LEIA TAMBÉM

CAIO RUAN – ZAGUEIRO – BOTAFOGO-SP

Nossa análise de hoje é sobre o zagueiro Caio Ruan, nascido em 1995, jogador do Botafogo de Ribeirão Preto.

Caio Ruan

Caio estreou profissionalmente no Botafogo-SP em 2015. Antes disso teve passagens pelas categorias de base do Vitória e do Rio Branco-ES. O zagueiro ainda tem poucos jogos como profissional. Ao todo foram 21 partidas, todas como titular, um título da Série D do Campeonato Brasileiro e 03 gols marcados.

Caio Ruan - Posicionamento

Trata-se de um defensor que atua centralizado na primeira linha do time. Independente do esquema utilizado, Caio Ruan é zagueiro pelo lado direito. Ocasionalmente pode também atuar pelo lado esquerdo.

É um zagueiro destro que costuma se movimentar horizontalmente para auxiliar os laterais na fase defensiva. Realiza saídas frequentes com direção a intermediária para bloquear avanços dos adversários.

Caio Ruan - Mapa de Calor

Mapa de Calor ————>

FASE DEFENSIVA

Na fase defensiva, Caio Ruan tem melhor participação no bloqueio ao adversário do que no equilíbrio e transição defensiva. Trata-se de um zagueiro que costuma manter a posição dentro da primeira linha, porém as vezes que saí para abordar o adversário não é objetivo e efetivo, causando desequilíbrio defensivo.

Caio Ruan - Sai da linha

Saída individual da primeira linha

É um jogador importante na realização das coberturas aos laterais. Tem boa velocidade e noção de posicionamento dentro da primeira linha. Consegue se movimentar horizontalmente de forma natural e auxiliar bastante os jogadores do lado de campo.

Caio Ruan - Cobertura

Cobertura ao lateral

Caio Ruan tem boa velocidade mas parece lhe faltar agilidade. Não é hábil para mudar a rota da aceleração, enfrentando problemas nos duelos 1×1. Em situações que exigem entendimento posicional, noção de espaço e recuperação, Caio precisa demonstrar mais recursos.

É um jogador que tem aproveitamento de 63% nos duelos defensivos e costuma realizar boas antecipações. Em média realiza 3 desarmes por jogo e 05 interceptações. Nos duelos aéreos, Caio vence em 67% das oportunidades. Com 1,90 m de altura, consegue bons resultados nesse tipo de enfrentamento.

FASE OFENSIVA

Na fase ofensiva, Caio Ruan tem pouca participação. É um jogador que utiliza muito o passe lateral, realizando em média 36 por jogo e acertando 79% deles. Nos lançamentos apresenta dificuldades, realizando em média 06 por jogo e tendo 52% de acertos.

Trata-se de um zagueiro rebatedor e pouco retentor de bola. Nesse campeonato paulista é o quarto jogador que mais afastou a bola para longe, demonstrando pouca tranquilidade para iniciar a transição ofensiva.

Dentro da área adversária, Caio é útil na bola aérea. O zagueiro possui boa impulsão e por vezes realiza bons passes de cabeça, preparando a jogada para definição.

Caio Ruan pode vir a se tornar um zagueiro útil para diversos clubes do futebol brasileiro. Tem algumas ferramentas importantes e uma boa determinação. Porém vai precisar melhorar em alguns pontos chaves para se consolidar como um zagueiro passível de atuar em níveis maiores de competição.

Caio Ruan Stats

Fonte: Instatscout

 

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: