ALAN MINEIRO – MEIA ATACANTE – BRAGANTINO
Alan Mineiro, meia atacante de 28 anos, ex Bragantino e recém contratado pelo Corinthians é nosso destaque de hoje.
A recente contratação do Corinthians é um jogador bastante rodado. Formado nas categorias de base do Atlético Paranaense, nunca jogou profissionalmente pelo clube de Curitiba. Acumula passagens por clubes como Rio Branco – PR, São Bernardo, Guarani do Paraguai, Olé Brasil, Águia Negra – MS, Boa Esporte e Icasa, contudo teve maior destaque no Paulista de Jundiaí, Albirex Niigata do Japão e Ferroviária de Araraquara antes de chegar ao Bragantino para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, aonde atuou 35 partidas, marcou 12 gols e deu 9 assistências.
Alan Mineiro é um meia atacante destro, de 1,77m de altura e que atua centralizado atrás da última linha do time. Pode também atuar ocasionalmente como atacante, porém sem muita efetividade.
Alan costuma atuar ajudando a construção das jogadas ofensivas, com algum viés de organizador de jogo e muito de companheiro dos atacantes no último terço do campo. É comum vê-lo recuando para participar da construção ofensiva, porém sempre buscando o enfrentamento 1×1 ou o passe para se deslocar para o último terço do campo pela região central.
Sabe se movimentar horizontalmente para receber a bola junto ao lado do campo, porém direciona suas ações para o centro, e procura a movimentação vertical quando está com a posse dela. Aproveita-se da sua boa estrutura física para ter sucesso na manutenção de bola e da sua razoável habilidade para vencer os duelos ofensivos, principalmente através do drible curto.
Não se trata de um jogador extremamente rápido e habilidoso, porém tem boa visão de jogo e sabe se posicionar com bastante efetividade na frente da área adversária. Também não possui grande agilidade, mas é inteligente e objetivo na tomada de decisão no último terço do campo.
Por vezes é responsável por descontinuar a jogada ofensiva, justamente por não ser ágil e não ter qualidade suficiente para participar da organização do jogo, desde o 2º terço do campo. É um jogador que precisa estar próximo da área para ser efetivo, mesmo não entrando dentro dela, é um meia extremamente perigoso e insistente, principalmente nos remates de média distância, disferidos com força e precisão.
Alan Mineiro tem grande qualidade na bola parada e no cruzamento com a bola em jogo. Das suas 9 assistências no Campeonato, 6 vieram através de cobranças de bola parada e cruzamentos com a bola rolando, e apenas 3 através de participação em jogadas dentro ou perto da área.
É um jogador que realiza a recomposição defensiva, porém precisa aprender a se posicionar de forma que não seja o responsável pelo adversário quebrar a linha defensiva. Precisa ter mais noção tática e não somente disposição para realizar a ação defensiva.
Trata-se de um jogador que pode fortalecer fisicamente a penúltima e última linha do time do Corinthians e dar uma contribuição bastante interessante através dos remates de média distância e da qualidade na bola parada, porém vai precisar melhorar bastante na movimentação, na rapidez do toque de bola e no entendimento tático, para que consiga ser utilizado como elemento importante na composição do grupo de jogadores do Corinthians.
Organização
Duelos ofensivos
Assistências
Presença de área
Remates
Gols
Deixe um comentário