GÓMEZ – LATERAL DIREITO – LANÚS
Nossa análise de hoje é sobre o lateral direito argentino José Luiz Gómez, jogador do Lanús, nascido em 1993.
Gómez é formado nas categorias de base do Racing Club e estreou profissionalmente em 2013, durante o Torneio Inicio da temporada 2013/2014 e logo assumiu a titularidade da equipe. Realizou 30 partidas pela equipe, 26 delas como titular, sem marcar gols. Para o ano de 2015 foi emprestado ao San Martín de San Juan, aonde teve grande destaque, realizando 30 jogos como titular e marcando 03 gols. Em 2016 está emprestado ao Lanús, clube pelo qual está desempenhando um bom inicio de temporada. No atual ano já realizou 06 partidas, todas como titular.
José Luis Gómez é um defensor que atua na primeira, segunda ou terceira linha do time em posição de amplitude. Trata-se de um jogador que ocupa a região lateral direita do campo. Pode atuar como defensor ou ala em esquemas 4-4-2, 4-1-4-1 e 4-1-3-2 ou outros em que a amplitude seja proporcionada no segundo terço do campo.
Gómez é um jogador de grande capacidade física e velocidade, tanto na fase defensiva quanto na ofensiva. Sua movimentação é extremamente intensa. É um jogador de muita abrangência territorial, sabendo utilizar muito o movimento vertical e horizontal/diagonal em todos os terços do campo.
Na fase defensiva, Gómez apresenta boa noção de marcação e principalmente intensidade. É um jogador que tem uma capacidade muito grande de recomposição defensiva, realiza muito bem a cobertura e tem facilidade para se desgarrar da primeira linha e realizar a abordagem ao adversário.
Em jogadas rente à linha lateral, consegue se movimentar bem e realizar com efetividade a abordagem. Parte da região central para o lado, alongando o espaço entre ele e o zagueiro.
Gómez também realiza com bastante naturalidade a abordagem no half-space, principalmente se antecipando e desgarrando-se da primeira linha defensiva. Utiliza muito sua velocidade e explosão para realizar esse tipo de movimento.
Gómez tem facilidade nas interceptações e as realiza em média 07 vezes por jogo. É um jogador extremamente importante na transição defensiva, realizando abordagens agressivas ao portador da bola logo nos momentos iniciais. É bastante comum ver o lateral do Lanús interceptar passes e lançamentos já no último e penúltimo terço do campo.
Trata-se de um jogador de boa força física e que apesar de ter boas características ofensivas, também apresenta aproveitamento qualificável nas ações defensivas. Gómez é vitorioso em 49,5% das abordagens realizadas e vence 57,4% dos duelos aéreos. Com 07 interceptações por jogo e 02 desarmes, torna-se um jogador bastante produtivo defensivamente.
Na fase ofensiva é bastante acionado. Trata-se de um jogador com boa condução de bola, velocidade, explosão e visão de profundidade. Não é um jogador com excelente refino técnico mas apresenta boa capacidade no drible curto e ultrapassagens.
Gómez é importantíssimo nas transições ofensivas. Sempre com muita aceleração e bom controle de bola, consegue fazer em pouco tempo a passagem do time para o último terço do campo.
Por vezes realiza troca de posição com outro companheiro em posição de amplitude, podendo ocupar a segunda linha do time em situações ocasionais ou até mesmo ao iniciar a partida.
Apesar de ser veloz e intenso, Gómez tem bastante compreensão temporal. Sabe cadenciar o jogo ou acelerá-lo no momento oportuno. Tem bom entendimento tático e consegue realizar movimentos de acordo com o posicionamento adversário. Raramente passa da linha da bola em situações inoportunas e prefere participar da construção do que ser acionado em profundidade. Trata-se de um lateral que sabe jogar rente à linha, mas que em determinadas situações faz com naturalizada a centralização das jogadas, entrando em diagonal e ocupando a região do centro do campo.
Gómez é um bom cruzador. Acerta em média 48,3% dos cruzamentos que tenta e os realiza em sua maioria pelo ar (65% deles).Nos lançamentos apresenta 78% de acertos e nos passes organizacionais 87,5%. Em passes infiltrantes, tem 53% de aproveitamento, demonstrando que é um jogador de bastantes recursos.
É um jogador que tenta bastante a vitória pessoal no primeiro marcador, principalmente no último terço do campo. Não tem um refino técnico acima da média, mas com explosão e agilidade consegue se livrar facilmente do adversário. Gómez apresenta 87,7% de aproveitamento no drible.
Como todo lateral que tem algumas características ofensivas, Gómez erra na execução de algumas ações. Entretanto, é um jogador que apresenta uma capacidade boa de tomar decisões corretas durante a partida. Trata-se de um jogador que está em franca ascensão na carreira e manteve e que desde que estreou profissionalmente joga bastante partidas e minutos. Aparentemente está pronto para atuar em times de maior envergadura que o Lánus, tanto no futebol argentino como internacionalmente.
Autor: Giovani Dalla Valle
Deixe um comentário