LEIA TAMBÉM

FERNANDO ZUQUI – MEIO CAMPO – GODOY CRUZ

Nossa análise de hoje é sobre o meio campista argentino Fernando Zuqui, jogador do Godoy Cruz, nascido em 1991.

Zuqui

Zuqui é formado nas categorias de base do Godoy Cruz e estreou profissionalmente em 2012. Assumiu a titularidade da equipe em 2014 e a capitania em 2015. Contabiliza 73 jogos pelo Godoy Cruz, sendo 58 deles como titular, totalizando 5004 minutos em campo. Zuqui marcou 01 gol e deu 08 assistências desde que estreou profissionalmente.

fernando-zuqui.jpg_274898881

Trata-se de um meio campista que atua na segunda ou terceira linha do time. Pode atuar em posição centralizada como volante ou como meia direita. Normalmente ocupa o half-space direito em esquemas 4-4-2, posicionado em um losango no meio campo.

Zuqui - Posicionamento

Zuqui é um jogador de extrema mobilidade. Se movimenta de forma bastante intensa pelo segundo e terceiro terço do campo. Sua capacidade de jogar rente à linha lateral chama atenção, da mesma forma a intensidade em que realiza ações pela região central do campo.

Mapa de Calor ------>

Mapa de Calor ——>

Na fase ofensiva, Zuqui é elemento importante para realizar a transição do segundo para o terceiro terço. Posicionado pelo corredor centro-direito, executa com bastante efetividade a proteção e condução de bola.

Zuqui - Losango - Lado direito

Losango – Lado direito

A abrangência territorial que Zuqui proporciona o time é excelente. É um jogador que na fase ofensiva também pode proporcionar amplitude, se posicionando na extrema direita. Tem facilidade para receber a bola de costas para o marcador, protegê-la e mantê-la sob domínio.

Zuqui - 4-4-2 - Posição de Amplitude 2

Amplitude

Zuqui em posição de amplitude, procura centralizar as ações e realiza uma movimentação que permite abrir espaços para o lateral direito para outro jogador que vem de trás. É um jogador que tem bom entendimento tático.

Zuqui - Movimento central

Centralização e abertura de espaços

Constantemente ultrapassa a linha da bola e se posiciona atrás da segunda linha do time adversário, procurando um espaço para receber a bola e utilizar sua boa visão de profundidade e condução. Com a bola nos pés, Zuqui demonstra muita qualidade.

Possui um excelente controle de bola e drible curto. Apresenta 89% de vitórias nos duelos ofensivos, se desvincilhando quase sempre do primeiro marcador. O jogador do Godoy Cruz também tem bons índices de passes certos: 90% nos passes organizacionais, 64% nos passes infiltrantes, 83% nos lançamentos e 36% nos cruzamentos. Em questão de remates de média distância, Zuqui apresenta 33% de acertos ao gol adversário. É uma ação que ele costuma realizar quando é o receptor do rebote e não quando a jogada está sendo trabalhada.

Na fase defensiva, Zuqui participa junto a segunda linha. Normalmente ocupa a região do corredor direito. Por vezes tem dificuldades em recompor rapidamente quando realiza alguma ação ofensiva. Sua combatividade é boa e baseada na mobilidade e velocidade.

Fase defensiva.

Fase defensiva.

É um jogador extremamente importante na transição defensiva e na marcação da saída de bola adversária. Quando o Godoy Cruz perde a bola, Zuqui aborda rapidamente o portador. Quando o adversário está iniciando a movimentação ofensiva pela primeira linha, aborda com agressividade o adversário pelo lado direito.

Zuqui - 4-4-2 - Pressão na saída de bola

Pressão na saída de bola.

Zuqui é um jogador leve, porém consegue ser razoavelmente eficiente nos duelos defensivos e na marcação. Apresenta 30% de vitórias em abordagens. Normalmente realiza o dobro de interceptações do que desarmes. é um jogador que consegue empregar mobilidade e se posicionar bem para fechar espaços, porém não é um volante que pode ser considerado defensivo.

De fato, Zuqui é um jogador extremamente interessante e que está pronto para atuar em clubes com pretensões maiores do que o Godoy Cruz. Ainda possui pontos de melhorias, podendo evoluir na tomada de decisão e na condução de bola em excesso, porém já não há duvidas sobre a boa condição atual e potencial futuro do jogador do Godoy Cruz.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: