LEIA TAMBÉM

Tempo médio para escolha de um treinador no futebol mundial é de 3,9 dias.

Tratado por muitos como principal responsável pelos resultados de um time de futebol, o treinador na maioria dos países, não é escolhido de forma criteriosa. Para tentar elucidar essa afirmação analisamos todas as demissões e contratações de treinadores dos principais países em 2015 e identificamos o tempo entre uma e outra.

É improvável que a escolha de um profissional para gerenciar a parte técnica de um clube de futebol seja criteriosa e de acordo com estratégias e objetivos bem definidos se ela for definida em menos de 3 dias. O que surpreende é que países com cultura de treinamento como a Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal estejam entre aqueles que, após demitir um treinador escolhem o seu sucessor em até 3 dias.

  • É possível acreditar que tais países tenham profissionais tão qualificados que permitem aos clubes escolherem seus treinadores de forma rápida ? Será que existem tantas boas opções no mercado ?
  • Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal possuem clubes com equipe de apoio e estrutura que possibilita não depender tanto de um treinador e diante disso não dar tanta importância para esse cargo ?
  • Clubes desses países acreditam que a prospecção e contratação de jogadores tem parte mais importante no sucesso do clube do que a identificação de um treinador ?
  • Tais países monitoram constantemente o mercado de treinadores e com isso, diante da necessidade, conseguem escolher de forma rápida o profissional mais recomendado ?

3 DIAS

Clubes da Argentina, Brasil, França e Itália escolhem seus treinadores em menos de 5 dias, prazo que também é reduzido se pensarmos na importância do cargo em questão.

  • O futebol brasileiro é disparado o que mais troca de treinador no futebol mundial, tal fato pode ser consequência do pouco tempo dispendido na escolha do profissional ?
  • Clubes da França são os que menos trocam treinadores e levam em média, o mesmo número de dias para escolher um sucessor do que o futebol brasileiro. É possível afirmar que o tempo para escolha do treinador não tem relação com o número de trocas ?

5 dias

Alemanha e Inglaterra são países conhecidos por terem clubes e seleções que permitem o treinador desenvolver seu trabalho em um longo prazo. Alguns clubes fogem dessa regra e também trocam seus treinadores com certa frequência, porém o tempo para a decisão do sucessor é maior que nos demais países.

  • Alemanha e Inglaterra dão mais importância para o cargo de treinador, já que demoram mais tempo para escolher ?
  • É possível afirmar que esses países possuem profissionais menos qualificados e que por isso a escolha é mais demorada ? ou realmente o cargo é mais valorizado e a escolha criteriosa ?

8 dias

É complicado identificar com exatidão o que faz clubes de determinados países  escolherem seus treinadores em menos ou mais dias que outros. Para exercitar o pensamento é que trouxemos muitas indagações e algumas constatações.

Se compararmos o cargo de treinador com um cargo de gerente em um grande empresa, fica claro que o futebol ainda precisa evoluir em seleção de treinadores. Segundo pesquisas recentes, um gerente de uma empresa é escolhido em aproximadamente 10 dias, tempo muito superior aos 3,9 dias que se leva em média para um clube escolher um treinador de futebol.

GERENTE E TREINADOR

images

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: