LEIA TAMBÉM

O Último jogo da Temporada não é explorado pelo Marketing dos Clubes Brasileiros

“Toda despedida é dor, tão doce todavia, que eu te diria boa noite até que amanhecesse o dia.”

A frase de Willian Shakespeare em nada tem a ver com futebol mas sim com despedidas, aqueles momentos em que damos um até breve para algo ou alguém que nutrimos amor. Nesses momentos estamos frágeis e suscetíveis a fazer ou dizer coisas que não são ordinárias.

O torcedor de futebol nutre amor pelo seu clube e é passível de cometer certos atos motivado por esse sentimento. O amor ao clube faz imergir outros sentimentos, tais como, decepção, raiva, tristeza, euforia, felicidade e otimismo, entre outros.

A vulnerabilidade sentimental do torcedor é constante, porém existem momentos em que ela está mais aflorada. Em jogos decisivos o nível de euforia é grande, podendo se transformar ao final do jogo em decepção, tristeza ou felicidade. Nesses momentos, o departamento de marketing e comercial de um clube não precisa fazer grandes esforços para aumentar seus indicadores de receitas, já que o aumento do fluxo de gente no estádio, por si só, garante mais compras na loja e maior consumo nos bares.

O nosso calendário e modelo de competição não garantem que o último jogo da temporada seja decisivo. O torcedor dificilmente se motiva a comparecer ao estádio e pagar caro para ver um jogo que não tenha mais nenhuma influência na tabela do campeonato.

Ele não se sente prestigiado e recompensado pela dedicação, apoio e dinheiro despendidos ao clube durante a temporada. Os clubes, por sua vez, não criam mecanismos de aproximação com esse torcedor que está, de certa forma, ferido por chegar ao final do ano sem possibilidade de título mas que possui amor pelo clube e gostaria de se despedir do estádio, da torcida, do ambiente de jogo e talvez de algum ou outro jogador preferido até a próxima temporada.

Independente do resultado esportivo ao longo do ano, o clube tem que celebrar o encerramento da temporada com seu torcedor e fazer com que o maior número de pessoas compareçam ao último encontro do ano, reduzindo o valor dos ingressos, proporcionando atividades de entretenimento pré jogo e oferecendo descontos na loja oficial e bares do clube. Todas essas e outras ações soam como agradecimento ao torcedor, são muito bem recebidas e renovam os bons sentimentos do aficionado para com o clube.

201010261657518028_ampliada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: