LEIA TAMBÉM

LUCAS ROMERO – VOLANTE – VÉLEZ SÁRSFIELD

Hoje apresentamos a análise sobre Lucas Romero, volante nascido em 1994, do Vélez Sársfield.

image

Romero é formado nas categorias de base do Vélez Sársfield e estreou profissionalmente em 2012. Pelo clube argentino, já atuou em 109 partidas, 80 como titular e marcou 03 gols, totalizando 7286 minutos em campo. Romero também participou do Sul-Americano Sub-20 em 2013 pela Seleção Argentina.

Romero - Posicionamento

Lucas Romero é um meio campista que atua na 2º linha do time em esquemas 4-2-3-1, 4-1-4-1 ou 4-4-2, entre outros. Também pode atuar na 3º linha em esquemas com um jogador à frente da defesa.

Trata-se um volante destro de 1,67 m de altura que apresenta bastante mobilidade. É um jogador que atua centralizado ou ocupando o espaço ao lado do volante central, seja pela esquerda ou pela direita, porém sem grande amplitude. Apresenta boa movimentação horizontal, cobrindo os espaços atrás da 3º linha do time e se mostrando disponível para participar da construção ofensiva no 2º terço do campo.

Romero - Mapa de Calor

Mapa de Calor ——————–>

Na fase defensiva, Lucas Romero é um volante que tem bastante ímpeto e agressividade no desarme, porém por vezes demonstra que é um tanto quanto afobado na abordagem. Sua dinâmica e facilidade de deslocamento permitem que esteja sempre bem próximo do adversário.  Quando o portador da bola está no campo de defesa, Lucas costuma manter a posição bem alinhada e próxima ao outro volante.

Romero - Fase Defensiva 4-2-3-1

Fase Defensiva – Bola no Campo Adversário

Quando o portador da bola está no campo de ataque, Lucas Romero costuma alongar a linha para buscar a interceptação ou antever a movimentação adversária. Sua principal ferramenta para recuperar a posse de bola é realmente a interceptação. Por não ser um jogador de grande força física, Lucas apresenta mais efetividade ao se deslocar e interceptar a bola do que no duelo defensivo.

Fase Defensiva – Bola Próxima

Na transição defensiva tem um papel importantíssimo. Utilizando sua velocidade e ímpeto, é o homem responsável por abordar o 1º ou 2 º portador da bola adversária e muitas vezes desconstruindo a possível fase ofensiva adversária logo no inicio. O mapa de desarmes de Romero demonstra que existe bastante ações no campo de defesa adversário.

Romero - Mapa de Desarmes

Mapa de Desarmes ————->

 Lucas Romero tem boa qualidade com a bola nos pés, tendo um bom passe e boa visão de profundidade. Apresenta 92% de acertos nos passes organizacionais  e 89% nos lançamentos, sendo o homem que normalmente é o responsável pela saída de bola da defesa, tomando a posse de bola ainda na 1ª linha do time. Com bom aproveitamento no passe e sendo volante, pode-se pensar que Romero seja um jogador de distribuição de bola burocrática, mas na prática 61% dos seus passes são verticais e com certa infiltração e 61% dos seus lançamentos são horizontais ou diagonais.

Romero - Saída de Bola

Saída de Bola

Na fase ofensiva, Lucas costuma não ultrapassar o início do 3º terço do campo. É um jogador com características de organização e não de infiltração e definição. Costuma servir de apoio, na fase ofensiva, para os homens das 3ª e 4ª linha, sem buscar a tabela ou o remate, apenas distribuindo o jogo e ocupando espaço e participando da compactação do bloco ofensivo. Seu aproveitamento nos remates é baixo, tendo apenas 13% de acertos na baliza adversária.

Romero - Fase Ofensiva 2

Fase Ofensiva

Lucas Romero, de fato, é um meio campista de bastante qualidade na retomada da posse de bola e no emprego de dinamismo e agilidade. Suas características defensivas são importantes para a realização das transições e ainda tem muito espaço para evoluir como jogador.

Jogos recentes observados:

Independiente 1×0 Vélez Sársfield – 09/11/2015

Huracán 0x0 Vélez Sársfield – 27/09/2015

Lanús 1×1 Vélez Sársfield -09/09/2015

Rosario Central 0x0 Vélez Sársfiled – 19/07/2015

Vélez Sársfield 2×2 Tigre – 14/07/2015

Racing Club 3×1 Vélez Sársfield – 07/06/2015

Vélez Sársfield 2×0 Boca Juniors – 01/06/2015

San Lorenzo 1×0 Vélez Sársfield – 02/05/2015

 

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. Lucas Romero tem média de 92% de acerto dos passes e o Cruzeiro espera que ele seja o organizador das jogadas do time | Blog do Chico Maia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: