vice campeão, porém sem grande participação de Rolán que figurava entre os reservas. A equipe do Bordeaux demonstrava grande preocupação com o desenvolvimento do atacante uruguaio que ainda não havia demonstrado futebol para ser titular da equipe francesa.

images (9)

As características de jogo de Rolán encaixam muito bem no futebol francês, é um atacante oportunista e que tem boa velocidade para ajudar na construção das jogadas ofensivas e isso era um ponto em que a direção do Bordeaux demonstrava esperança no jovem atacante. Na temporada 2013/2014, Rolán continuou figurando entre os suplentes, era utilizado nas 3 posições do ataque, pela direita, pela esquerda e como centroavante, acabou atuando em 26 jogos ao todo, 21 desses como titular, marcando apenas 2 gols. 

Era evidente que o atacante precisava demonstrar mais na próxima temporada, o Bordeaux recebeu algumas propostas pelo empréstimo do atacante mas preferiu manter Rolán no grupo de jogadores, era uma aposta a longo prazo e que nutria esperanças da direção do clube. Para a temporada de 2014/2015 o Bordeaux contratou o ex lateral Sagnol para o cargo de treinador e nele Rolán encontrou um grande incentivador.

images (10)

Atuando parte da temporada pelo lado esquerdo do ataque e outra parte mais centralizado e sendo responsável pelas conclusões, Rolán conseguiu demonstrar que a aposta em seu futebol era válida. É nítido como Rolán evoluiu, sua presença de área é forte e seu poder de conclusão é acima da média. Nesta temporada atuou em 38 jogos, sendo 30 como titular e fez 15 gols, de tudo quanto é jeito, de perna esquerda, de perna direita, de cabeça, de fora da área e de pênalti, demonstrando ser um atacante de ótimos recursos.

diego-rolan-celebra-su-gol_1f0kkws57nqmr166icr0n775js

Na Seleção do Uruguai, Rolán atuou em 6 partidas, 4 como titular, marcando apenas 1 gol, porém demonstrou a mesma qualidade que está demonstrando no Bordeaux. O jovem atacante é, de fato, um atacante promissor que sabe se posicionar, concluir e também participar da construção das jogadas, acreditamos que em breve se tornará mais um atacante uruguaio de nível extraclasse. 

Vejam o vídeo com alguns lances de Diego Rolán na temporada de 2014/205.

Posição: Atacante

Clube Atual: Bordeaux – França

Idade: 22 anos

Altura: 1,79 m

Nacionalidade: Uruguaio

Projeção de Valor: 10 milhões de Euros.

Aonde estará daqui 2 anos? Rolán é um dos atacantes mais promissores do futebol francês, um tradicional mercado revelador de grandes atacantes para ligas de maior expressão na Europa. É possível acreditar que Rolán estará atuando em algum clube importante de ligas como a Premier League, Bundesliga, Liga Italiana ou Espanhola, sua participação na Copa América talvez acelere esse processo de transferência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: