LEIA TAMBÉM

TOLEDO – ATACANTE – VÉLEZ SÁRSFIELD

Nossa análise de hoje é sobre o atacante argentino Hernan Toledo, jogador do Vélez Sársfield, nascido em 1996.

Toledo

Toledo começou nas categorias de base do Sportivo Belgrano mas chegou ao Vélez em 2012, ainda para atuar na base, e estreou profissionalmente em 2015. Ano passado realizou 06 jogos, 05 deles como titular. Em 2016 já começou o ano como titular, atuando até então em 07 partidas, marcando 01 gol e dando 04 assistências.

Toledo - Posicionamento

Trata-se de um jogador que atua na penúltima ou última linha do time. Normalmente ocupa posição de amplitude como um extrema pelo lado esquerdo. Entretanto pode atuar pelo lado direito e também em posição inicial mais centralizada.

O jovem é um jogador extremamente intenso pelo lado do campo. Sua movimentação é baseada na verticalidade, abrangendo toda a área rente à linha lateral. A horizontalização das ações também faz parte do perfil de Toledo, principalmente no último terço do campo.

Toledo - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———–>

FASE OFENSIVA 

Toledo é extremamente participativo na fase ofensiva. Tem grande contribuição no momento de transição, construção e também na finalização dessa fase. É um jogador que emprega muita intensidade ao time, sabendo explorar o lado do campo com grande efetividade.

Toledo é um jogador que normalmente utiliza passes curtos para circular a bola e após distribuí-la consegue sempre dar opção ao recebedor. Em raras oportunidades não consegue criar alternativas para os companheiros. Seu aproveitamento no passe organizacional é de  81% e normalmente realiza em média 15 por jogo.

Toledo - Fase Ofensiva - Construção

Fase Ofensiva – Construção – Lado para o Centro

Em alguns momentos da construção ofensiva, Toledo participa conduzindo a bola do lado para o centro do campo. Seu drible curto é bastante bom e a condução de bola tem igual qualidade. Entretanto, não se trata de um jogador que retém o jogo em demasia, tendo boa noção do momento de se desfazer da portabilidade da bola.

Toledo - Fase Ofensiva - Construção pelo Centro

Fase Ofensiva – Construção – Condução de bola

A centralização das jogadas não é a única ferramenta que Toledo possui para construir jogadas. Pelo contrário, uma das grandes virtudes do jogador é a verticalidade e a exploração da área próxima da linha lateral.

Toledo não hesita em buscar o enfrentamento 1×1 com o marcador, apresentando 82% de vitórias nesse tipo de duelo e realizando em média 12 dribles por jogo. Se não busca o duelo ofensivo, o jovem do Vélez utiliza a velocidade para realizar ultrapassagens e chegar ao momento de finalização da fase ofensiva.

Sem a bola, Toledo fornece a amplitude necessária para alargar as linhas adversárias. É um jogador com bom entendimento tático e que consegue participar das ações ofensivas mesmo não sendo o portador da bola. Projeções constantes e deslocamentos para o centro, são alguns dos movimentos que Toledo realiza para propiciar opções de passes aos companheiros.

Nas transições ofensivas, Toledo pode ser o primeiro jogador a ter a posse já que costuma abordar o portador da bola com bastante efetividade. Também pode ser extremamente útil ao criar opção em velocidade pelo lado do campo, verticalizando a jogada.

Toledo - Fase Ofensiva - Transição sem a Bola

Fase Ofensiva – Transição – Projeção

Nos momentos finais da fase ofensiva, Toledo aproveita sua velocidade e capacidade de projeção para ganhar terreno e chegar em condição boa no gol adversário. É um jogador que não tem na finalização seu ponto forte, entretanto é um excelente assistente.

Em média, realiza 1.5 chutes por jogo e tem um aproveitamento de 25% no gol adversário. Por outro lado já realizou 04 assistências em 07 jogos no Campeonato Argentino.

Pelo lado esquerdo, Toledo costuma buscar a diagonal quando está no último terço do campo, objetivando a aproximação com a grande área. Pelo lado direito consegue chegar mais ao fundo. Dribles curtos e sua boa força física, o tornam um jogador perigoso em quaisquer dos lados do terço final do campo.

Toledo - Fase Ofensiva - Finalização

Fase Ofensiva – Finalização

FASE DEFENSIVA

Na fase defensiva. Toledo também consegue ser importante. Realiza funções de transição, equilíbrio e bloqueio, utilizando muito sua capacidade pulmonar para abranger todo o lado do campo.

Em situações em que o adversário recupera a bola, Toledo é responsável por ocupar o espaço à linha lateral. Não é um jogador que aborda o adversário logo nos primeiros momentos, entretanto sabe se posicionar bem e consegue ser útil nas transições.

Toledo - Fase Defensiva - Recuperação - Composição de Linha

Fase Defensiva – Transição – Ocupação de espaço

Quando o adversário consegue avançar ao segundo ou terceiro terço do campo, Toledo torna-se mais agressivo. É comum vermos o jogador acompanhar a marcação até o primeiro terço do campo e dificultar a progressão.

Toledo - Fase Defensiva - Recuperação-Bloqueio

Fase Defensiva – Equilíbrio

Toledo é um jogador que está desempenhando com efetividade todas as funções de um extrema, abrangendo todo o lado do campo e sendo participativo em todos os momentos da fase defensiva. As interceptações e desarmes não são tão frequentes, porém está sempre colado ao adversário e por vezes consegue retomar a posse de bola, iniciando de pronto a transição ofensiva.

Toledo - Fase Defensiva - Recuperação e Transição Ofensiva

Fase Defensiva – Bloqueio e Transição Ofensiva

Hernan Toledo ainda tem pouca minutagem como profissional, porém já demonstra ter potencial para ser um jogador completo. Faz com naturalidade todas as funções exigidas de um “winger”, demonstrando qualidade técnica e tática. Ainda tem pontos de melhorias na tomada de decisão e na finalização, entretanto tem muito espaço para crescer. 

Autor: Giovani Dalla Valle

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: