LEIA TAMBÉM

ZEBALLOS – LATERAL DIREITO – DEFENSOR

Hoje analisamos o lateral direito Emilio Zeballos, nascido em 1992, jogador do Defensor do Uruguai.

Zeballos

Zeballos é formado nas categorias de base do Defensor e estreou profissionalmente em 2012, após ter tido grande participação no vice campeonato da  Copa Libertadores Sub-20. Desde então, atuou em 102 partidas, todas como titular, marcou 4 gols e deu 07 assistências.

Trata-se de um defensor que atua na primeira linha do time em posição de amplitude. Realiza com bastante efetividade a movimentação vertical para participar da construção das jogadas ofensivas e a horizontal para ocupar o espaço de um zagueiro quando esse se solta da linha defensiva para realizar a abordagem ao portador da bola.

Zeballos - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————->

Na fase defensiva, Zeballos é um jogador muito objetivo e agressivo no desarme. Possui boa capacidade de marcação e costuma estar muito próximo do adversário, tanto quando a equipe realiza uma marcação baixa ou quando realiza uma marcação alta. Nos duelos defensivos, apresenta 49% de vitórias sobre o adversário e realiza em média 06 interceptações por jogo.

Zeballos - Marcação proxima e avançada

Marcação Alta, linha larga e proximidade ao adversário

Zeballos é um jogador bastante ágil e consegue mudar a direção da aceleração com razoável facilidade, principalmente nos duelos defensivos. Sua boa capacidade de posicionamento também é importante para auxiliar na parte defensiva. O lateral do Defensor consegue dimensionar bem o momento de encurtar ou alargar a linha defensiva e participa dessa movimentação com naturalidade, inclusive auxiliando na saída de bola. Enfrenta algumas dificuldades no espaço entre a 1ª e a 2ª linha do time, normalmente em jogadas que fica em desvantagem numérica em relação ao adversário.

Zeballos - Posição Central

Linha defensiva curta e saída de bola

Emilio Zeballos é um jogador que tem muita capacidade física, resistência e potência. Sua velocidade também é boa, porém melhor sem a bola do que quando é o portador dela. Sua movimentação no 1º e 2º terço é extremamente vertical e normalmente realizada através de um passe e aproximação ao companheiro ou projeção rente à linha lateral em velocidade. Sua potência e velocidade fazem com que ele não precise passar constantemente da linha do bola, esperando o momento certo de se projetar no espaço vazio. Seu aproveitamento nos passes organizacionais é de 84%, sendo que 66% deles são direcionados para frente.

Zeballos - Projeção

Projeção retardada – Antes da linha da bola.

Trata-se de um jogador que utiliza muito a força para romper as linhas adversárias. É extremamente participativo e forte na movimentação ofensiva pelo lado direito, normalmente buscando o fundo do campo para realizar cruzamentos, quesito que apresenta 33% de precisão. Sua movimentação no último terço é interessante, sabe se projetar bem e infiltrar na área adversária, não em diagonal mas através de movimentos horizontais após tabelas de média velocidade. Nos duelos ofensivos, Zeballos apresenta 69% de vitórias.

Zeballos - Infiltração

Presença de Área

Quando a jogada não é realizada pela direita, Zeballos tem bom acompanhamento e procura centralizar a movimentação para participar da construção ou definição da jogada. Por se tratar de um defensor de 1,85 m de altura e com bastante força, pode-se imaginar que não seja ágil na movimentação ofensiva porém, Zeballos possui certa inteligência e coordenação nas ações próximas a área adversária.

Zeballos - Presença de Area

Infiltração pelo lado oposto

De fato, Zeballos é um lateral direito com bons recursos técnicos e entendimento tático. Em um mercado carente de bons laterais como o brasileiro, Zeballos seria uma excelente contratação para os clubes desse cenário.

Jogos observados:

Fénix 3×0 Defensor – 05/12/2015

Defensor 1×2 River Plate – URU – 27/11/2015

Defensor 2×2 El Tanque Sisley – 20/11/2015

Defensor 0x0 Huracán – 27/10/2015

Huracán 1×0 Defensor – 04/10/2015

Nacional 4×0 Defensor – 04/10/2015

Defensor 0x0 Lanús – 02/10/2015

Lanús 0x0 Defensor – 25/09/2015

Defensor 3×1 Peñarol – 30/08/2015

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: