LEIA TAMBÉM

BALBUENA – ZAGUEIRO – LIBERTAD

Hoje trazemos a análise sobre Fabián Balbuena, zagueiro paraguaio nascido 1991, do Libertad.

fabian_balbuena_interessa_ao_timao_4s

Balbuena começou sua carreira no Cerro Porteño de Presidente Franco, time da segunda divisão paraguaia. Após 2 anos atuando profissionalmente pelo clube, se transferiu para o Rúbio Ñú, por quem jogou meia temporada em 2013, antes de se transferir para o Nacional de Assunción. No Nacional, Balbuena teve destaque durante 1 temporada e meia, acumulando 42 jogos e tendo papel importantíssimo na campanha do time no Vice-Campeonato da Copa Libertadores em 2014. Atualmente defende o Libertad, clube no qual chegou no 2º semestre de 2014 e que já defendeu em 65 jogos desde então. Pela Seleção do Paraguai, Balbuena atuou em 2 partidas amistosas e foi convocado para a Copa América de 2015 mas não entrou em campo.

Balbuena - Posicionamento

Balbuena é um defensor que atua na 1ª linha do time em posição central. Pode atuar pelo lado direito da zaga, como atualmente faz no Libertad ou pela esquerda.

Balbuena - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————->

Trata-se de um zagueiro destro de 1,88, que possui boa velocidade e imposição física. É um jogador que costuma atuar em linha defensiva espaçada, utilizando bastante seu bom posicionamento e visão de jogo. É comum ver Balbuena ser efetivo na desconstrução do jogo adversário utilizando seu poder de recuperação e envergadura.

Balbuena - Linha Larga

Linha Defensiva Alongada

Balbuena costuma utilizar muito o movimento vertical para abordar o adversário e faz isso com bastante intensidade. Não se trata de um zagueiro excelente no enfrentamento 1×1, apresentando 50% de vitórias nos duelos defensivos, porém tem um excelente poder de interceptação, realizando em média 08 por jogo. É um jogador que não costuma dar espaço ao adversário e procura sempre a abordagem ao portador da bola, inclusive além do 1º terço do campo.

Balbuena - Movimentação Vertical

Movimento Vertical até o 2º terço

O zagueiro do Libertad é efetivo nos duelos aéreos, apresentando 69% de vitórias nesse quesito e sendo bastante utilizado como o homem que realiza a quebra da 1ª bola adversária pelo lado direito entre o 1º e o 2º terço do campo.

Balbuena - Duelos Áereos

Mapa de Duelos Aéreos ————–>

Balbuena aparenta ser um jogador tranquilo e muitas vezes até autoconfiante em demasia, o que ocasiona alguns problemas de falta de atenção e certa displicência. Com a bola nos pés, demonstra que possui razoável condição de distribuir o jogo no 1º terço do campo e de efetuar passes de maior distância, apresentando um aproveitamento de 88% nos passes organizacionais e 70% nos lançamentos.

Balbuena é um um zagueiro que possui boas ferramentas e que pode evoluir bastante, minimizando seus pontos fracos e maximizando suas qualidades. De fato, é um jogador que demonstra estar preparado para atuar em futebol mais competitivo do que o paraguaio, porém precisa entender que a falta de atenção e o excesso de confiança podem causar problemas em futebol de nível mais forte.

Jogos observados:

Olimpia 1×0 Libertad – 30/01/2016

Cerro 1×3 Libertad – 07/11/2015

Libertad 3×1 Guaraní – 25/10/2015

Chapecoense 1×1 Libertad – 02/10/2015

Libertad 1×1 Olimpia – 28/09/2015

Paraguai 1×1 Honduras – 07/06/2015

Atlético Nacional 4×0 Libertad – 22/04/2015

Estudiantes 1×0 Libertad – 18/03/2015

Libertad 1×0 Estudiantes – 12/03/2015

Libertad 2×2 Atlético Nacional – 19/02/2015

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: