PAULO CEZAR – LATERAL DIREITO/ESQUERDO – UNIVERSIDAD CHILE
Paulo Cezar Magalhães Lobo foi anunciado como contratação do Internacional de Porto Alegre. O lateral direito tem 26 anos, atuava na Universidad do Chile e também pode jogar de lateral esquerdo.
Paulo Cezar é brasileiro, naturalizado chileno e foi formado nas categorias de base do Deportes Antofagasta em 2006. Em 2008 teve rápida passagem pelo Locarno da Suíça, retornando ao futebol chileno no mesmo ano para atuar no Cobreloa. Em 2009 acertou sua transferência para o Colo-Colo, pelo qual atuou até 2011 até se transferir para o Universidad Chile.
Magalhães é um jogador destro que atua nas duas laterais, sua trajetória indica que é mais acostumado com o lado direito, porém em 2015 passou a atuar também pelo lado esquerdo. Consegue manter uma regularidade na marcação, já que tem boa noção de cobertura e encurtamento de espaço entre os defensores da 1º linha.
Paulo Cezar comete poucos erros defensivos quando está com a bola no pé, até porque não participa de forma sólida da saída de bola, tendo maior influência a partir da 2º linha do time. Sua movimentação sem a bola é de muita velocidade, alternando entre a ultrapassagem para chegar ao flanco e a centralização para se somar aos homens de meio e frente, quando não recebe a bola.
Sua capacidade defensiva tem como ponto forte a antecipação ao adversário e a pressão ao homem que está com a bola ainda na altura do meio campo. É um marcador duro e que normalmente procura decidir a jogada sem conceder espaços para a construção das jogadas ofensivas do adversário.
Com a bola nos pés, Paulo Cezar não tem muita qualidade e velocidade, procura normalmente o passe vertical de média distância para possibilitar seu avanço ao campo adversário. Avanços esses que raramente se traduzem em reais situações de perigo ao adversário.
O lateral direito tem pouca efetividade ofensiva para compensar os espaços que deixa ao avançar ao ataque, não sendo um jogador que costuma finalizar as jogadas. Também não é um lateral que procura o drible e tem um cruzamento não mais que razoável com ambas as pernas, sem muita velocidade e normalmente procurando o centro da área.
Trata-se de um jogador útil dentro de diversas situações de jogo e de esquemas, porém teve poucos momentos de brilho na carreira e atualmente não é titular da equipe do Universidad Chile. Pode ser importante para o grupo do Internacional e até brigar pela titularidade da equipe, desde que saibam explorar suas virtudes defensivas e não o trabalhem como arma ofensiva.
Posicionamento
Duelos defensivos
Movimentação
Duelos ofensivos
Cruzamentos
Deixe um comentário