LEIA TAMBÉM

ERIK – ATACANTE – GOIÁS

A análise de hoje é sobre Erik, atacante de 21 anos que atuava no Goiás e foi contratado pelo Palmeiras.

erik_carloscosta_futurapress

Erik é formado nas categorias de base do Goiás, clube pelo qual estreou profissionalmente em 2013, permanecendo no clube até hoje, realizando 103 jogos e marcando 36 gols. O atacante também participou da Seleção Brasileira Sub-21 que disputou o Torneio de Toulon em 2013 e da Sub-22 que disputou os Jogos Pan-americanos em 2015, além de jogos amistosos pela Seleção Olímpica.

Erik é um atacante destro que atua na última linha do time em esquemas 4-4-2 e 4-3-3. Também pode atuar na penúltima linha em esquemas 4-2-3-1 ou 4-5-1 e até mesmo na última linha, se movimentando e alternando posições com os jogadores de lado.

Erik - Posicionamento

O ex atacante do Goiás é um jogador de muita movimentação horizontal e vertical, aparecendo para auxiliar a construção ofensiva  em todos os setores do último terço do campo. É um atacante que busca flutuar entre a 1ª e 2ª linha do time adversário, recuando, puxando a marcação e infiltrando dentro da área.

Quando o espaço é curto, Erik busca receber a bola dentro do 2º terço do campo, objetivando o passe em profundidade ou a condução de bola com bastante aceleração. Trata-se de um atacante que emprega velocidade em todas as ações, demonstrando muita agilidade e capacidade de mudar a direção do movimento com facilidade.

Erik - Mapa de Calor

Erik é um atacante que participa da recomposição defensiva, normalmente recuando até o inicio do 2º terço do campo e procurando a bola para iniciar a construção ofensiva após a retomada da posse. Não se trata de um jogador forte fisicamente, mas tem bastante combatividade e disposição para duelos ofensivos e defensivos .

O atacante contratado pelo Palmeiras conduz a bola verticalmente e horizontalmente com bastante velocidade e usa o drible da mesma maneira. Tem dificuldades para jogar de costas para o marcador, porém ao receber a bola dessa forma consegue girar rapidamente e se posicionar de frente.

Erik possui o 1º toque razoável, enfrenta algumas dificuldades no domínio ao receber a bola, porém com bastante agilidade consegue preparar a bola para a condução, drible ou passe. É um atacante que tem bastante visão de profundidade, tanto para tentar o passe quanto para se infiltrar atrás da 1ª linha adversária, porém não possui toque refinado.

Ainda comete alguns erros na tomada de decisão, demonstrando certa precipitação em alguns lances na construção ofensiva. Erik tem bom poder de finalização dentro da área, busca muita a centralização das jogadas, é um atacante oportunista que se posiciona em condição boa de finalização.  Não se trata de um atacante que tem bom chute de média distância, porém é insistente nesse quesito.

Psicologicamente, Erik é agressivo e determinado dentro de campo, demonstra iniciativa em todas as ações e poder de indignação. Pelo histórico disciplinar, merece uma atenção especial e cuidados na adaptação ao novo clube.

Não temos dúvidas que Erik é um jogador de extremo potencial e que pode continuar o processo de evolução no Palmeiras. Trata-se de um jogador que vai dar muita mobilidade, intensidade e poder de finalização ao time.

Aceleração

Duelos ofensivos

Passes em profundidade

Finalizações

Gols

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: