BRENNER – ATACANTE – JUVENTUDE
Nossa análise de hoje é sobre o atacante Brenner, jogador do Juventude, nascido em 1994.
Brenner é formado nas categorias de base do Juventude. Estreou profissionalmente em 2012 durante o Campeonato Gaúcho. A titularidade da equipe veio 03 anos depois, durante o Campeonato Brasileiro da Série C 2015. Ao todo foram 38 jogos como profissional, sendo 25 deles como titular e 14 gols marcados.
Trata-se de um jogador destro que atua na última linha do time em posição centralizada. Normalmente atua como único jogador de ataque, porém pode ser utilizado em esquemas com um, dois ou três atacantes.
É um atacante que tem razoável movimentação no último terço do campo. Se desloca entre a linha de ataque, ora recuando para receber a bola, ora dando opção de passe aos companheiros.
FASE OFENSIVA
Na fase ofensiva, Brenner é mais participativo na finalização e transição do que na construção. Sua movimentação por vezes é vertical contrária, buscando receber a bola antes da primeira linha defensiva para auxiliar na construção ofensiva. Entretanto não é um jogador que possui excelente visão de profundidade, tornando-se um tanto quanto ineficiente na armação de jogadas. Não tem a velocidade necessária para dar dinamismo ao jogo e nem mesmo romper a linha adversária.
Brenner tem aproveitamento de 78% nos passes e realiza em média 08 por jogo. É um jogador importante na transição ofensiva, já que tem boa capacidade de proteção de bola, tanto pelo centro quanto pelo lado do campo. Não é o jogador de velocidade que vai levar rapidamente o time ao ataque, porém consegue dar profundidade e reter a bola para que os companheiros avancem pelo campo adversário.
Também tem batante participação nas disputas aéreas, porém não consegue ser muito eficiente nesse quesito, apresentando 28% de vitórias nesse tipo de duelo. Os duelos ofensivos e dribles não são seu ponto forte. Brenner usa pouco esse recurso e tem em média 69% de aproveitamento.
Para finalizar as jogadas, Brenner costuma se posicionar entre os zagueiros adversários. Normalmente busca uma infiltração, seja direta ou recuando para armar a jogada pelo lado e aí sim entrar na área em velocidade. Seu aproveitamento de acertos na baliza adversária é de 67%, Nas últimas 35 oportunidades de gol, entre cabeçadas, finalizações e deslocamentos, fez 13 gols. Uma média de 37%.
FASE DEFENSIVA
Na fase defensiva, Brenner tem pouca participação. Trata-se de um atacante que tem razoável facilidade em fechar espaços aos adversários que estejam iniciando a construção ofensiva. Entretanto não tem velocidade e intensidade para acompanhar os jogadores durante a continuação da jogada.
Brenner tem 22 anos, é o atual artilheiro do Campeonato Gaúcho e pode se tornar um bom atacante para times de maior nível do futebol nacional ou de outros mercados menos competitivos. De fato, tem qualidade para algo a mais que a Série C do Campeonato Brasileiro, está demonstrando isso nos últimos 09 meses. Sua média é de 01 gol a cada 113 minutos jogados, o credenciando para pelo menos receber chances em campeonatos mais importantes.
TABELA ESTATÍSTICA
Jogos observados:
Brasil-RS 0x1 Juventude – 06/03/2016
Juventude 0x1 Internacional – 28/02/2016
Ypiranga 0x0 Juventude – 24/02/2016
Cruzeiro-RS 1×2 Juventude -13/02/2016
Lajeadense 1×3 Juventude – 03/02/2016
Juventude 3×0 Guaratinguetá – 27/09/2015
Juventude 5×0 Madureira – 29/08/2015
Guarani 1×1 Juventude – 06/06/2015
Juventude 0x0 Caxias – 24/05/2015
Deixe um comentário