CAZARES – MEIO CAMPO – BANFIELD
Amanhã começa a Copa América e estamos quase finalizando a nossa série de análises sobre os jogadores que irão disputar a competição. Hoje apresentamos Juan Cazares, meio campo de 23 anos da Seleção do Equador e do Banfield da Argentina.
Cazares começou sua carreira no Barcelona do Equador, chegou ao clube com 14 anos e lá permaneceu até os 17 anos quando trocou o Barcelona pelo Clube Sport Norte América, dedicado a formação e venda de jogadores que logo o colocou no o Independiente del Valle. Em 2010 foi emprestado para o River Plate da Argentina e após 1 ano foi comprado em definitivo por 700 mil euros, após disputar o Sulamericano e o Mundial Sub 20 pela Seleção do Equador.
No River Plate, Cazares sempre demonstrou muitas qualidades, era visto como um jogador de bastante futuro e por isso foi adquirido em definitivo. Estreou na equipe principal no final de 2011 e atuou em algumas partidas pela Copa Argentina de 2012, porém nesse período ainda pertencia ao grupo de jogadores da base e foi o destaque do River Plate na conquista da Libertadores Sub-20 em 2012, competição em que marcou 4 gols.
Cazares já demonstrava ser um meio campo diferenciado, desenvolveu uma dinâmica de jogo em que participa muito de todas as ações da região central do campo e contribui decisivamente para a construção das jogadas ofensivas. Essas características não foram suficientes para que o River Plate aproveitasse o jogador de forma sólida na equipe principal em 2012, fazendo com que Cazares atuasse em apenas 2 partidas no restando do ano.
No primeiro semestre de 2013 foi emprestado ao Barcelona do Equador, clube pelo qual Cazares foi formado. Seu retorno ao Equador foi bastante ruim e não ofereceu o ritmo de jogo que esperava. Depois de atuar em apenas 2 jogos no primeiro semestre e não receber salários, Cazares retornou ao River Plate que o emprestou novamente, dessa vez para o Banfield da Primeira B Nacional.
Cazares não tinha e ainda não tem um físico avantajado, isso foi fator determinante para que não fosse aproveitado no River Plate porém no Banfield, a carreira do jovem equatoriano se desenvolveu da melhor forma possível. Disputando a Primeira B Nacional, Cazares foi um dos destaques da campanha que resultou no título do Banfield, atuando em 38 jogos e marcando 4 gols, sendo titular absoluto da equipe e a grande referência técnica. Tudo isso contribuiu para que Cazares fosse pela primeira vez convocado para a Seleção principal do Equador, por quem já disputou 5 jogos e marcou 1 gol.
Em 2015, Cazares continua impressionando, o Banfield não vem bem no Campeonato Argentino, atualmente é o 9º colocado mas o jovem equatoriano é uma realidade no futebol do país vizinho. Com atuações excelentes, demonstrando muita qualidade técnica e tática, Cazares é um dos jogadores de maior nível do campeonato.
O estilo de jogo de Cazares em nada peca, atua normalmente na região central do 3º quarto do campo, tem uma excelente qualidade com a bola no pé, se movimenta muito, tem passe qualificado, chute forte e bem direcionado com a perna direita, faz muito bem a inversão da jogada e auxilia bastante na recomposição defensiva. É, de fato, um jogador de enormes recursos e do mais alto nível e com apenas 23 anos tem muito a evoluir em questões psicológicas que ainda o fazem desligar do jogo e por vezes prender demais a bola.
Veja abaixo o vídeo com alguns lances de Cazares.
Deixe um comentário