LEIA TAMBÉM

VICTOR CUESTA – ZAGUEIRO – INDEPENDIENTE

O jogador tema da análise de hoje é Victor Cuesta, zagueiro argentino do Independiente, nascido em 1988.

Cuesta

Cuesta começou sua carreira no Defensa y Justicia em 2008, permanecendo no clube até 2011 quando se transferiu para o Arsenal de Sarandi. No 2º clube, Cuesta participou como suplente das conquistas do Campeonato Argentino 2011/2012 e da Supercopa Argentina 2012/2013, atuando até junho de 2013, data em que foi transferido para o Huracán por empréstimo. No Huracán voltou a ser titular, permanecendo por 01 ano, até retornar ao Arsenal, disputar apenas 01 jogo e logo ser comprado pelo Independiente, pelo qual acumula 57 jogos e 04 gols desde então.

Cuesta - Posição

Cuesta é um defensor canhoto de 1,87 m que atua na primeira linha do time em posição central. Atualmente está atuando pelo lado esquerdo da zaga do Independiente, mas pode também exercer a função pela direita. Quando defendia o Arsenal, Cuesta foi utilizado também como lateral esquerdo em um esquema 4-4-2 com uma linha defensiva bem estática.

Trata-se de um zagueiro que se posiciona muito bem entre a 1ª linha, se movimentando horizontalmente de acordo com a necessidade de encurtar ou alongar a distância entre os companheiros. Tem bastante facilidade em reagir a situações em que a direção da jogada ofensiva adversária muda repentinamente, tornando-se necessário uma boa capacidade de antever a ação e rapidez na execução.

Cuesta - Mapa de Calor

Mapa de Calor

O zagueiro do Independiente não apresenta grandes dificuldades em realizar a cobertura dos laterais e do companheiro de zaga, demonstrando uma boa capacidade de interceptação e desarme em posição de maior amplitude. Cuesta é um zagueiro objetivo e definidor de jogadas, não costumando hesitar em ser agressivo no desarme e na destruição das ações ofensivas adversárias, apresentando 77% de vitórias nos duelos defensivos.

Cuesta - Cobertura

Ação de Cobertura

Trata-se de um zagueiro que não possui grande velocidade e por isso costuma buscar a aproximação com os avançados contrários. Em situações que não consegue estar próximo do adversário, Cuesta apresenta dificuldades, principalmente quando a jogada se desenvolve pelo seu lado direito, demonstrando que precisa estar 100% atento aos movimentos ofensivos do oponente para minimizar seus pontos fracos.

Com a bola nos pés, Cuesta participa da fase ofensiva com passes curtos verticais pelo corredor central do 1º e 2º terços, quesito que apresenta 91% de acertos. Quando utiliza o passe longo, normalmente é por reagir à marcação pressão no curto espaço. Nesse tipo de situação, busca normalmente a diagonal e tem aproveitamento de 56% de acertos. Em situações de organização, Cuesta utiliza muito os passes curtos horizontais, buscando os companheiros da 1ª linha.

Victor Cuesta é um zagueiro de boa capacidade nas bolas aéreas defensivas, tendo um índice de 72% de vitórias nesse tipo de duelo. Sua altura é razoável, porém tem um excelente posicionamento, tempo de bola e impulsão. De fato, é um jogador que evoluiu muito nos últimos anos, mas que ainda apresenta alguns pontos de melhoria que fazem com que ele necessite estar sempre em plenas condições físicas e de concentração para manter os bons níveis de atuações apresentados.

Jogos recentes observados:

River Plate 2×3 Independiente – 19/01/2016

Racing Club 1×2 Independiente – 06/12/2015

Independiente 0x2 Racing Club – 29/11/2015

Independiente Santa Fé 1×1 Independiente 30/10/2015

Independiente 0x1 Independiente Santa Fé 23/10/2015

Independiente 3×0 River Plate – 05/10/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: