LEIA TAMBÉM

SALGUEIRO – MEIA OFENSIVO – OLIMPIA

Nossa análise de hoje é sobre o uruguaio Juan Manuel Salgueiro, meia atacante do Olimpia, nascido em 1983.

paraguays_olimpia_player_juan_manuel_salgueiro_celebrates_after_scoring_against_argentina_newells

Salgueiro foi revelado pelo Danubio do Uruguai e estreou profissionalmente em 2002, permanecendo até 2006. Após a saída do futebol uruguaio, Salgueiro passou pelo Real Murcia da Espanha e Necaxa do México sem grande sucesso. Em 2007 se transferiu para o Estudiantes da Argentina, clube pelo qual fez 92 jogos, marcou 10 gols e deu 17 assistências, sagrando-se campeão da Copa Libertadores de 2009, competição que foi titular em 05 partidas das 08 que disputou. Sua passagem pelo clube de La Plata encerrou em 2010, ano em que atuou pela LDU do Equador em 48 partidas, marcando 10 gols e dando 7 assistências. De fevereiro de 2011 a julho de 2012, Salgueiro atuou em 54 partidas pelo San Lorenzo da Argentina, marcando 08 gols e dando 03 assistências. Após sua passagem pelo San Lorenzo, Salgueiro chegou ao Olimpia do Paraguai, permanecendo até o final de 2013 após atuar em 60 jogos e marcar 16 gols. Em 2014, atuou sem muito brilho no Toluca do México, retornando ao Olimpia no 2º semestre, permanecendo no clube paraguaio desde então. Sua última passagem pelo Olimpia, contabiliza 58 jogos, 40 como titular, 11 gols marcados e 08 assistências. Desde 2007, Salgueiro atuou 20422 minutos e marcou 59 gols na carreira, uma média de 01 gol a cada 346 minutos, além de ter dado 35 assistências.

Salgueiro - Posicionamento

Salgueiro é um meia-atacante destro, que atua na penúltima linha do time em região central, normalmente em esquemas 4-2-3-1, 4-3-1-2 ou 4-4-1-1 Pode também atuar na última linha como atacante em esquemas 4-4-2 ou 3-5-2, também em região próxima da faixa central.

Trata-se de um jogador que se movimenta bem de forma horizontal, sendo o portador da bola ou estando em posição oportuna para recebe-la. Não é um jogador que atua com naturalidade rente à linha lateral, porém sabe se posicionar também no “half-space”.

Salgueiro - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————->

Salgueiro é um meia que costuma procurar o espaço atrás da 2ª linha do time adversário, servindo como apoio aos homens da última linha do seu time. O jogador uruguaio tem facilidade no enfrentamento 1×1, apresentando 86% de vitórias nos dribles. Normalmente recebe a bola e procura a vantagem pessoal em um marcador, para depois utilizar o passe como ferramenta de avanço de terreno.

Salgueiro - Fase Ofensiva

Fase Ofensiva

Em matéria de organização de jogo, Salgueiro é extremamente efetivo. Sua inteligência é bastante apurada e o torna um jogador extremamente perigoso na armação das jogadas, tendo um aproveitamento de 86% nos passes organizacionais e 66% nos passes infiltrantes. O novo reforço do Botafogo tem boa capacidade de manutenção da posse da bola e também de condução, demonstrando que sabe a proteger com efetividade utilizando sua boa estrutura física (1,77 m). mesmo sem possuir grande velocidade.

Salgueiro gosta de estar com a bola nos pés e se não a recebe, costuma recuar ao início do 2º terço do campo para ser o portador da bola e ter o campo de visão aumentado. Não é mais o jogador do último passe e sim aquele que determina aonde vai ser construído o momento final da fase ofensiva.

Salgueiro - Saída de Bola

Recuo para iniciar a fase ofensiva.

Sua intensidade já foi maior e seu poder de recomposição e pressão ao portador da bola estão de acordo com o período descendente de sua explosão e potência. Não se trata de um jogador que emprega um ritmo acelerado nas ações ofensivas e defensivas. Atualmente não é um meia útil para dificultar a saída de bola adversária e nem para fechar espaços entre as linhas.

Salgueiro - Fase Defensiva

Fase Defensiva

Na fase defensiva normalmente está centralizado, se posicionando como um dos homens mais adiantados do time. Na transição defensiva, dificilmente proporciona uma marcação pressão ao portador da bola ou ao possível recebedor.

Salgueiro - Pressão

Distância do portador da bola

Salgueiro não é um meia com grande capacidade de penetração e finalização. Apenas 5% dos seus últimos 82 remates se transformaram em gols. Ainda é um jogador de boa qualidade técnica e que pensa de forma inteligente, porém já não encontra tanta facilidade na execução.

De fato, não é mais o jogador que fora anteriormente porém, ainda pode útil ao Botafogo. Salgueiro é um jogador de nível técnico qualificado, de boa capacidade de organização e muito experiente. Não sendo mais garoto, não pode-se exigir que desempenhe funções que outrora desempenhava, mas pode-se esperar que ainda tenha um rendimento interessante.

Jogos recentes observados.

Nacional Assunción 2×2 Olimpia – 03/02/2016

Olimpia 0x0 Deportivo Santaní – 05/12/2015

Olimpia 1×2 Guaraní – 04/10/2015

Independiente 1×0 Olimpia – 24/09/2015

Águilas Doradas 1×2 Olimpia – 16/09/2015

Olimpia 3×1 General Díaz – 06/09/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: