JEFFERSON – VOLANTE – HAJDUK SPLIT
Nossa análise de hoje é sobre o Jefferson, volante brasileiro nascido em 1993 que joga no Hadjuk Split da Croácia.
Jefferson é formado nas categorias de base da Ponte Preta, porém nunca atuou profissionalmente pelo time de Campinas. Em 2013 aterrizou em Portugal para atuar no Ribeirão, time da 3º divisão, passando ainda pelo Santa Clara e Leixões antes chegar ao Feirense, por quem fez uma boa 2ª divisão. Após atuar em 37 partidas pelo Feirense, Jefferson se transferiu para o Hajduk Split da Croácia, clube pelo qual já realizou 29 jogos na temporada 2015/2016.
O meio campista brasileiro do Hadjuk atua na 2ª linha do time bem próximo a linha de defesa em um esquema 4-1-4-1, podendo também atuar na 2ª linha pelo centro em esquemas 4-4-2 ou 4-2-3-1. No 4-1-4-1, ocupa o centro da linha, se posicionando à frente dos zagueiros e por vezes ocupando o centro da zaga em determinadas situações.
Trata-se um volante que se movimenta muito horizontalmente sem a bola, objetivando preencher espaço e parar o avanço do adversário entre a o 1º e o 2º terço do campo. Não tem dificuldades em executar ações defensivas rente à linha lateral, porém possui muito mais capacidade na região central do campo, inclusive sendo o responsável por atacar a 1ª bola adversária, aproveitando-se da sua boa estatura (1,92 m).
Jefferson é um jogador que realiza bem a cobertura dos laterais mesmo não sendo um jogador veloz e ágil. É extremamente importante na contenção das ações ofensivas do adversário, sabendo se posicionar e realizar o desarme na hora oportuna, apresentando 64% de vitórias em duelos defensivos. É um jogador que apresenta dificuldades quando não contém o impeto de participar das ações ofensivas, já que não tem qualidade técnica para isso e acaba deixando espaços por não ter um grande poder de recuperação.
O volante do Hajduk Split auxilia de forma efetiva na saída de bola, recuando e se posicionando como 1º homem de defesa e distribuindo passes curtos, porém comete muitos erros quando tenta um passe de maior distância ou algum lançamento. Trata-se um jogador que apresenta certa mobilidade horizontal e vertical, porém tem capacidade para avançar no terreno com a bola após efetuar uma tabela.
Jefferson é um jogador que precisa evoluir muito para jogar em ligas importantes do futebol europeu. Trata-se de um jogador extremamente limitado tecnicamente, com bom poder de marcação e boa bola aérea, porém enfrenta dificuldades quando acionado para auxiliar em tarefas não defensivas, demonstrando que poderia ser utilizado também como zagueiro.
Jogos recentes observados:
Istra 1961 0x2 Hajduk Split – 19/12/2015
Hajduk Split 0x0 Split – 12/12/2015
Dinamo Zagreb 2×1 Hajduk Split – 05/12/2015
Zagreb 0x2 Hajduk Split – 28/11/2015
Slovan Liberec 1×0 Hajduk Split – 20/08/2015
Deixe um comentário