LEIA TAMBÉM

SANTIAGO ROMERO – VOLANTE – NACIONAL

Nossa análise de hoje é sobre o volante uruguaio Santiago Romero, jogador do Nacional, nascido em 1990.

Romero

Romero é formado nas categorias de base do Nacional. Estreou profissionalmente no Torneio Apertura do Campeonato Uruguaio em novembro de 2011, porém antes disso teve um papel de destaque na Copa Libertadores Sub-20 daquele ano.  Em 2012 e até a metade de 2013 seguiu no grupo principal, porém não conseguiu ser titular. No segundo semestre de 2013 foi emprestado ao Deportes Iquique do Chile, clube pelo qual realizou 48 partidas, 47 delas como titular e marcou 10 gols, sagrando-se campeão da Copa Chile 2013.

Em julho de 2014 retornou ao Nacional e conquistou a titularidade da equipe. Desde então, foram 49 jogos, 48 deles como titular e 06 gols marcados, além de 07 assistências realizadas.

Romero - Posicionamento

Santiago Romero é um meio campista que atua na segunda ou terceira linha do time. Tem capacidade para atuar como volante e meio campista sem amplitude em esquemas 4-2-3-1 e 4-4-2.

Trata-se de um jogador que não tem na velocidade seu ponto forte. Sua movimentação é baseada em deslocamentos horizontais e alguma verticalidade no segundo terço do campo. É um volante que sabe ocupar o espaço e tem um poder de organização e distribuição de jogo interessantes. Atuando como meia pela direita, Romero consegue ser mais participativo em situações ofensivas, porém sem grande velocidade.

Romero - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———->

Na fase defensiva, realiza abordagens com pouca agressividade. Não é um jogador que prima pela força e contenção das ações adversárias. Trata-se de um volante que consegue realizar com efetividade a cobertura aos laterais. Suas grandes contribuições defensivas são o bom posicionamento, a capacidade de ler o jogo adversário e a tranquilidade.

Romero - Cobertura

Cobertura aos laterais.

Sua movimentação horizontal é constante e muito utilizada na fase defensiva e para se aproximar do lados do campo objetivando auxiliar a transição ofensiva. É um jogador que possui uma capacidade acima da média de antever a movimentação adversária. Seu bom posicionamento e raciocínio rápido fazem com que Romero seja bastante efetivo em interceptações e desarmes. Realiza em média 05 interceptações e 06 desarmes por jogo.

Apesar de não ter uma abordagem agressiva ao portador da bola, Romero apresenta 51,5% de vitórias nos duelos defensivos. Outra bom número é os de vitórias em duelos aéreos. Com 1,76 m de altura, o jogador do Nacional consegue vencer 69% dos enfrentamentos pelo ar.

Romero - Fase Defensiva

Fase defensiva

Na fase ofensiva, Romero como volante é um organizador. Normalmente é um dos responsáveis pela saída de bola e por direcionar a jogada ofensiva. Seu aproveitamento de passe é excelente. Em média 90% dos passes realizados são executados de maneira correta e 56% do total deles são direcionados para frente.

Romero - Saída de Bola

Inicio da construção ofensiva.

É um volante que procura muito o passe curto aos laterais e passes mais longos aos extremos, tanto pelo chão como pela ar. Nos passes longos apresenta a mesma efetividade, acertando 89% dos lançamentos que realiza.

Em posição mais adiantada, atuando como meia, Romero apresenta alguma dificuldade em ser rompedor de linhas. É um jogador de muito bom passe e que tem boa visão de profundidade. Entretanto, não tem a velocidade e intensidade exigida para o deslocamento defesa-ataque. Quando chega no último terço oferece perigo nos remates de média distância, quesito que tem 50% de acertos no gol adversário, tendo marcado alguns gols desse modo na carreira.

Romero - Não se projeta

Por vezes não se projeta.

De fato, trata-se de um meio campista com muita qualidade técnica e inteligência. Atuando como volante consegue manter uma regularidade maior do que em posição mais avançada. Não se trata de limitar suas funções, porém é perceptível como Romero agrega refino nos momentos iniciais da fase ofensiva e se torna apenas razoável em situações que exijam intensidade próximas da área adversária.

Jogos observados:

Nacional 1×1 Juventud – 06/03/2016

Nacional 0x0 River Plate – 02/03/2016

Rosario Central 1×1 Nacional – 25/02/2016

River Plate-URU 0x3 Nacional – 13/02/2016

Villa Teresa 0x3 Nacional 06/02/2016

Nacional 1×1 Peñarol – 15/01/2016

Racing-URU 2×2 Nacional – 31/10/2015

Fénix 0x2 Nacional – 17/10/2015

Nacional 4×0 Defensor – 04/10/2015

Independiente Santa Fe 0x1 Nacional – 17/09/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: