LEIA TAMBÉM

MARK GONZÁLEZ – MEIA-ATACANTE – UNIVERSIDAD CATÓLICA

Hoje nossa análise é sobre Mark González, meia-atacante chileno nascido em 1984, ex jogador da Universidad Católica e reforço do Sport Recife para os próximos 02 anos.

369861_heroa

Mark nasceu na Africa do Sul enquanto seu pai atuava no futebol daquele país, porém foi ao retornar para o Chile que começou sua carreira nas categorias de base da Universidad Católica, estreando profissionalmente em 2004. Nos anos seguintes, Mark atuou no futebol europeu em clubes como o Albacete, Real Sociedad, Liverpool, Bétis e CSKA Moscou, retornando ao futebol chileno em 2014 para atuar no seu clube de origem, a Universidad Católica.

Ao longo da sua carreira em clubes já atuou em 292 jogos, fez 67 gols e 31 assistências. Pela seleção do Chile acumula 34 partidas e 3 gols marcados, tendo disputado a Copa América de 2007 e a Copa do Mundo de 2010 em que marcou um gol na partida contra a Suíça pela primeira fase.

Mark Gonzales - Posicionamento

O chileno é um jogador canhoto de 1,78 m de altura que atua na 2ª linha do time em esquemas 4-3-1-2 ou 4-4-2 e na 3ª linha em esquemas 4-2-3-1 ou 4-3-3, costumeiramente próximo ou rente à  linha lateral esquerda. Quando seu time está em fase ofensiva, Mark fornece muita amplitude se posicionando de forma bem aberta, buscando o aumento do espaço entre os ocupantes da 1ª ou 2ª linha do time adversário.

Mark Gonzales - Fase Ofensiva

Posicionamento em fase ofensiva

Quando é o portador da bola, González apresenta uma boa variedade de movimentos diagonais e verticais visando a aproximação da grande área adversária ou a chegada no fundo do campo para realizar o cruzamento. Trata-se de um jogador bastante objetivo que costuma definir a jogada em poucos segundos, objetivando a não manutenção da bola em excesso.

Sua movimentação é constante, sendo bastante efetiva em todos os terços do campo. Não é um jogador que atua longe da linha lateral, porém em determinadas situações busca a centralização das jogadas visando a infiltração na área adversária.

Mark Gonzales - Mapa de Calor

Mapa de Calor

Sua boa velocidade e combatividade fazem com que seja bastante útil na recomposição e na fase defensiva, apresentando boa noção de posicionamento e de abordagem no adversário, inclusive em duelos aéreos. O jogador chileno consegue importunar o adversário quando está o marcando, dificultando o passe ou o movimento escolhido, mesmo não se tratando de um jogador com características defensivas.

Mark González em fase defensiva.

Mark González em fase defensiva.

Mark González utiliza muito os cruzamentos a partir do inicio do 3º terço do campo para levar a bola à área adversária, sendo efetivo em 35% das oportunidades. Trata-se de um meia-atacante que não possui grandes variedades de opções de jogadas, sendo por vezes previsível em relação a sua movimentação em diagonal ou vertical, porém consegue levar vantagem em muitas situações através de sua velocidade.

É um jogador que evita o duelo ofensivo, costumando utilizar passes horizontais e em profundidade para tabelar com os companheiros e avançar no terreno. Tem certas limitações técnicas, sendo muito mais um jogador de velocidade e bom posicionamento do que de vitória pessoal, pecando um pouco na condução de bola mas apresentando um bom 1º toque. Trata-se um jogador que comete alguns erros nas tomadas de decisões, normalmente por buscar acelerar grande parte das ações.

Apesar de não ter excepcionais qualidades técnicas, apresenta características interessantes quanto a participação na construção ofensiva tendo 79% de acertos nos passes organizacionais e 45% nos passes considerados difíceis, além de participar bem das cobranças de bola parada.  Mark González é efetivo no 1º drible, apresentando um aproveitamento de 70%, objetivando a definição da jogada com um passe ou com um remate forte com ambas as pernas, quesito que apresenta 31% de acertos na baliza adversária.

Jogos recentes observados:

Universidad Católica 4×1 Palestino – 20/12/2015

Audax Italiano 1×0 Universidad Católica – 06/12/2015

Universidad Chile 2×2 Universidad Católica – 22/11/2015

Uruguai 3×0 Chile – 17/11/2015

Peru 3×4 Chile – 14/10/2015

Chile 2×0 Brasil – 09/10/2015

Universidad Católica 2×1 Colo-Colo – 04/10/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: