LEIA TAMBÉM

LEANDRO AGUIAR – ATACANTE – AMERICA-RJ

Nossa análise de hoje é sobre o atacante Leandro Aguiar, jogador do America-RJ, nascido em 1995.

Leandro - Foto Texto

Landro é formado nas categorias de base do Rio São Paulo-RJ e estreou profissionalmente em 2014. No America chegou em 2016, tendo atuado em 09 partidas e marcado 04 gols no Campeonato Carioca. 

Leandro - Posicionamento

Trata-se de um jogador de 1,75 m, que atua na última ou penúltima linha do time. É um atacante que pode ocupar a posição central do ataque ou atuar em posição de amplitude. Normalmente atua em esquemas 4-1-4-1, 4-4-2 ou 4-2-3-1.

Leandro Aguiar se movimenta horizontalmente de forma efetiva. Consegue se deslocar nos segundo e terceiro terços do campo com a mesma qualidade. Não é um jogador que procura o fundo do campo, preferindo buscar a diagonal e a centralização das ações.

Leandro - Mapa de Calor

Mapa de Calor ——–>

FASE OFENSIVA

Na fase ofensiva, Leandro é importante nos três momentos: Transição, construção e finalização. Sua movimentação é constante e o ponto de partida depende da posição inicial que é escalado. Quando o time recupera a bola, Leandro costuma se posicionar pelo lado do campo e utiliza a velocidade e o drible curto para levar vantagem sobre o marcador. Pode realizar essa ação pelo lado direito ou esquerdo, sendo normalmente o segundo ou terceiro jogador a tocar na bola.

Leandro - Fase Ofensiva - Transição Esquerda

Fase Ofensiva – Transição

É na construção ofensiva que Leandro tem mais participação. Trata-se de um jogador que tem bom entendimento tático e sabe acompanhar o movimento do portador da bola, se aproximando para realizar a tabela. Não é um jogador que conduz a bola perfeitamente em velocidade, tendo alguma dificuldade para manter a bola quando prioriza esse movimento.

Leandro - Fase Ofensiva - Amplitude e Profundidade

Fase Ofensiva – Construção

Leandro  tem facilidade em se deslocar pelo último terço do campo. É natural ver o jogador em situações pelo centro, pelo lado direito e pelo lado esquerdo, com ou sem amplitude. Normalmente recebe a bola e tenta a vitória pessoal. Realiza em média 12 dribles por jogo e tem um aproveitamento de 81%. 

Leandro - Fase Ofensiva - Transição Direita

Fase Ofensiva – Construção em amplitude

Quando atua centralizado, realiza com bastante naturalidade o trabalho de pivô, servindo como referência para tabelas e buscando o giro rápido sobre o marcador. Leandro tem aproveitamento de 78% nos passes e realiza bem o trabalho de organizar as ações ofensivas. É um jogador que tem razoável qualidade com a bola nos pés, bom drible curto e boa noção de profundidade, tudo isso preferencialmente com a perna direita.

Não se trata de um atacante que seja extremamente técnico e tenha vitórias impressionante sobre mais de um marcador. Normalmente quando abusa da condução e do drible não tem grandes resultados. Quando marcado de forma agressiva também apresenta menos intensidade e efetividade.

Leandro - Fase Ofensiva - Pivô para Construção

Fase Ofensiva – Construção através de pivô.

Nos últimos momentos da fase ofensiva é extremamente importante. Tem facilidade na finalização e bom posicionamento próximo ou dentro da grande área. Normalmente busca a diagonal para entrar na área ou espera a jogada vinda do lado do campo. Leandro sabe se posicionar bem dentro da linha defensiva adversária, esperando um passe para infiltrar-se e realizar a finalização.

Leandro - Fase Ofensiva - Finalização Infiltração

Fase Ofensiva – Infiltração e Finalização

Em média, Leandro realiza 03 remates por jogo. 57% das finalizações são direcionadas para o gol adversário e 28% se transformam em gols. É um jogador que tem tranquilidade na hora da finalização e possui razoável remate com a perna direita.

Leandro - Fase Ofensiva - Finalização Posicionamento

Fase Ofensiva – Finalização

FASE DEFENSIVA

Leandro é ativo na fase defensiva. Atuando centralizado ou pelos lados, realiza a recomposição e a pressão na saída de bola adversária. 

Leandro - Fase Defensiva - Recuperação Saída de Bola

Fase Defensiva – Recuperação Saída de Bola

O atacante do America é responsável por pelo menos duas interceptações por jogo. Trata-se de um atacante que sabe fechar o espaço ao adversário mas não é agressivo na abordagem.

Fase Defensiva - Recomposição

Fase Defensiva – Recomposição

De fato, estamos falando sobre um atacante que pode vir a se tornar um jogador importante para clubes de maior nível no cenário nacional. Leandro é jovem e já demonstra boas qualidades que podem impulsioná-lo para um nível interessante.

 Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: