LEIA TAMBÉM

NICOLÁS CASTILLO – ATACANTE – UNIVERSIDAD CATÓLICA

Nossa análise de hoje é sobre Nicolás Castillo, atacante nascido em 1993, jogador da Universidad Católica.

Nicolás Castillo

Castillo começou sua carreira na Universidad Católica do Chile em 2010 com apenas 17 anos. Nas temporadas seguintes, Castillo passou a ser utilizado com frequência como titular da equipe. Em 04 temporadas jogou 68 jogos e marcou 28 gols até ser transferido para o Club Brugge da Bélgica. No clube belga, atuou em metade da temporada 2013/2014 e metade da temporada 2014/2015, totalizando 39 partidas, 20 como titular e 10 gols marcados.Para o restante da temporada 2014/2015 foi emprestado ao Mainz da Alemanha, clube pelo qual entrou em campo por apenas 27 minutos. Em abril de 2015 se lesionou gravemente no joelho e perdeu o restante da temporada.

No segundo semestre de 2015 foi emprestado ao Frosinone da Itália, time em que jogou por apenas 06 jogos sem marcar gols, ainda se recuperando da lesão sofrida. Em janeiro de 2016 acertou seu retorno ao Universidad Católica e está superando todas as expectativas. É o atual artilheiro do Torneio Clausura com 06 jogos e 10 gols marcados. Pelas seleções de base do Chile, disputou o Sul-Americano e o Mundial Sub-20 em 2013, além do Torneio de Toulon em 2014. Pela seleção principal, atuou em 01 partida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Castillo - Posicionamento

O atacante da Universidad Católica é um jogador que atua na última linha do time. Normalmente ocupa isoladamente a linha em esquemas 4-2-3-1 ou 4-1-4-1. Pode também atuar com um companheiro em esquemas 4-4-2 ou 4-1-3-2.

Trata-se de um atacante que não tem na movimentação sua ferramenta principal. Atua centralizado, buscando espaço entre os zagueiros adversários. Costuma realizar o deslocamento horizontal e vertical para receber a bola, porém sem grande capacidade de construção ofensiva.

Castillo - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————–>

Nico Castillo é um atacante de muita força física. Tem excelente presença de área e posicionamento no último terço do campo. Costuma se posicionar dentro da 1ª linha do time adversário, objetivando fornecer profundidade e buscando espaço para a finalização.

Castillo - Busca de espaço entre os zagueiros

Posicionamento dentro da 1º linha adversária.

Sua baixa mobilidade não o impede de realizar o deslocamento em direção aos lados do campo. Do centro para o lado, Castillo também busca o espaço para a infiltração ou o momento ideal para realizar o pivô.

Castillo - Deslocamento entre as linhas

Deslocamento horizontal para realizar o pivô

Castillo é um jogador muito inteligente e objetivo para o passe rápido. Não fica muito tempo com a bola e costuma ser bastante importante para o descobrimento de espaços e situações de finalização para si próprio e também para os companheiros.

Sua área de atuação não pode ser muito abrangente. O atacante já demonstrou pouco produtivo quando atua pelo lado do campo. No último terço do campo, em posição central, torna-se extremamente perigoso e proporciona ao time uma profundidade importante.

Trata-se um jogador que tem razoável velocidade e boa explosão. Conseguindo ter sucesso nos duelos ofensivos utilizando a força física e a aceleração. Costuma ser o último jogador do time e tem boa noção de posicionamento e capacidade de leitura da jogada, conseguindo realizar boas infiltrações e deslocamentos corretos em direção ao ponto em que o portador da bola vai acioná-lo.

Castillo - Diagonal e verticalidade

Deslocamento e disputa de bola após passe em ponto futuro

Normalmente é o alvo da 1ª bola e tem a responsabilidade de protegê-la. Tem bastante importância na manutenção da primeira linha adversária no campo de defesa, dando bastante trabalho para o marcador em situações de disputas.

Alvo da 1ª Bola.

Alvo da 1ª Bola.

Castillo acerta 80% dos passes que realiza. A região em que mais executa esse tipo de ação é no final do segundo e início do terceiro terço. Em posição central busca intensamente a finalização, tendo uma média de 01 gol a cada 04 tentativas.

Nicolás Castillo é um jogador que merece ser monitorado pelos grandes clubes da América do Sul. Está demonstrando uma capacidade goleadora interessante e ainda pode evoluir muito ao longo da carreira. Este ano já foram 10 gols em 06 jogos, uma média de 01 gol a cada 52 minutos.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: