LEIA TAMBÉM

JAMES SÁNCHEZ – VOLANTE – JUNIOR BARRANQUILLA

Nossa análise de hoje é sobre o volante James Sánchez, nascido em 1988, jogador do Junior Barranquilla.

Sánchez

Sánchez começou sua carreira no Valledupar e estreou profissionalmente em 2008. No ano de 2010 se transferiu para o San Francisco do Panamá, clube pelo qual teve grande destaque. Ainda no futebol panamenho, passou pelo Chorrillos FC em 2012 e retornou ao San Francisco em 2013.

Em 2014 acertou sua volta ao futebol colombiano para atuar no Uniautónoma. Pelo clube colombiano foram 53 partidas, 48 delas como titular e 06 gols marcados. Uma temporada e meia bastou para que Sánchez despertasse atenção dos grandes da Colômbia, sendo transferido para o Junior de Barranquilla no inicio de 2016. Como jogador de um dos grandes do país, o volante atuou em 07 partidas, todas como titular, marcou 01 gol e deu 02 assistências.

Sánchez - Posicionamento

James Sánchez atua na segunda linha do time em esquemas 4-4-2, 4-3-3 e 4-2-3-1. Pode também atuar na terceira linha em esquemas 4-1-4-1 e 4-2-3-1.  É um meio campista que pode atuar como volante ou meia interno.

Trata-se de um jogador que possui diversos recursos táticos. É acostumado a realizar mais de uma função e contribuir de forma razoável na fase ofensiva e defensiva. Realiza com bastante naturalidade a movimentação horizontal, procurando apoiar a construção ofensiva.

Sánchez - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———>

FASE DEFENSIVA

Na fase defensiva, é um jogador mais importante no equilíbrio do que na transição e bloqueio ao adversário. Normalmente participa do balanço defensivo fechando espaços pela esquerda e pela direita. Trata-se de um jogador que se posiciona bem e que tem facilidade em se juntar aos homens de defesa, formando uma linha com 05 jogadores.

Sánchez - Fase Defensiva - Primeira Linha

Primeira linha defensiva

Nas transições defensivas é importante no primeiro momento, tendo bastante impeto em realizar a abordagem logo que a equipe perde a bola. Entretanto, Sánchez é um jogador que tem certa dificuldade na recomposição defensiva. Parece lhe faltar explosão e por vezes um pouco de atenção para isso, facilitando a quebra de linhas pelo adversário.

Sánchez - Recomposição lenta e quebra de linha

Realiza em média 4.5 interceptações e 2 desarmes por partida. Apresenta 35% de vitórias nos duelos defensivos, 58% nos duelos aéreos e demonstra ser um jogador que não realiza abordagens agressivas aos adversários. Trata-se de um volante que tem bom entendimento tático e que se posiciona bem nas ações defensivas, porém demonstra que necessita de mais intensidade para realizar com qualidade todas as tarefas de marcação.

FASE OFENSIVA

Na fase ofensiva, Sánchez demonstra que é extremamente importante na transição. Normalmente é um dos responsáveis pela saída de bola da equipe, se colocando novamente entre os zagueiros. No momento inicial da fase ofensiva, apresenta uma variação interessante de passes. Utiliza muitos passes curtos procurando tabelas horizontais e passes longos em diagonal procurando acionar os extremas..

Realiza em média 45 passes organizacionais por jogo e acerta 92% deles. A maioria deles são realizados para frente, em direção ao campo adversário. São em média 04 lançamentos por partida, obtendo 90% de acertos.

Sánchez - Fase Ofensiva - Saída de Bola

Saída de bola

Sanchéz acompanha o avanço da equipe, realizando aproximações com os laterais ou extremos e distribuindo passes organizacionais. É um jogador que costuma procurar espaço no half-space, apresentando bom controle de bola e boa visão de profundidade. Poderia aproveitar melhor suas características ofensivas se fosse mais impetuoso e intenso também ao buscar infiltrações entre as linhas adversárias.

Sánchez - Fase Ofensiva - Construção pelo lado - Apoio ao Extremo

Apoio ao construtores laterais.

Na finalização das jogadas acontece o mesmo desperdício de força do que na construção delas. Sánchez tem boas ferramentas para ser mais importante ofensivamente do que é.  É um jogador que tem boa qualidade e boa estrutura física (1,80m), podendo empurrar mais o adversário para dentro da área se participasse mais das ações finais. Além disso, tem um bom passe e visão de profundidade, o que já rendeu algumas assistências na sua carreira.

Normalmente tenta 02 remates por jogo e seu aproveitamento geral é de 34% de acertos ao gol adversário. Tem um chute bom com a perna direita, com razoável direção e força. Com a perna esquerda precisa melhorar.

Sánchez - Fase Ofensiva - Finalização

Finalização da fase ofensiva.

Tecnicamente é um jogador que sabe o que faz com a bola e demonstra razoável capacidade de drible e clareamento das jogadas. Apresenta 85% de vitórias nos duelos ofensivos, tentando em média 03 dribles por jogo. De fato, é um jogador que está em franca evolução. Entretanto já tem 27 anos e está no seu primeiro ano atuando em nível alto de competição.

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: