VICTOR CUESTA – ZAGUEIRO – INDEPENDIENTE
O jogador tema da análise de hoje é Victor Cuesta, zagueiro argentino do Independiente, nascido em 1988.
Cuesta começou sua carreira no Defensa y Justicia em 2008, permanecendo no clube até 2011 quando se transferiu para o Arsenal de Sarandi. No 2º clube, Cuesta participou como suplente das conquistas do Campeonato Argentino 2011/2012 e da Supercopa Argentina 2012/2013, atuando até junho de 2013, data em que foi transferido para o Huracán por empréstimo. No Huracán voltou a ser titular, permanecendo por 01 ano, até retornar ao Arsenal, disputar apenas 01 jogo e logo ser comprado pelo Independiente, pelo qual acumula 57 jogos e 04 gols desde então.
Cuesta é um defensor canhoto de 1,87 m que atua na primeira linha do time em posição central. Atualmente está atuando pelo lado esquerdo da zaga do Independiente, mas pode também exercer a função pela direita. Quando defendia o Arsenal, Cuesta foi utilizado também como lateral esquerdo em um esquema 4-4-2 com uma linha defensiva bem estática.
Trata-se de um zagueiro que se posiciona muito bem entre a 1ª linha, se movimentando horizontalmente de acordo com a necessidade de encurtar ou alongar a distância entre os companheiros. Tem bastante facilidade em reagir a situações em que a direção da jogada ofensiva adversária muda repentinamente, tornando-se necessário uma boa capacidade de antever a ação e rapidez na execução.
O zagueiro do Independiente não apresenta grandes dificuldades em realizar a cobertura dos laterais e do companheiro de zaga, demonstrando uma boa capacidade de interceptação e desarme em posição de maior amplitude. Cuesta é um zagueiro objetivo e definidor de jogadas, não costumando hesitar em ser agressivo no desarme e na destruição das ações ofensivas adversárias, apresentando 77% de vitórias nos duelos defensivos.
Trata-se de um zagueiro que não possui grande velocidade e por isso costuma buscar a aproximação com os avançados contrários. Em situações que não consegue estar próximo do adversário, Cuesta apresenta dificuldades, principalmente quando a jogada se desenvolve pelo seu lado direito, demonstrando que precisa estar 100% atento aos movimentos ofensivos do oponente para minimizar seus pontos fracos.
Com a bola nos pés, Cuesta participa da fase ofensiva com passes curtos verticais pelo corredor central do 1º e 2º terços, quesito que apresenta 91% de acertos. Quando utiliza o passe longo, normalmente é por reagir à marcação pressão no curto espaço. Nesse tipo de situação, busca normalmente a diagonal e tem aproveitamento de 56% de acertos. Em situações de organização, Cuesta utiliza muito os passes curtos horizontais, buscando os companheiros da 1ª linha.
Victor Cuesta é um zagueiro de boa capacidade nas bolas aéreas defensivas, tendo um índice de 72% de vitórias nesse tipo de duelo. Sua altura é razoável, porém tem um excelente posicionamento, tempo de bola e impulsão. De fato, é um jogador que evoluiu muito nos últimos anos, mas que ainda apresenta alguns pontos de melhoria que fazem com que ele necessite estar sempre em plenas condições físicas e de concentração para manter os bons níveis de atuações apresentados.
Jogos recentes observados:
River Plate 2×3 Independiente – 19/01/2016
Racing Club 1×2 Independiente – 06/12/2015
Independiente 0x2 Racing Club – 29/11/2015
Independiente Santa Fé 1×1 Independiente 30/10/2015
Independiente 0x1 Independiente Santa Fé 23/10/2015
Independiente 3×0 River Plate – 05/10/2015
Deixe um comentário