LEIA TAMBÉM

DOUGLAS COUTINHO – ATACANTE – ATLÉTICO-PR (CRUZEIRO)

Douglas Coutinho, atacante de 21 anos que atuava pelo Atlético-PR e foi contratado pelo Cruzeiro é tema de nossa análise de hoje.

coutinho

Coutinho é formado nas categorias de base do Cruzeiro, porém ainda na base foi transferido para o Atlético Paranaense, clube em que atuou profissionalmente a partir de 2013, sendo eleito a revelação do Campeonato Paranaense do mesmo ano. Douglas Coutinho já atuou em 89 partidas e marcou 23 gols pelo Atlético Paranaense.

Trata-se de um jogador que atua na última linha do time em esquema 4-3-3, geralmente aberto pelos lados do campo, ou na penúltima linha em esquemas 4-2-3-1. Coutinho também pode atuar mais próximo a área adversária em diversos esquemas de jogo.

Coutinho - Posicionamento

Douglas Coutinho é um atacante destro de 1,83 m, costuma empregar muita movimentação no entre o 2º e o 3º terço do campo, verticalmente. Em ações no último terço procura sempre direciona-las em diagonal, buscando a aproximação da grande área e alternando a posição com o homem da última linha.

Apesar de jogar pelos lados, Coutinho não tem total capacidade para utilizar os flancos do campo com efetividade. Sua movimentação pelo lado é efetiva até o último terço do campo, devido a sua velocidade e capacidade de ultrapassagem, porém quando o espaço encurta, Coutinho enfrenta dificuldades.

Coutinho - Mapa de Calor

O atacante também possui dificuldades na manutenção de bola, procurando sempre um toque rápido ou acelera os movimentos em tempo inoportuno, demonstrando pouco controle de bola e inteligencia no passe.

É extremamente importante na recomposição e bola aérea defensiva, sendo bastante voluntarioso, recuando até o 1º terço do campo para fechar espaços ou acompanhar o adversário.

Coutinho apresenta algumas falhas de posicionamento no acompanhamento das jogadas ofensivas. Por vezes se posiciona em direção ao centro, ficando inapto para receber o passe.

Essa movimentação centralizada é uma constante no jogo do atacante, normalmente busca a infiltração atrás da 1º linha adversária pelo centro. Douglas Coutinho possui boa presença de área, tem mais facilidade em se posicionar dentro da área do que fora dela, porém ainda é pouco efetivo na finalização.

De fato, é um jogador que precisa evoluir muito para ser útil ao time do Cruzeiro, porém é jovem e tem tempo para isso. Coutinho tem algumas características que se bem trabalhadas podem render frutos, desde que encontrem uma forma de jogar que minimize seus pontos fracos.

Jogos Observados:

Atlético-PR 1×4 Corinthians – 18/10/2015

Atlético-PR 2×2 Cruzeiro – 15/10/2015

Internacional 2×0 Atlético-PR – 23/08/2015

Joinville 0x2 Atlético-PR -21/08/2015

Atlético-PR 0x0 Santos – 15/08/2015

Atlético-PR 2×2 Coritiba – 21/06/2015

Duelos Ofensivos

Aceleração

Passes

Passes em profundidade

Bola aérea

Finalização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: