Tempo médio para escolha de um treinador no futebol mundial é de 3,9 dias.
Tratado por muitos como principal responsável pelos resultados de um time de futebol, o treinador na maioria dos países, não é escolhido de forma criteriosa. Para tentar elucidar essa afirmação analisamos todas as demissões e contratações de treinadores dos principais países em 2015 e identificamos o tempo entre uma e outra.
É improvável que a escolha de um profissional para gerenciar a parte técnica de um clube de futebol seja criteriosa e de acordo com estratégias e objetivos bem definidos se ela for definida em menos de 3 dias. O que surpreende é que países com cultura de treinamento como a Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal estejam entre aqueles que, após demitir um treinador escolhem o seu sucessor em até 3 dias.
- É possível acreditar que tais países tenham profissionais tão qualificados que permitem aos clubes escolherem seus treinadores de forma rápida ? Será que existem tantas boas opções no mercado ?
- Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal possuem clubes com equipe de apoio e estrutura que possibilita não depender tanto de um treinador e diante disso não dar tanta importância para esse cargo ?
- Clubes desses países acreditam que a prospecção e contratação de jogadores tem parte mais importante no sucesso do clube do que a identificação de um treinador ?
- Tais países monitoram constantemente o mercado de treinadores e com isso, diante da necessidade, conseguem escolher de forma rápida o profissional mais recomendado ?
Clubes da Argentina, Brasil, França e Itália escolhem seus treinadores em menos de 5 dias, prazo que também é reduzido se pensarmos na importância do cargo em questão.
- O futebol brasileiro é disparado o que mais troca de treinador no futebol mundial, tal fato pode ser consequência do pouco tempo dispendido na escolha do profissional ?
- Clubes da França são os que menos trocam treinadores e levam em média, o mesmo número de dias para escolher um sucessor do que o futebol brasileiro. É possível afirmar que o tempo para escolha do treinador não tem relação com o número de trocas ?
Alemanha e Inglaterra são países conhecidos por terem clubes e seleções que permitem o treinador desenvolver seu trabalho em um longo prazo. Alguns clubes fogem dessa regra e também trocam seus treinadores com certa frequência, porém o tempo para a decisão do sucessor é maior que nos demais países.
- Alemanha e Inglaterra dão mais importância para o cargo de treinador, já que demoram mais tempo para escolher ?
- É possível afirmar que esses países possuem profissionais menos qualificados e que por isso a escolha é mais demorada ? ou realmente o cargo é mais valorizado e a escolha criteriosa ?
É complicado identificar com exatidão o que faz clubes de determinados países escolherem seus treinadores em menos ou mais dias que outros. Para exercitar o pensamento é que trouxemos muitas indagações e algumas constatações.
Se compararmos o cargo de treinador com um cargo de gerente em um grande empresa, fica claro que o futebol ainda precisa evoluir em seleção de treinadores. Segundo pesquisas recentes, um gerente de uma empresa é escolhido em aproximadamente 10 dias, tempo muito superior aos 3,9 dias que se leva em média para um clube escolher um treinador de futebol.
Deixe um comentário