FLAVIO – VOLANTE – VITÓRIA
Nossa análise de hoje é sobre o volante Flavio, jogador do Vitória, nascido em 1996.
Flavio iniciou nas categorias de base do Santos e por lá permaneceu de 2006 á 2012, sendo dispensado com 16 anos. Sua trajetória ainda teve uma passagem pelo Palmeiras em 2013 e um período sem clube, antes de chegar ao Vitória em 2014. Na base do clube baiano, Flavio teve boa participação na Copa do Brasil Sub-20 em que o Vitória foi finalista e na Copa São Paulo de Juniores, antes subir aos profissionais em para a disputa do Campeonato Baiano 2015. O jovem volante tem em seu currículo 43 jogos pelo Vitória, 34 deles como titular, totalizando 3069 minutos como profissional e 01 gol marcado, além de ter sido eleito revelação do Campeonato Baiano em 2015 e convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 na preparação para o Mundial da Categoria.
Flavio é um meio campista que atua em posição central na 2ª ou 3ª linha do time em diversos esquemas. Pode atuar como pelo lado direito e esquerdo, porém sem grande amplitude ou em posição mais centralizada à frente da 2º linha.
Trata-se de um volante destro de 1,77 m de altura que apresenta boa movimentação entre o 1º e o 3º terço do campo, demonstrando grande mobilidade vertical e horizontal, tendo facilidade em situações em que a bola está rente à linha lateral, além de contribuir efetivamente em ações centrais. É um volante que flutua buscando espaço entre as linhas adversárias mas que também tem bom poder de organização, tendo capacidade de distribuir a bola e abranger uma grande faixa de terreno.
Na fase defensiva, Flavio costuma ocupar um espaço recuado, normalmente na 2ª linha ou até mesmo entre a 1ª linha defensiva. Não é um volante que pratica uma abordagem agressiva ao adversário, sendo mais importante no 1º ou 2º toque na bola após a retomada do que propriamente na ação de desconstrução.
Flavio é um jogador que não possui estrutura física avantajada e que não consegue ser muito combativo em situações defensivas, apresentando apenas 30% de vitórias em duelos defensivos, porém utiliza muito a mobilidade e a boa leitura de jogo para se posicionar bem e fechar espaços importantes para o adversário, realizando em média 03 interceptações por jogo.
A participação nas transições é uma das boas características de Flavio, na defensiva costuma fechar bem os espaços, não abordando o portador da bola e na ofensiva é importante para organizar as primeiras ações e partir verticalmente para o 3º terço do campo. Flavio tem bom poder de organização e de enfrentamento 1×1, apresentando 91% de acertos nos passes organizacionais , 90% nos lançamentos e 67% em duelos ofensivos, ou seja, tem boa qualidade com a bola nos pés e bastante visão de jogo.
Flavio precisa ser mais concentrado e mais participativo durante maior período de tempo, ainda oscila muito dentro do jogo e apresenta alguns erros na tomada de decisão. Apesar de ser um volante que chega com frequência no 3º terço do campo, não tem efetividade nos remates de média distância, disferindo 75% dos remates longe da baliza adversária. Por ser ainda muito jovem, Flavio tem muito o que evoluir e de fato, é mais um jogador à se monitorar de perto, tendo qualidades que podem, em médio prazo, transforma-lo em um volante importante no futebol nacional.
Jogos recentes observados:
Santa Cruz 1×3 Vitória – 28/11/2015
Vitória 1×1 Paraná – 17/10/2015
Criciúma 2×3 Vitória – 08/09/2015
Sampaio Corrêa 1×0 Vitória – 22/08/2015
Vitória 2×1 Santa Cruz – 14/08/2015
Náutico 2×1 Vitória – 25/07/2015
Vitória 4×1 Bahia – 04/07/2015
Deixe um comentário