LEIA TAMBÉM

LUCIANO CABRAL – MEIA – ARGENTINOS JUNIORS

Hoje trazemos a análise do meia argentino naturalizado chileno Luciano Cabral, jogador do Argentinos Juniors, nascido em 1995.

Luciano-Cabral-15

Cabral é formado nas categorias de base do CAI (Comisión de Actividades Infantiles), clube da Patagônia pelo qual atuou em 2 partidas como profissional em 2011.  Em 2012 se transferiu para as categorias de base do Argentinos Juniors, fazendo sua estreia nos profissionais em 2014, desde então atuou em 42 partidas, 22 como titular da equipe, totalizando 2376 minutos em ação. Cabral também participou do Sul-Americano Sub-20 pela Seleção Chilena, já que possui a dupla nacionalidade.

MOVIMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

Luciano Cabral é um meio campista destro, que atua na penúltima linha do time na região central. Pode atuar em uma linha com 3 jogadores em esquemas 4-2-3-1, tendo um companheiro na região em esquemas 3-4-2-1 ou sozinho na penúltima linha em esquemas 4-2-1-2, entre outros.

Trata-se de um jogador destro que tem muita facilidade em ser referência na armação e organização das jogadas ofensivas, sabendo se movimentar verticalmente para ter a posse de bola no inicio do 2º terço do campo. Não é um meio campista que costumar auxiliar a construção ofensiva pelos lados do campo, tendo maior preponderância na faixa central e no “half-space”.

Luciano Cabral - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————–>

CARACTERÍSTICAS

Cabral normalmente recebe a bola dos volantes, não participando da saída de bola desde a 1ª linha do time. Trata-se de um jogador que tem muita facilidade em atuar em espaço reduzido, tendo poucos momentos em que recebe a bola sem estar cercado por um ou dois marcadores. Nas poucas vezes que recebe a bola em condições de dimensionar o campo de atuação, Cabral consegue obter bons passes infiltrantes. Seu aproveitamento nesse quesito é de 50%.

Cabral - Fase Ofensiva

Momento raro em que tem o campo de visão aberto

O jovem do Argentinos Juniors é um jogador extremamente técnico, com bom 1º toque, drible curto, porém sem grande velocidade. Essa característica, aliada ao fato de que está sempre muito bem marcado, fez com que Cabral desenvolvesse uma capacidade muito grande de proteção de bola, apesar de ter pouca estrutura física (1,70m). Por vezes, essa manutenção de bola acaba sendo realizada em excesso, desperdiçando boas oportunidades de agregar velocidade à construção ofensiva.

Cabral - Proteção de bola

Proteção de Bola – 03 marcadores

Não é raro ver Luciano Cabral se livrando da marcação com dribles curtos, seu aproveitamento nesse quesito é de 85%. É um jogador que possui muitos recursos técnicos, tendo 89% de passes corretos, sendo que 54% são para frente. Nos lançamentos ainda é mais efetivo, tendo 95% de acertos.

Cabral busca muito o espaço entre a 1ª e a 2ª linha adversária, porém não é um meia que tem presença de área e poder de finalização. Seu remate não é dos melhores e apenas 36% deles são direcionados a baliza adversária, sendo que 15% se transformam em gols. Trata-se de um jogador que participa de forma razoável na recomposição defensiva, procurando sempre fechar espaços entre as linhas e acompanhar o adversário até o 1º terço do campo.

Cabral - Fase Defensiva

Fase Defensiva

De fato, Cabral é um dos mais promissores meias do futebol sul-americano. Por ser muito jovem, ainda precisa maturar em diversos aspectos, principalmente nas tomadas de decisões, porém é possível afirmar que se tornará um jogador importante no cenário continental, desde que continue evoluindo.

Autor: Giovani Dalla Valle

1 comentário em LUCIANO CABRAL – MEIA – ARGENTINOS JUNIORS

  1. Está vindo para o Atletico PR, ótimo clube para ele amadurecer e se tornar um grande jogador

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: