LEIA TAMBÉM

SANTOS BORRÉ – ATACANTE – DEPORTIVO CALI

Rafael Santos Borré, atacante de 20 anos do Deportivo Cali é tema de nossa análise de hoje.

c1ed5150c8d449a7a0958d48f5be49da

Santos Borré é formado nas categorias de base do Deportivo Cali e estreou profissionalmente em Novembro de 2013 com 17 anos. No ano de 2014 foi utilizado em 13 partidas, 3 como titular da equipe e marcou 3 gols. O ano de 2015 foi da consolidação para Borré, atuando em 31 jogos, marcando 16 gols e conquistando o Campeonato Colombiano Apertura.

Borré atuou em 2144 minutos, alcançando uma média de 1 gol a cada 134 minutos jogados. O jovem do Deportivo Cali também era figura constante nas Seleções de base da Colômbia, tendo disputado o Sul-americano e o Mundial Sub-20 em 2015.

Santos Borré - Posicionamento

Trata-se um atacante destro, de 1,74 m de altura, que atua na última linha do time em esquemas 4-4-2 e 4-3-3, preferencialmente em posição mais centralizada sem grande amplitude. Borré também pode atuar na penúltima linha pelo centro em esquema 4-2-3-1, alternando de posição com os homens da penúltima e última linhas.

Borré é um jogador que flutua horizontalmente entre a 1º e a 2ª linha do time adversário, sabe se movimentar muito bem entre os zagueiros e volantes adversários, buscando espaços para receber a bola e executar tabelas rápidas. Tem bastante facilidade para recuar ao 2º terço do campo, somando-se aos homens da penúltima linha para organizar as ações ofensivas.

É um jogador que não fornece muita amplitude ao time, costuma se posicionar mais centralizado, porém não hesita em se movimentar lateralmente para apoiar a construção ofensiva, buscando espaços e alternando de posição em determinada situações com os homens que preenchem o lado do campo.

O jovem atacante tem bastante importância na redução de espaços quando o adversário está com a bola, principalmente no campo de defesa. É um jogador que imprime velocidade nesse tipo de ação e consegue pressionar o portador da bola.

Santos Borré - Mapa de Calor

Mapa de Calor

Santos Borré tem um ótimo 1º toque, controlando a bola ou utilizando o passe rápido. Apresenta versatilidade nas ações quando está com a bola, sabe reduzir a velocidade das ações quando necessário e acelerar quando convém, porém por vezes esquece de empregar velocidade e acaba prendendo a bola em excesso.

Suas características como atacante são raras, é um jogador que apresenta grande capacidade de organizar o jogo e de finalizar jogadas. Tem técnica apurada e realiza ações de distribuição por todo o 2º e 3º terços do campo, apresentando 88% de eficiência nos passes curtos, 58% nos passes em profundidade e 89% nos lançamentos.

Borré - Mapa de Organização

Mapa de Passes

Sua capacidade no enfrentamento 1×1 é bastante razoável, normalmente tem bastante efetividade na vitória pessoal contra o 1º marcador, conseguindo 77% de conquistas nesse tipo de duelo. Borré é um jogador de bastantes recursos técnicos, apresentando diversas possibilidades em relação ao lado de saída da execução do drible ou tipo de movimento.

Santos Borré - Mapa de dribles

Mapa de Dribles

Santos Borré não é forte fisicamente, porém costuma prender a bola com razoável facilidade em espaço curto, utilizando sua agilidade e inteligência para se desvincilhar da marcação  ou sofrer faltas perigosas. Quando recebe a bola de costas, costuma girar rapidamente para enfrentar o marcador de frente. Normalmente mantém a bola por mais tempo em situações no penúltimo terço do campo, preferindo a velocidade de execução de passes e dribles no último terço.

Borré - Conquista de Faltas

Mapa de Conquistas de Faltas

Sua aproximação da área adversária é intensa e bastante buscada em situações no último terço do campo. Costuma direcionar suas ações nessa área do campo verticalmente e com bastante velocidade. Não é um jogador que tenta o remate de média distância e sim que busca a tabela e a infiltração na grande área, porém por vezes apresenta falhas na tomada de decisão e não apresenta grande visão de profundidade.

Santos Borré - Mapa de Remates

Mapa de Remates

Santos Borré é um jogador que possui bom poder de finalização e oportunismo, sabe se posicionar dentro da grande área e esperar o tempo certo para finalizar, além de ter demonstrado tranquilidade e extrema qualidade em diversas finalizações, sejam pelo chão ou através de bolas aéreas. De fato, é um jogador que possui completude de características, realiza com qualidade diversas ações e funções dentro do campo, inclusive sendo efetivo nas cobranças de bola parada, apresentando poucas falhas além daquelas cometidas por imaturidade.

Borré é um dos grandes nomes que estarão na Copa Libertadores da América 2016 e poderá se destacar de forma bastante contundente nessa competição e mesmo isso não ocorrendo, o jovem tem grande potencial. Seu passe já foi comprado pelo Atlético de Madrid por 2,75 milhões de Euros em 2015 e após o 1º semestre de 2016 deverá rumar para o novo clube.

Autor: Giovani Dalla Valle

 

2 comentários em SANTOS BORRÉ – ATACANTE – DEPORTIVO CALI

  1. Vcs poderiam fazer uma análise sobre o volante Gonzalo Espinoza da LaU?

    Obrigado desde já!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: