LEIA TAMBÉM

GÓMEZ – LATERAL DIREITO – LANÚS

Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito argentino José Luiz Gómez, jogador do Lanús, nascido em 1993.

Gómez

Gómez é formado nas categorias de base do Racing Club e estreou profissionalmente em 2013, durante o Torneio Inicio da temporada 2013/2014 e logo assumiu a titularidade da equipe. Realizou 30 partidas pela equipe, 26 delas como titular, sem marcar gols. Para o ano de 2015 foi emprestado ao San Martín de San Juan, aonde teve grande destaque, realizando 30 jogos como titular e marcando 03 gols. Em 2016 está emprestado ao Lanús, clube pelo qual está desempenhando um bom inicio de temporada. No atual ano já realizou 06 partidas, todas como titular.

Gómez - Posicionamento

José Luis Gómez é um defensor que atua na primeira, segunda ou terceira linha do time em posição de amplitude. Trata-se de um jogador que ocupa a região lateral direita do campo. Pode atuar como defensor ou ala em esquemas 4-4-2, 4-1-4-1 e 4-1-3-2 ou outros em que a amplitude seja proporcionada no segundo terço do campo.

Gómez é um jogador de grande capacidade física e velocidade, tanto na fase defensiva quanto na ofensiva. Sua movimentação é extremamente intensa. É um jogador de muita abrangência territorial, sabendo utilizar muito o movimento vertical e horizontal/diagonal em todos os terços do campo.

Gómez - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———>

Na fase defensiva, Gómez apresenta boa noção de marcação e principalmente intensidade. É um jogador que tem uma capacidade muito grande de recomposição defensiva, realiza muito bem a cobertura e tem facilidade para se desgarrar da primeira linha e realizar a abordagem ao adversário.

Em jogadas rente à linha lateral, consegue se movimentar bem e realizar com efetividade a abordagem. Parte da região central para o lado, alongando o espaço entre ele e o zagueiro.

Gómez - Fase Defensiva - Amplitude

Abordagem rente à linha lateral.

Gómez também realiza com bastante naturalidade a abordagem no half-space, principalmente se antecipando e desgarrando-se da primeira linha defensiva. Utiliza muito sua velocidade e explosão para realizar esse tipo de movimento.

Gómez - Descarro da Linha

Antecipação no half-space.

Gómez tem facilidade nas interceptações e as realiza em média 07 vezes por jogo. É um jogador extremamente importante na transição defensiva, realizando abordagens agressivas ao portador da bola logo nos momentos iniciais. É bastante comum ver o lateral do Lanús interceptar passes e lançamentos já no último e penúltimo terço do campo.

Gómez - Mapa de Interceptações

Mapa de Interceptações ——->

Trata-se de um jogador de boa força física e que apesar de ter boas características ofensivas, também apresenta aproveitamento qualificável nas ações defensivas. Gómez é vitorioso em 49,5% das abordagens realizadas e vence 57,4% dos duelos aéreos. Com 07 interceptações por jogo e 02 desarmes, torna-se um jogador bastante produtivo defensivamente.

Na fase ofensiva é bastante acionado. Trata-se de um jogador com boa condução de bola, velocidade, explosão e visão de profundidade. Não é um jogador com excelente refino técnico mas apresenta boa capacidade no drible curto e ultrapassagens.

Gómez é importantíssimo nas transições ofensivas. Sempre com muita aceleração e bom controle de bola, consegue fazer em pouco tempo a passagem do time para o último terço do campo.

Gómez - Transição Ofensiva

Transição ofensiva após escanteio contra.

Por vezes realiza troca de posição com outro companheiro em posição de amplitude, podendo ocupar a segunda linha do time em situações ocasionais ou até mesmo ao iniciar a partida.

Gómez - 4-4-2 - Segunda Linha

Ocupando a segunda linha.

Apesar de ser veloz e intenso, Gómez tem bastante compreensão temporal. Sabe cadenciar o jogo ou acelerá-lo no momento oportuno. Tem bom entendimento tático e consegue realizar movimentos de acordo com o posicionamento adversário. Raramente passa da linha da bola em situações inoportunas e prefere participar da construção do que ser acionado em profundidade. Trata-se de um lateral que sabe jogar rente à linha, mas que em determinadas situações faz com naturalizada a centralização das jogadas, entrando em diagonal e ocupando a região do centro do campo.

Gómez - Centralização Diagonal segundo terço

Movimento de Centralização

Gómez é um bom cruzador. Acerta em média 48,3% dos cruzamentos que tenta e os realiza em sua maioria pelo ar (65% deles).Nos lançamentos apresenta 78% de acertos e nos passes organizacionais 87,5%. Em passes infiltrantes, tem 53% de aproveitamento, demonstrando que é um jogador de bastantes recursos.

É um jogador que tenta bastante a vitória pessoal no primeiro marcador, principalmente no último terço do campo. Não tem um refino técnico acima da média, mas com explosão e agilidade consegue se livrar facilmente do adversário. Gómez apresenta 87,7% de aproveitamento no drible.

Gómez - Mapa de Drible

Mapa de Dribles ———->

Como todo lateral que tem algumas características ofensivas, Gómez erra na execução de algumas ações. Entretanto, é um jogador que apresenta uma capacidade boa de tomar decisões corretas durante a partida. Trata-se de um jogador que está em franca ascensão na carreira e manteve e que desde que estreou profissionalmente joga bastante partidas e minutos. Aparentemente está pronto para atuar em times de maior envergadura que o Lánus, tanto no futebol argentino como internacionalmente.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: