LEIA TAMBÉM

Clubes Europeus avançam com seus “Camps” pelo Brasil, mas agora também buscam talentos

Em busca de exposição e expansão de suas marcas, os clubes europeus iniciaram ainda na metade dos anos 2000, um movimento de penetração no mercado brasileiro. Aproveitando a grande audiência dos jogos das Ligas Nacionais e da Liga dos Campeões da Europa, clubes como Barcelona, Real Madrid, Milan, Internazionale e Juventus investem na fidelização dos jovens torcedores brasileiros.

A realização de eventos em que os jovens brasileiros que, até então não tinham nenhum contato real com nada que remetesse aos clubes europeus,  passam alguns dias desfrutando da experiência de participar das mesmas atividades que os jovens das categorias de base desses clubes está em alta e se fixa como ferramenta importante de marketing.

Até então, esse tipo de evento não tinha o objetivo principal de captar e avaliar possíveis jovens craques, não é dessa maneira que os clubes europeus prospectavam talentos no mercado brasileiro. O sucesso dos eventos já realizados demonstraram que esse tipo de proposta poderia ir além da divulgação da marca em território brasileiro.

Internazionale e Juventus já iniciaram movimentos para realização de eventos e desenvolvimento de programas contínuos de captação, avaliação, treinamento e capacitação de atletas e profissionais dentro do Brasil. O clube de Milão, projeta trabalhar em 17 estados brasileiros, atendendo mais de 8 mil crianças. Os jovens que demonstrarem maior capacidades serão desenvolvidos de acordo com os parâmetros exigidos pela Internazionale, através da formação de equipes sub-13 de cada núcleo.

Além de núcleos espalhados pelo país, a Internazionale vai criar o Centro de Treinamento Nacional, localizado em Barueri, para receber os 25 atletas com maior potencial em cada categoria (sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17). O projeto do clube de Milão não para por ai e visa também a montagem de um time profissional para participar das competições da Federação Paulista de Futebol.

Indo ao encontro do projeto da Internazionale, outro clube italiano mira o mercado brasileiro com o mesmo objetivo. A Juventus de Turim já realiza seus “camps” em diversas cidades brasileiras, o próximo ocorrerá em Porto Alegre-RS entre os dias 07 e 12 de dezembro. Rogério Fallavena e Paulo Fernando Oliveira, organizadores dos “camps” da Juventus no estado do Rio Grande do Sul explicam com detalhes como será realizado o evento: ” O Juventus Camp será realizado no SESC em Porto Alegre, estrutura de acordo com os padrões de treinamento da FIFA. A estimativa é de recebermos 180 alunos entre 05 a 16 anos de idade para treinamentos conduzidos por 03 profissionais da Juventus.”

De acordo com os organizadores, o evento a ser realizado em dezembro em Porto Alegre é o embrião de projetos mais audaciosos. Está previsto para os próximos meses, a realização de “Camps” em Xangri-lá e Gramado, além da Juventus Academy, que se trata de um centro de treinamento permanente para captação de atletas na região, projeto semelhante ao da Internazionale.

De fato, são projetos ambiciosos mas viáveis, contando com a fraqueza e falta de visão estratégica dos clubes brasileiros, os clubes europeus dão mais um passo para a manutenção e expansão de suas marcas no Brasil e se consolidam como grandes captadores de talentos no país.

Para maiores informações sobre os projetos:

http://www.inter.it/en/interacademy

http://www.jssbrazil.com.br/

1 comentário em Clubes Europeus avançam com seus “Camps” pelo Brasil, mas agora também buscam talentos

  1. Quero levar meu filho para participar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: