LEIA TAMBÉM

NIKÃO – MEIA – ATLÉTICO-PR

Nikão, meio campo de 23 anos do Atlético Paranaense é nosso destaque de hoje.

3_12

Nikão começou é formado nas categorias de base do Mirassol, teve passagens pelo Palmeiras e pelo Santos ainda como juvenil e junior, até chegar no Atlético Mineiro em 2010. Pelo clube de Belo Horizonte pouco jogou, sendo emprestado ao Vitória, Bahia, Ponte Preta, América Mineiro, Linense e Ceará, até chegar em definitivo ao Atlético Paranaense em 2015, ano em que atuou em 42 jogos, fez 6 gols e deu 8 assistências.

Trata-se de um meio campo canhoto que, dependendo do esquema utilizado, costuma atuar em mais de uma posição na 2º linha do time. Pode atuar pelo lado esquerdo, centralizado e pelo lado direito, junto ao meio campo ou pelos lados, porém sem muita amplitude, em posição mais avançada

Nikão - Posicionamento

Nikão é um jogador que se movimenta de forma horizontal no 2º terço do campo, abrindo para receber a bola junto a linha lateral e por vezes recua verticalmente para recebe-la  junto aos volantes do seu time, conseguindo assim participar da transição ofensiva de diversos modos.

Quando o Atlético está com a posse de bola, Nikão busca e consegue se posicionar atrás da 2º linha do time adversário, causando desequilíbrio na marcação adversária. O meio campo usa muito sua força física para proteger a bola e buscar o enfrentamento com o marcador, antes ou depois da 2º linha do oponente, sendo o vice líder em dribles no time do Atlético Paranaense.

Nikão - Mapa de Calor

Nikão tem razoável velocidade e habilidade, porém não é um jogador que se destaque por driblar mais de um adversário em alta velocidade. Seu estilo de jogo é mais de prender a bola e ter apenas 1 enfrentamento pessoal por ação, conseguindo a vitória pessoal ou sofrendo a falta. Normalmente utiliza o drible em direção ao seu lado esquerdo, aproveitando-se de sua maior facilidade com a perna esquerda, por vezes se tornando fácil de ser marcado quando pressionado.

O jogador do Atlético sabe se aproximar dos lados dos campos para tabelar e organizar as ações ofensivas, dando amplitude ao time, porém não é um jogador que utiliza o corredor lateral até o fundo do campo. Normalmente procura, quando chega no último terço do campo, centralizar a jogada logo após a linha da grande área e ser bastante objetivo.

Esse meio campo tem bom passe em profundidade, porém costuma pecar quando recebe a bola e não a distribui de forma rápida, tomando decisões erradas sobre o momento de driblar, prender a bola ou passa-la. Nikão tem disposição e facilidade para realizar a recomposição defensiva, utilizando muito a sua força física para isso e contribuindo para que seja peça importante também quando seu time está sendo atacado.

É um jogador que tem boa qualidade na bola parada, sabe bater escanteios e faltas laterais perigosas, sabendo colocar os companheiros em posição de finalização também com a bola rolando, sendo o líder de assistências do time no Campeonato. Na finalização não tem a mesma qualidade, apresentando insistência nas tentativas de remate de média e longa distância, sendo o 3º jogador do time que mais tenta o remate ao gol, porém sem muita efetividade, conseguindo marcar apenas 4 gols no campeonato.

Organização

Duelos ofensivos

Passes decisivos

Assistências

Perda de posse

Remates

Gols

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: