LEIA TAMBÉM

MICHAEL SANTOS – ATACANTE – RIVER PLATE-URU

Hoje trazemos a análise sobre o uruguaio Michael Santos, atacante do River Plate de Montevidéu, nascido em 1993.

10a rodada michel-santos-festejo-gol

Michael é formado nas categorias de base do River Plate, clube pelo qual estreou profissionalmente em 2011. Desde lá, já atuou em 89 partidas, marcando 42 gols e dando 13 assistências. O atacante teve destaque também nos Jogos Panamericanos de 2015, aonde atuou em 05 partidas e marcou 01 gols, sendo peça importante no título da Seleção Uruguaia Sub -22. Pela Seleção principal atuou em 02 partidas em 2015 e não marcou gols. Michael Santos já atuou por 5014 minutos e fez 42 gols em competições profissionais, tendo uma média de 01 gol a cada 119 minutos.

Trata-se um atacante que atua na última ou penúltima linha do time. Pode ocupar posições de amplitude pela direita ou esquerda e também pode atuar centralizado. Em esquemas 4-4-2, faz a função de segundo atacante. Em esquemas 4-3-3 atua aberto pelos lados ou centralizado, da mesma forma que em esquemas 4-2-3-1.

Santos - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————>

Michael Santos é um jogador destro que ocupa muito bem os dois últimos terços do campo. Sua movimentação é efetiva e de forma horizontal e vertical. Quando atua em posição inicial de amplitude, realiza muito bem a centralização das ações e também consegue abranger a região do fundo do campo. Em posição central oferece perigo por ser um bom organizador e ter boa visão de profundidade.

O atacante do River Plate-URU tem boa noção de posicionamento e consegue ocupar o espaço oportuno desde o 2º terço do campo. Participa com bastante qualidade da construção ofensiva, procurando centralizar as ações e se aproximando dos companheiros com tabelas curtas e passes rápidos.

Santos - Amplitude no 2º terço

Fase Ofensiva – Amplitude no 2º terço

Por se tratar de um atacante com bastante mobilidade e razoável força, Michael consegue também realizar ações pelo centro do último terço do campo. É um jogador que tem bom poder de finalização, transformando em gols 42% das oportunidades que chegam para ele. Sabe buscar com bastante intensidade o espaço entre os zagueiros adversários, procurando uma posição boa para finalizar.

Buscando o espaço atrás da linha defensiva

No último terço, tem facilidade também para jogar rente à linha lateral. Normalmente é um jogador mais definidor do que organizador nesse espaço do campo. Procura o enfrentamento 1×1 e o cruzamento com frequência.

POSTADO - Santos - Fase Ofensiva - Amplitude

Duelo e Cruzamento

Na fase defensiva, Michael Santos também participa. Normalmente realiza a abordagem ao portador da bola logo na fase inicial. Sua participação independente da posição inicial que ocupa. Já vimos Santos pressionar a saída de bola quando atuou pelos lados e também quando centralizado.

Santos - Pressão

Abordagem ao portador da bola

Em casos em que a jogada não é interrompida, Michael acompanha o desfecho até o primeiro terço do campo. Não é um jogador de abordagem agressiva, porém consegue ocupar bem os espaços e dificultar as ações ofensivas adversárias.

Santos - Fase Defensiva

Fase defensiva – 1º terço

Tecnicamente é um jogador de boa qualidade. Tem bom 1º toque, drible curto e controle de bola. Apresenta 62% de vitórias nos duelos ofensivos e 76% de aproveitamento nos passes. Ainda apresenta erros na tomada de decisão e por vezes na manutenção da bola em excesso.

Trata-se de um atacante que sabe jogar com bolas curtas e longas. Apresenta facilidade de deslocamento e capacidade organizacional. De fato, é um jogador com diversos recursos técnicos e bom entendimento tático. Fisicamente tem boa estrutura e é razoável altura (1,74 m ).

Michael Santos é sem dúvidas um dos atacantes com maior potencial no futebol sul-americano. É provável que não permaneça no Uruguai após a Copa Libertadores 2016 e siga o processo de desenvolvimento da sua carreira fora do país. Ainda é um jogador que precisa evoluir em muitos aspectos e precisa atuar em nível maior de competição para que seus pontos fortes sejam potencializados e seus pontos fracos minimizados.

Jogos observados:

Universidad Chile 0x0 River Plate-URU 09/02/2016

River Plate-URU 2×0 Universidad Chile – 03/02/2016

Defensor 1×2 River Plate-URU – 27/11/2015

Equador 2×1 Uruguai – 12/11/2015

El Tanque Sisley 2×1 River Plate-URU – 06/11/2015

River Plate-URU 2×1 Danubio – 18/10/2015

River Plate-URU 4×0 Peñarol – 27/09/2015

Costa Rica 1×0 Uruguai – 09/09/2015

Uruguai Sub-22 1×0 México Sub-22 – 26/07/2015

Brasil Sub-22 1×2 Uruguai Sub-22 – 23/07/2015

1 Trackback / Pingback

  1. RIVER PLATE-URU- ANÁLISE, ESTATÍSTICAS E VÍDEOS | FUTEBOL PLANEJADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: