LEIA TAMBÉM

JÚNIOR DUTRA – ATACANTE – AL ARABI

Hoje analisamos o atacante brasileiro Júnior Dutra, nascido em 1988, jogador do Al Arabi do Qatar.

Dutra - Ficha

Júnior começou sua carreira profissional no Santo André em 2008, porém teve passagens pelas categorias de base do Santos e do Atlético Paranaense antes de chegar ao ABC paulista. Em 2009 atuou em 37 jogos, 32 deles como titular e marcou 06 gols dentro do Campeonato Paulista e Brasileiro. Sua boa participação chamou a atenção do Kyoto Sanga do Japão, clube pelo qual atuou por 02 temporadas, totalizando 66 jogos, 47 deles como titular, 14 gols marcados e 05 assistências realizadas.

Em 2012 acertou sua transferência para o Kashima Antlers, pelo qual atuou em 42 partidas, marcou 11 gols e deu 06 assistências. Em 2013 chegou ao futebol europeu para atuar no Lokeren da Bélgica, permanecendo por 02 anos na equipe. Atuou na metade da temporada 2012/2013, em 2013/2014 e em metade da temporada 2014/2015. Ao todo foram 78 jogos, 50 deles como titular, 15 gols marcados e 07 assistências dadas.

Dutra está desde o inicio de 2015 no Al Arabi do Qatar, clube pelo qual atuou em 22 partidas, 15 delas como titular e marcou 11 gols. Totaliza 1362 minutos pela equipe, resultando uma média de 01 gol a cada 123 minutos.

Dutra - Posicionamento

Trata-se um jogador que atua na última ou até mesmo na penúltima linha do time. Costuma atuar como referência em esquema 4-2-3-1 ou junto á outro atacante em esquemas 4-4-2 ou 3-5-2. Normalmente ocupa uma posição inicial centralizada na última linha do time, porém ao decorrer do jogo pode realizar ações com mais amplitude.

Dutra é um atacante que possui boa mobilidade, porém não é um velocista. É comum ver Dutra  se movimentar horizontalmente e verticalmente para auxiliar a construção ofensiva. Caindo pelos lados ou recuando pelo centro, Dutra não é um jogador que demonstra grande intensidade e força, demonstrando mais características de organização do que de rompimento de linhas.

Mapa de Calor ---------->

Mapa de Calor ———->

Atuando centralizado como referência, Dutra serve muito bem como pivô. É um jogador que tem bom controle de bola e qualidade na sua manutenção. Com isso consegue abrir espaços e temporizar o jogo ou acelerá-lo conforme a necessidade no último terço. Dutra tem bom aproveitamento nos passes, apresentando uma média de 76% de acertos. 55% dos passes que dá são para trás, evidenciando o trabalho de pivô.

Dutra - Posicionado entre os zagueiros

Centralizado entre os zagueiros

 

Na fase ofensiva também pode se movimentar horizontalmente para participar das ações. Esse movimento de lateralização ocorre principalmente em jogadas de contra-ataques. Nesse tipo de lance, Dutra demonstra boa técnica e visão de profundidade, normalmente procurando a diagonal e não o fundo do campo. Utiliza bastante o drible para dar seguimento nessas jogadas, tendo um aproveitamento de 81% nesse quesito.

Dutra - Sabe se movimentar para abrir espaço - Contraataques

Movimentação pelo lado.

Na maioria das vezes, Dutra assume seu papel de centroavante em momentos iniciais da fase ofensiva. Normalmente procura se posicionar entre os zagueiros adversários, objetivando uma infiltração ou a finalização de média distância. A posição inicial de referência no ataque é mantida, objetivando a manutenção da organização ofensiva e fornecendo uma base para a circulação da bola através dele ou dos companheiros.

Dutra - Centralizado

Referência

Trata-se de um atacante que tem boas ferramentas de organização de jogo e que tem boa presença de área. Sua altura, aceleração e porte físico o tornam um jogador mais interessante próximo da área do que caindo pelos lados do campo. Quando está em posição oportuna de finalização, Dutra não hesita em tentar o remate. Seu aproveitamento é bom, apresentando um índice de 01 gol a cada 3,75 finalizações.

Dutra - Busca a Finalização

Busca pela finalização

O atacante brasileiro tem características importante para um atacante. Trata-se de um jogador que sabe atuar em posição central mas que também pode atuar em posição de maior amplitude se estiver bem fisicamente e com ritmo de jogo. Sua presença de área é interessante mas pode ser mais aprimorada. Dutra não fez muitos gols na carreira até então. Ao todo foram 57 na carreira. Sua média é de 01 gol a cada 266 minutos em campo.

A quantidade de gols marcados pode não ser grande, porém trata-se um jogador que pode ser útil a diversas equipes do Brasil. Em forma, com ritmo de jogo e sendo bem aproveitado, Dutra pode render bastante como referência de ataque e suporte para a movimentação dos extremas e meias da equipe.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: