ALEJANDRO DONATTI – ZAGUEIRO – ROSARIO CENTRAL
A análise de hoje é sobre Alejandro Donatti, zagueiro nascido em 1986 do Rosario Central.
Donatti estreou profissionalmente em 2004 pelo 9 de Julio da Argentina e teve passagens por Tiro Federal, Libertad de Sunchales e Boca Unidos até chegar em seu primeiro time de nível médio, o Tigre, em agosto de 2012. Permaneceu no clube até o meio de 2013, quando foi transferido para o Rosário Central, por quem já atuou em 87 partidas, todas como titular e marcou 7 gols.
Trata-se de um defensor que atua centralizado na 1º linha do time. Alejandro Donatti já atuou pelo lado direito e esquerdo da zaga.
Donatti é um jogador que tem facilidade com ambos os pés, mede 1,91 m de altura e pesa 75 kg. É um zagueiro que tem razoável capacidade de movimentação horizontal e sabe se sair bem em situações rente a linha lateral.
Realiza a cobertura dos laterais com eficiência, demonstrando que é um jogador que possui boa noção de posicionamento, buscando se antecipar ao próximo movimento adversário durante a construção das jogadas ofensivas.
Não se trata de um zagueiro veloz, porém não compromete pela falta dela, já que possui bom poder de recuperação, aproveitando-se de sua envergadura. Donatti é um jogador razoável e objetivo nos enfrentamentos 1×1, não se opondo em apenas destruir a jogada adversária com simplicidade. Por outro lado, em certo lances, se precipita em afastar a bola e não buscar um passe para um companheiro iniciar a transição ofensiva.
É efetivo na bola área, tanto dentro, quanto nos duelos fora da área, apresentando 72% de vitórias nesse tipo de jogada. O zagueiro do Rosario Central consegue adiantar seu posicionamento e interceptar os lançamentos adversários antes de chegar no campo de defesa do seu time.
Com a bola nos pés não é vulnerável, apresenta certa facilidade nos lançamentos longos, sendo muito utilizado para fazer a ligação direita entre o 1º e o 3 terço do campo. Nos passes curtos já não apresenta tanta facilidade, costumando deixar para um companheiro a missão de realizar a saída de bola, porém apresenta boa qualidade para realizar cobranças de faltas de média distância.
Psicologicamente, parece ser um defensor tranquilo que não tem receios de de enfrentar jogos decisivos e atacantes de qualidade. Demonstrou que tem atitude proativa e poder de reação.
Jogos recentes observados:
Rosario Central 3×1 Boca Juniors – 08/11/2015
Boca Juniors 0x2 Rosario Central – 05/11/2015
Rosario Central 1×0 Racing – 24/10/2015
Rosario Central 3×0 Argentinos Juniors – 18/10/2015
San Lorenzo 2×2 Rosario Central – 08/10/2015
Godoy Cruz 1×3 Rosario Central – 19/09/2015
Marcação
Duelos defensivos
Cobertura
Interceptações
Bola aérea
Carrinhos
Passe longo
Gols
Deixe um comentário