LEIA TAMBÉM

HENRÍQUEZ BOCANEGRA – ZAGUEIRO – MILLONARIOS

O novo reforço do Sport Recife e tema da nossa análise é o zagueiro colombiano nascido em 1989, Oswaldo Henríquez Bocanegra, ex Millonarios.

Gol-de-Henriquez-a-Expreso-Rojo-450x330

Bocanegra é formado nas categorias de base do Millonarios, pelo qual teve duas passagens (2007-2012 e 2014 e 2014) acumulando 178 partidas e 6 gols marcados. Em 2013 atuou pelo Querétaro do México em 23 jogos e não  marcou nem um gol.

Bocanegra - Posicionamento

Henríquez Bocanegra é um defensor destro que atua na 1ª linha do time como zagueiro pela direita ou esquerda. Já o vimos ser utilizado também como lateral direito, porém em situação emergencial.

MillonariosMillonarios 2Millonarios 3

Bocanegra - Mapa de CalorTrata-se de um zagueiro que sabe se posicionar muito bem no 1º terço do campo, dimensionando o espaço entre os companheiros da linha e os homens do 2º terço do campo.  Utiliza muito a movimentação horizontal para realizar a cobertura dos laterais e auxiliar na saída de bola, por vezes se posicionando rente à linha lateral.

Com a bola nos pés tem boa qualidade e sabe organizar a distribuição de passes, alterando entre passes curtos com 94% de aproveitamento, passes em profundidade pelo centro com 76% de aproveitamento e lançamentos longos com 78% de precisão.  Trata-se de um zagueiro extremamente tranquilo, que não se deixa pressionar pela marcação do adversário na saída de bola e que tem razoável qualidade na preparação da jogada após o desarme e intercepção.

Bocanegra - Duelos Aereos

Mapa de Desarmes

Henríquez Bocanegra utiliza muito a antecipação para retomar a bola para o seu time, demonstrando ser um jogador bastante atento, que tem noção  de profundidade e explosão para acelerar e chegar na bola antes do passe ser concluído, evitando a continuação da jogada no 1º terço do campo (conforme mostra o mapa de desarmes ao lado). Em contrapartida, não se trata de um zagueiro com extrema velocidade, existe muito mais potencial em sua boa estrutura física e senso de colocação do que nas condições aeróbicas.

Suas antecipações constantes para interceptar jogadas devem ser monitoradas pelos companheiros, fornecendo a cobertura necessária caso a ação não seja concretizada com sucesso. Henríquez é um jogador que evita cometer faltas, porém em situações de emergência não hesita em parar a jogada com agressividade.

O zagueiro contratado pelo Sport Recife tem 1,86m e 86kg, sabe utilizar seu corpo nos duelos defensivos, porém prefere cercar o adversário e dificultar o movimento do que partir para o combate, salvo em alguma situação de eminente perigo próximo a grande área, aonde mostra seriedade e objetividade.

Bocanegra - Duelos Aereos

Duelos Aéreos

Henríquez Bocanegra costuma ser o homem que corta a 1ª bola do time adversário, avançado ao inicio do 2º terço e realizando a interceptação, geralmente em duelos aéreos. Aliando uma altura mediana, excelente impulsão e bom posicionamento, Henríques consegue ter em média 74% de vitórias nesse tipo de confronto, sendo realmente efetivo no 1º e 2º terço do campo, deixando a desejar na bola aérea ofensiva e em cruzamentos contra, demonstrando dificuldades no posicionamento em bolas diagonais.

Psicologicamente, Bocanegra parece ser um atleta comprometido e que demonstra muita segurança, porém em certos momentos parece muito auto-suficiente e tranquilo em demasia, principalmente em jogos não decisivos.

De fato, é uma contratação bastante interessante realizada pelo Sport Recife. Oswaldo Henríquez Bocanegra é um jogador que demonstrou ter ferramentas técnicas importantes para um zagueiro e comprometimento com o clube. A adaptação ao futebol brasileiro pode ser feita em curto tempo, aproveitando a experiência anterior de sua ida ao futebol mexicano.

Jogos recentes observados:

Millonarios 1×0 Independiente Santa Fé – 22/11/2015

Independiente Medellín 2×0 Millonarios – 07/11/2015

Millonarios 3×1 Jaguares de Córdoba – 18/10/2015

Alianza Petrolera 1×0 Millonarios – 04/10/2015

Millonarios 0x0 Atlético Huila – 27/09/2015

Millonarios 1×2 Junior Barranquilla – 10/09/2015

Independiente Santa Fé 1×1 Millonarios – 06/09/2015

Once Caldas 1×2 Millonarios – 01/04/2015

Deportivo Cali 5×1 Millonarios – 01/03/2015

Independiente Santa Fé 4×1 Millonarios – 13/09/2015

Querétaro 2×3 Puebla – 05/05/2013

Querétaro 1×2 Cruz Azul – 07/04/2013

Querétaro 1×0 Toluca – 16/03/2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: