LEIA TAMBÉM

DOUGLAS MOREIRA – VOLANTE – CRICIÚMA

Nossa análise de hoje é sobre o volante Douglas Moreira, nascido em 1996, jogador do Criciúma.

Douglas Moreira 1

Douglas é formado nas categorias de base do Criciúma e estreou profissionalmente em 2014 durante o Campeonato Brasileiro. Em 2015 passou a ser mais utilizado, sendo titular da equipe em 18 oportunidades. Na atual temporada, Douglas é titular absoluto da equipe, tendo realizado 10 partidas e marcando 01 gol.

Douglas Moreira - Posicionamento

Moreira é um meio campista que atua na segunda linha do time. Trata-se de um volante que pode atuar pelo lado direito ou esquerdo da região central. Normalmente atua ao lado de outro volante em esquemas 4-2-3-1 ou 4-2-1-3. Nesse último sistema de jogo pode até atuar na terceira linha do time.

O jovem de 19 anos é um volante que realiza com grande intensidade o movimento horizontal para se deslocar pelo segundo terço do campo. Tem facilidade em situações pelos lados do campo e pelo centro. Verticalmente também é muito intenso, apresentando facilidade para se deslocar pela região centro do primeiro ao terceiro terço.

Douglas Moreira - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————->

Na fase defensiva é um jogador que tem uma abordagem agressiva e intensa ao portador da bola. Sua mobilidade permite que seja efetivo na saída para dar o bote. Entretanto, não é no desarme que Douglas se destaca, realiza em média 2.7 por jogo. Enquanto realiza 4 interceptações. Sua estrutura física pouco avantajada e sua agilidade contribuem para que isso ocorra.

Douglas Moreira - Fase Defensiva - Marcação Próxima

Marcação próxima – saída e antecipação.

Pelos lados do campo e pelo half-space tem a mesma facilidade no combate do que pelo centro. Chama atenção sua capacidade de deslocamento e velocidade para estar sempre próximo do adversário portador da bola.

Douglas Moreira - Fase Defensiva - Lateral Fundo

Marcação próxima – primeiro terço – lateral

Douglas Moreira tem um aproveitamento de 40% nos duelos defensivos. Ou seja, em 60% das vezes ele é driblado, porém tem uma boa capacidade de alternar o movimento ao ser driblado. Dessa forma consegue estar sempre pronto para realizar a abordagem e realiza isso em diversas regiões do campo.

Duelos Defensivos ------->

Duelos Defensivos ——->

Na fase ofensiva, Douglas também demonstra intensidade. Trata-se de um volante com boa chegada no último terço, boa condução de bola e que tem bom passe vertical. O jovem do Criciúma participa de todas as etapas da fase ofensiva.

Pode recuar junto aos zagueiros para realizar a saída de bola. Apresentando 92% de acertos nos passes organizacionais, sendo 57% deles direcionados para frente.

Douglas Moreira - Saída de Bola

Saída de Bola – Primeira Linha

No segundo momento da fase ofensiva, Douglas também pode ser útil. Muitas vezes é o jogador que se encarrega de realizar a transição da bola da segunda linha para a terceira linha do time. Essa transição normalmente é feita conduzindo a bola ou realizando passes verticais. Quesito que Douglas apresenta 65% de acerto.

Douglas Moreira - Fase Ofensiva - Distribuição

Fase ofensiva – Distribuição

Ao realizar o passe, Douglas Moreira normalmente não permanece na mesma posição. Trata-se de um jogador que costuma buscar a projeção vertical pelo corredor central. É comum vermos Douglas ultrapassar a linha da bola e buscar uma entrada atrás da segunda linha do time adversário. Quando consegue avançar pelo terreno conduzindo a bola, torna-se um jogador perigoso nos remates de média distância. Nesse quesito, Douglas tem aproveitamento de 40% de acerto no gol adversário.

Douglas Moreira - Fase Ofensiva - Passa da Linha da Bola

Projeção no último terço

Douglas é um jogador que tem muito o que evoluir. Somente atuou em 37 partidas como profissional, totalizando 2737 minutos em campo. Porém já é possível perceber que trata-se de um jogador com bastante potencial e que se bem trabalhado pode se tornar um meio campista interessante dentro do cenário nacional.

Douglas vai precisar ser ainda mais efetivo nas projeções ao terceiro terço, minimizando os erros na tomada de decisão nessa região do campo, além de continuar realizando a boa distribuição de bola apresentada. Dessa forma, em pouco tempo, vai passar a entrar na pauta de diversos times do futebol brasileiro e até internacional.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: