DIEGO ROLÁN – ATACANTE – BORDEAUX
Seguindo com as análises dos jogadores que estarão na Copa América trazemos o perfil de mais um jogador com um futuro promissor. Apresentamos Diego Rolán, atacante de 22 anos da Seleção Uruguaia e do Bordeaux da França.
A Seleção Uruguaia mais uma vez entra como uma das favoritas para vencer a Copa América, trata-se de um time encorpado, que joga um futebol objetivo e que conta com algumas das maiores estrelas do futebol mundial. Sem poder contar no ataque com Luis Suárez, suspenso pela mordida aplicada em Chiellini na Copa do Mundo de 2014, o Uruguai deposita muita esperança em Cavani e conta com o experiente Stuani e os jovens Abel Hernández, Jonathan Rodríguez e Diego Rolán.
Dentre os possíveis companheiros de Cavani no ataque uruguaio, Diego Rolán é o que melhor se apresentou nesta temporada. Titular do Bordeaux da França, o atacante de 22 anos e 1,79 m de altura teve papel de destaque no time Francês.
Diego Rolán estreou profissionalmente com 18 anos em 2011 no Defensor do Uruguai, após disputar o Mundial Sub 20 com a Seleção Uruguaia. Sendo o mais novo da Seleção, Rolán era reserva e acabou atuando apenas alguns minutos na competição, mesma situação que encontrava no Defensor aonde participou de 12 jogos, 3 como titular e marcando apenas 1 gol no Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio de 2011/2012.
No primeiro semestre de 2012, o desenvolvimento de Rolán seguiu da mesma forma, era utilizado como reserva, participando de 14 partidas, 4 como titular e marcando 2 gols pelo Torneio Clausura do Campeonato Uruguaio de 2011/2012 e pela Copa Libertadores da América de 2012. Com apenas 19 anos, a pouca utilização de Rolán fazia parte de um programa de desenvolvimento que permitiu o atleta adquirir experiência aos poucos.
O segundo semestre de 2012 foi excelente para Rolán, que assumiu a titularidade do Defensor e foi o destaque do time, marcando 8 gols em 15 jogos no Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio de 2012/2013. O jovem atacante já era monitorado por clubes europeus e depois das boas atuações no Campeonato Uruguaio foi comprado pelo Bordeux da França por 2,2 milhões de Euros.
Diego Rolán chegou na França no meio da temporada 2012/2013 após disputar o Sulamericano Sub 20 com a Seleção Uruguai em 2013 em que marcou 4 gols, sua estréia no Bordeaux ocorreu em uma partida válida pela segunda fase da Liga Europa, na Ucrânia contra o Dínamo de Kiev. O atacante atuou apenas alguns minutos, fato que se repetiria pelo restante da temporada, demonstrando que Rolán ainda estava em processo de amadurecimento.
Ao término da temporada 2012/2013, o jovem do Bordeaux mais uma vez serviu a Seleção Uruguaia Sub 20, dessa vez no Mundial que o Uruguai sagrou-se vice campeão, porém sem grande participação de Rolán que figurava entre os reservas. A equipe do Bordeaux demonstrava grande preocupação com o desenvolvimento do atacante uruguaio que ainda não havia demonstrado futebol para ser titular da equipe francesa.
As características de jogo de Rolán encaixam muito bem no futebol francês, é um atacante oportunista e que tem boa velocidade para ajudar na construção das jogadas ofensivas e isso era um ponto em que a direção do Bordeaux demonstrava esperança no jovem atacante. Na temporada 2013/2014, Rolán continuou figurando entre os suplentes, era utilizado nas 3 posições do ataque, pela direita, pela esquerda e como centroavante, acabou atuando em 26 jogos ao todo, 21 desses como titular, marcando apenas 2 gols.
Era evidente que o atacante precisava demonstrar mais na próxima temporada, o Bordeaux recebeu algumas propostas pelo empréstimo do atacante mas preferiu manter Rolán no grupo de jogadores, era uma aposta a longo prazo e que nutria esperanças da direção do clube. Para a temporada de 2014/2015 o Bordeaux contratou o ex lateral Sagnol para o cargo de treinador e nele Rolán encontrou um grande incentivador.
Atuando parte da temporada pelo lado esquerdo do ataque e outra parte mais centralizado e sendo responsável pelas conclusões, Rolán conseguiu demonstrar que a aposta em seu futebol era válida. É nítido como Rolán evoluiu, sua presença de área é forte e seu poder de conclusão é acima da média. Nesta temporada atuou em 38 jogos, sendo 30 como titular e fez 15 gols, de tudo quanto é jeito, de perna esquerda, de perna direita, de cabeça, de fora da área e de pênalti, demonstrando ser um atacante de ótimos recursos.
Na Seleção do Uruguai, Rolán atuou em 6 partidas, 4 como titular, marcando apenas 1 gol, porém demonstrou a mesma qualidade que está demonstrando no Bordeaux. O jovem atacante é, de fato, um atacante promissor que sabe se posicionar, concluir e também participar da construção das jogadas, acreditamos que em breve se tornará mais um atacante uruguaio de nível extraclasse.
Vejam o vídeo com alguns lances de Diego Rolán na temporada de 2014/205.
Posição: Atacante
Clube Atual: Bordeaux – França
Idade: 22 anos
Altura: 1,79 m
Nacionalidade: Uruguaio
Projeção de Valor: 10 milhões de Euros.
Aonde estará daqui 2 anos? Rolán é um dos atacantes mais promissores do futebol francês, um tradicional mercado revelador de grandes atacantes para ligas de maior expressão na Europa. É possível acreditar que Rolán estará atuando em algum clube importante de ligas como a Premier League, Bundesliga, Liga Italiana ou Espanhola, sua participação na Copa América talvez acelere esse processo de transferência.
Deixe um comentário