BALBUENA – ZAGUEIRO – LIBERTAD
Hoje trazemos a análise sobre Fabián Balbuena, zagueiro paraguaio nascido 1991, do Libertad.
Balbuena começou sua carreira no Cerro Porteño de Presidente Franco, time da segunda divisão paraguaia. Após 2 anos atuando profissionalmente pelo clube, se transferiu para o Rúbio Ñú, por quem jogou meia temporada em 2013, antes de se transferir para o Nacional de Assunción. No Nacional, Balbuena teve destaque durante 1 temporada e meia, acumulando 42 jogos e tendo papel importantíssimo na campanha do time no Vice-Campeonato da Copa Libertadores em 2014. Atualmente defende o Libertad, clube no qual chegou no 2º semestre de 2014 e que já defendeu em 65 jogos desde então. Pela Seleção do Paraguai, Balbuena atuou em 2 partidas amistosas e foi convocado para a Copa América de 2015 mas não entrou em campo.
Balbuena é um defensor que atua na 1ª linha do time em posição central. Pode atuar pelo lado direito da zaga, como atualmente faz no Libertad ou pela esquerda.
Trata-se de um zagueiro destro de 1,88, que possui boa velocidade e imposição física. É um jogador que costuma atuar em linha defensiva espaçada, utilizando bastante seu bom posicionamento e visão de jogo. É comum ver Balbuena ser efetivo na desconstrução do jogo adversário utilizando seu poder de recuperação e envergadura.
Balbuena costuma utilizar muito o movimento vertical para abordar o adversário e faz isso com bastante intensidade. Não se trata de um zagueiro excelente no enfrentamento 1×1, apresentando 50% de vitórias nos duelos defensivos, porém tem um excelente poder de interceptação, realizando em média 08 por jogo. É um jogador que não costuma dar espaço ao adversário e procura sempre a abordagem ao portador da bola, inclusive além do 1º terço do campo.
O zagueiro do Libertad é efetivo nos duelos aéreos, apresentando 69% de vitórias nesse quesito e sendo bastante utilizado como o homem que realiza a quebra da 1ª bola adversária pelo lado direito entre o 1º e o 2º terço do campo.
Balbuena aparenta ser um jogador tranquilo e muitas vezes até autoconfiante em demasia, o que ocasiona alguns problemas de falta de atenção e certa displicência. Com a bola nos pés, demonstra que possui razoável condição de distribuir o jogo no 1º terço do campo e de efetuar passes de maior distância, apresentando um aproveitamento de 88% nos passes organizacionais e 70% nos lançamentos.
Balbuena é um um zagueiro que possui boas ferramentas e que pode evoluir bastante, minimizando seus pontos fracos e maximizando suas qualidades. De fato, é um jogador que demonstra estar preparado para atuar em futebol mais competitivo do que o paraguaio, porém precisa entender que a falta de atenção e o excesso de confiança podem causar problemas em futebol de nível mais forte.
Jogos observados:
Olimpia 1×0 Libertad – 30/01/2016
Cerro 1×3 Libertad – 07/11/2015
Libertad 3×1 Guaraní – 25/10/2015
Chapecoense 1×1 Libertad – 02/10/2015
Libertad 1×1 Olimpia – 28/09/2015
Paraguai 1×1 Honduras – 07/06/2015
Atlético Nacional 4×0 Libertad – 22/04/2015
Estudiantes 1×0 Libertad – 18/03/2015
Libertad 1×0 Estudiantes – 12/03/2015
Libertad 2×2 Atlético Nacional – 19/02/2015
Deixe um comentário