ÁNGELO HENRÍQUEZ – ATACANTE – DINAMO DE ZAGREB
Nossa série de análises sobre os jogadores que estarão na Copa América se encerra aqui. O jogador escolhido para fechar com chave de ouro é Ángelo Henríquez, atacante de 21 anos da Seleção Chilena e do Dinamo de Zagreb.
Henríquez desde cedo é apontado como um atacante promissor, participou de todas as Seleções de categorias de base do Chile, inclusive disputando o Sulamericano Sub -15, Sub 17 e o Mundial Sub 20. O atacante de 21 anos é formado nas categorias de base da Universidad de Chile, por quem estreou em 2012.
Seu início na equipe principal foi excelente, foi o destaque da equipe na conquista do Campeonato Apertura de 2012 marcando 11 gols em 17 jogos e da boa campanha na Copa Libertadores, chegando na semi-final e marcando 4 gols em 10 jogos no torneio. Seu desempenho brilhante no primeiro semestre de 2012 o fizeram ser vendido ao Manchester United por 4 milhões de euros e pela primeira vez ser convocado para a Seleção principal.
Logo na sua estréia pela Seleção Chilena, Henríquez marcou um gol na derrota contra a Sérvia e se credenciava para uma carreira sólida no selecionado e no Manchester United. Henríquez é um atacante de conclusão ao estilo europeu, sabe definir a jogada e também participar da construção ofensiva. No seu começo na Inglaterra, Heríquez nunca atuou em partidas oficiais pelo Manchester, somente em amistosos, sendo colocado na equipe Sub-21 por todo o segundo semestre de 2012, até ser emprestado ao Wigan para o restante da temporada.
No Wigan também não conseguiu ter uma sequência de jogo, apesar de ter tido um começo triunfante marcando um gol logo na sua estréia. O restante da temporada foi árduo e Henríquez participou de apenas mais 3 jogos pela Premier League, demonstrando que ainda carecia de maior experiência e mobilidade para jogar em alto nível na Inglaterra. Pela Seleção do Chile foi convocado para mais um amistoso e novamente marcou um gol, além de ter participado do Mundial com a Seleção Sub-20 marcando 2 gols em 5 jogos.
Na temporada de 2013/2014 foi emprestado ao Zaragoza da Espanha para a disputa da Liga Adelante. O Manchester United acreditava que a Espanha era um país que favorecia ao estilo de jogo de Henríquez, porém na pratica não foi o que aconteceu. O jovem atacante chileno teve uma boa sequência de jogos mas não marcou muitos gols, contabilizando apenas 6 em 25 partidas durante a temporada espanhola.
Henríquez mais uma vez retornava ao Manchester United após um empréstimo sem demonstrar qualidades para permanecer na equipe inglesa e novamente foi emprestado para a temporada seguinte. Dessa vez o destino do atacante chileno foi o futebol croata.
Atuando pelo Dinamo de Zagreb na temporada que recém acabou, Henríquez desencantou, foi o principal destaque da temporada e contribuí decisivamente para o Dinamo conquistar a Liga e a Copa da Croácia. Diferentemente do que aconteceu no Wigan e no Zaragoza, Henríquez atuou apenas como centroavante,sendo responsável pela definição das jogadas e marcou 27 gols em 31 partidas e demonstrando um futebol que impressiona pela velocidade e poder de conclusão.
O bom futebol apresentado por Henríquez no Dinamo de Zagreb é semelhante ao apresentado no seu inicio na Universidad de Chile. Atuando em 2 campeonato teoricamente de níveis mais baixo que o Inglês, o jovem atacante conseguiu retomar o ritmo de jogo, a confiança para jogar e a excelente média de gols. Na Copa América terá a oportunidade de demonstrar que está realmente mais maduro e pronto para confirmar o potencial de atacante de alto nível no futebol mundial.
Veja abaixo o vídeo com alguns lances de Ángelo Henríquez.
Posição: Atacante
Clube Atual: Dinamo de Zagreb
Idade: 21 anos
Altura: 1,76 m
Nacionalidade: Chileno
Projeção de Valor: 7 milhões de Euros.
Aonde estará daqui 2 anos? Henríquez pertence ao Manchester United que dificilmente vai aproveita-lo na próxima temporada. Com o excelente ano no Dinamo de Zagreb é possível que o jovem chileno seja adquirido em definitivo por algum clube grande ou médio da Europa. O Dinamo tem a preferência de compra pelo jogador e promete adquiri-lo em definitivo mas acreditamos que não conseguirá mantê-lo na Croácia com sondagens de clubes grandes do futebol europeu.
Deixe um comentário