LEIA TAMBÉM

JEISON LUCUMÍ – MEIA ATACANTE – AMÉRICA DE CALI

images

Hoje destacamos mais uma promessa do futebol sulamericano. Trata-se de Jeison Lucumí, jovem meia-atacante de 20 anos do América de Cali e da Seleção Sub-20 da Colômbia.

A carreira de Lucumí está em franca ascensão, o jovem jogador que começou no futebol profissional ainda em 2012, atuando pelo Dépor Futbol Club com 17 anos, é uma realidade no América de Cali, clube que o contratou em 2014. Em 4 anos como profissional, Lucumí atuou sempre como titular, mesmo tendo que servir as seleções de base da Colômbia.

Quando foi lançado no time titular do Dépor FC, demonstrou muita qualidade com a bola, realizava muitos dribles e sempre procurava a jogada individual, por vezes era um pouco egoísta e sem comprometimento tático, atuou como titular na temporada de 2013, realizando 35 jogos e marcando 6 gols pelo Campeonato Colombiano B e pela Copa Colômbia  Suas qualidades com a bola chamaram a atenção do América de Cali, equipe tradicional do futebol colombiano e que também disputava o Campeonato Colombiano B.

download (2)

No América de Cali, Lucumí se tornou um jogador mais inteligente taticamente e participativo. A qualidade com a bola no pé, a velocidade no drible e na ultrapassagem continuaram e se aliaram a funções que antes ele não precisava cumprir no Dépor FC. Frequentemente vemos Lucmí acompanhar o lateral adversário e fazer a recomposição defensiva, normalmente atua aberto pelo lado direito e é responsável por todo o corredor, tanto na parte ofensiva como na linha dos volantes.

images (2)

Na sua primeira temporada no América de Cali, Lucumí atuou 38 jogos e marcou 7 gols. Alternou momentos de titularidade absoluta com passagens no banco de reservas, principalmente no começo da temporada. Suas ações passaram a ser verticais, normalmente recebe a bola aberto em uma das pontas e procura conduzi-la ou distribuir o jogo para o meio, procurando a verticalidade e aproveitando sua boa visão de jogo.

lucumí-12

O ano de 2015 está sendo muito importante e decisivo para a carreira de Lucmí. No inicio do ano foi convocado para a disputa do Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Colombiana e foi um dos destaques da competição, atuando aberto pela direita ou aberto pela esquerda, realizando a função de dar amplitude ofensiva à Seleção Colombiana. Além de fornecer amplitude ao time, Lucumí realizava a recomposição defensiva com muita rapidez, se tornando um dos jogadores que mais participavam com e sem a bola na Seleção Colombiana. Com uma vitalidade impressionante, Lucumí era um dos responsáveis por armar o jogo e fazer a transição defesa-ataque, conduzindo a bola com dribles técnicos e curtos ou com ultrapassagens.

Além de participar da armação das jogadas, Lucumí demonstrou que é um finalizador de qualidade. No Sul-Americano Sub-20 marcou 4 gols em 8 partidas, utilizando a perna direita e esquerda para finalizar. Não se trata de um jogador comum, é um jogador que sabe se comportar em partidas complicadas e chama a responsabilidade para si, buscando a bola e sendo participativo.

lucumi

Sua bela participação no Sul-Americano teve sequência no América de Cali, por quem atuou em 12 jogos e marcou 4 gols no 1º semestre e se manteve no Mundial Sub-20 realizado em junho. A Colômbia se classificou para a 2ª fase da competição vencendo o Catar, empatando com Senegal e perdendo para Portugal na fase de grupos, sendo eliminada nas Oitavas de Final pelos Estados Unidos. Lucumí não teve uma participação tão brilhante como no Sul-Americano, porém conseguiu novamente se destacar, atuando nos 4 jogos da Colômbia.

2613802_n_vir1

Com pouca idade, muita qualidade e participação tática, Lucumí é um dos grandes jogadores jovens do continente. Se encaixa perfeitamente no futebol praticado atualmente, sabendo atuar rente a linha lateral e participar das ações ofensivas e defensivas. Sua facilidade em definir jogadas chama a atenção, juntamente com sua força física e qualidade técnica.

Veja abaixo alguns videos de Lucumí.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: