LEIA TAMBÉM

DIEGO VALDÉS – MEIA – AUDAX ITALIANO

Hoje trazemos a análise sobre o chileno Diego Valdés, meio campo do Audax Italiano, nascido em 1994.

Audax_gol_vs_UdeC_PS_1

Valdés é cria das categorias de base do Audax Italiano e estreou profissionalmente em 2012, atuando pelo time B do Audax que disputara a Segunda Divisão Chilena. Entre 2012 e abril de 2014, Valdés se revezava entre o time B e a suplência do time principal. A partir do 2º semestre de 2014, o jovem chileno passou a ser figura importante do time e esperança para o clube. Valdés acumula 143 jogos como profissional pelo Audax Italiano e 01 jogo pela Seleção do Chile, diante dos Estados Unidos em Janeiro de 2015, marcando ao todo 30 gols e dando 45 assistências.

Valdés - Posicionamento

Diego Valdés é um meio campista que atua na 2ª linha do time em esquemas 4-3-3 ou 4-4-2. Pode também atuar na 3ª linha em esquemas 4-2-3-1 ou 4-3-1-2 em posição central.

Trata-se de um meia destro de 1,78 m de altura, com características de organização que atua no 2º terço do campo, costumando servir como ligação entre a linha defensiva e ofensiva. Valdés é um jogador que utiliza muita a movimentação horizontal para acompanhar e participar da construção ofensiva, distribuindo o jogo partindo do centro do campo em direção ao lados, principalmente o direito, cooperando com a movimentação do companheiro que está em posição de amplitude. As ações verticais também são bastante frequentes, normalmente buscando o ganho de terreno no último terço do campo.

Valdés - Mapa de Calor

Mapa de Calor —————>

Valdés é um jogador que não possui grande velocidade, mas sabe se posicionar muito bem na frente da 2ª linha do time adversário para organizar as ações ofensivas do time. Não é raro ver o jogador do Audax recuar até o inicio do 2º terço do campo para buscar a posse da bola e decidir por onde a jogada vai ser executada.

Valdés - Recua para construir

Valdés recuando para ter a posse de bola.

Na fase ofensiva, Valdés costuma distribuir o jogo e ser vertical na aceleração sem a bola buscando estar próximo ou dentro da grande área. Tem facilidade no remate de média distância, apresentando um aproveitamento de 42% de acertos na baliza adversária. Não se pode dizer que ele é um meio campista com grande presença de área, porém apresenta bom aproveitamento de oportunidades, tendo 15% das oportunidades, remates e cabeçadas transformadas em gol.

Valdés - Entra na Area

Presença dentro da área

Com a bola nos pés, Valdés é extremamente inteligente. Dono de um bom 1º toque, excelente drible curto e  boa visão de profundidade, torna-se um jogador perigoso na construção ofensiva, tendo 87% de acertos nos passes organizacionais, 95% nos lançamentos e 77% nos dribles e duelos ofensivos.

Valdés - Mapa de Dribles

Mapa de Dribles —————>

Sua técnica é acima da média, porém precisa evoluir na recomposição defensiva e na intensidade do jogo. Ainda é um jogador pouco participativo na fase defensiva e que tem alto índice de perda de bola por jogo (15 bolas em média). Em jogos contra equipes maiores, percebe-se que Valdés é mais atento e apresenta maior combatividade porém no geral, precisa manter uma regularidade durante todo o jogo.

Valdés - Recomposição

Recomposição Defensiva Tardia

Diego Valdés é um jogador de muita qualidade técnica e que tem capacidade para atuar em campeonatos ou times de maior nível. Existem pontos fracos no seu jogo que podem ser minimizados e corrigidos caso tenha a devida orientação. De fato, é um jogador que merece ser monitorado de perto.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: