LEIA TAMBÉM

BARRIOS – VOLANTE – TOLIMA

Nossa análise de hoje é sobre o volante colombiano Wilmar Barrios, jogador do Tolima, nascido em 1993.

Barrios

Barrios é formado nas categorias de base do Tolima e estreou profissionalmente em 2013, temporada em que realizou 23 jogos, sendo 09 como titular da equipe. Em 2014 conquistou a titularidade definitiva e atuou em 43 jogos com esse posto. Desde então foi titular da equipe em 56 ocasiões e atualmente é o capitão do time. Barrios já foi convocado para a seleção da Colômbia, porém ainda não entrou em campo.

Barrios - Posicionamento

Trata-se de um meio campista que atua na segunda ou terceira linha do time. Normalmente é um dos volantes pelos lados, seja esquerdo ou direito, em esquemas 4-3-1-2, 4-1-3-2 ou 4-2-3-1. Pode também desempenhar a função de volante centralizado na segunda linha, porém não é corriqueiro.

Sua movimentação horizontal é constante e abrange todo o segundo terço do campo. A verticalidade também é uma marca de Barrios, sendo determinante para definir o estilo de jogo do volante. É comum vermos Wilmar Barrios empregar muita intensidade e mobilidade em suas ações, tanto com a bola, quanto sem ela.

Barrios - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———–>

FASE DEFENSIVA

Barrios é peça fundamental para o time na fase defensiva. Sua contribuição se dá em todos os momentos, seja na organização, na recuperação e no bloqueio. É um jogador extremamente intenso e que consegue empregar um dinamismo bastante interessante à equipe em momentos transacionais.

Normalmente ocupa o espaço entre o lado do campo e o centro. É nessa região que Barrios aborda o lateral ou extrema adversário com bastante agressividade, entretanto sem afobação.

Barrios - Fase Defensiva - Equilibrio - segunda linha

Posicionamento no half-space

Em situações mais rentes à linha lateral, o volante do Tolima demonstra a mesma efetividade. É um jogador que possui boas ferramentas defensivas, que busca o desarme mas que tem bastante tranquilidade para manter o equilíbrio defensivo.

Barrios - Fase Defensiva - Bloqueio - segunda linha

Abordagem na linha lateral

Em situações na região central do campo, Barrios mantém a mesma característica. Entretanto, ali consegue ser mais útil nas transições. Quando recupera a bola, geralmente demonstra qualidade para rapidamente acionar os mecanismos de transição. Dessa maneira, torna-se um elemento fundamental de ligação entre as linhas defensivas e ofensivas.

Sua estrutura física é bastante razoável. É um jogador que demonstra ter uma capacidade pulmonar acima da média e que tem força corporal. Evidente que em algumas ocasiões não consegue manter o forte ritmo durante os 90 minutos, porém geralmente apresenta regularidade nesse sentido.

Barrios - Fase Defensiva - Bloqueio e Transição Ofensiva

Bloqueio e transição ofensiva

FASE OFENSIVA 

Wilmar Barrios é um volante bastante interessante em ações ofensivas. Sua capacidade de movimentação e qualidade com a bola chamam atenção. Trata-se de um jogador que naturalmente cumpre tarefas ofensivas de transição, construção e finalização.

Nos momentos de transição e inicio da construção, Barrios emprega muito dinamismo e consegue com velocidade contribuir para o avanço territorial da equipe. Em situações em que a bola sai dos zagueiros, o volante auxilia se aproximando dos defensores e realizando a distribuição do jogo no primeiro terço do campo.

Barrios - Fase Ofensiva - Construção - Esperando receber a bola do zagueiro

Aproximação para construir

Barrios utiliza um repertório interessante de passes para distribuir o jogo. De forma curta ou longa, o volante consegue executar passes precisos e inteligentes.  Apresenta aproveitamento de 92% nos passes organizacionais e 90% nos lançamentos, distribuindo em média 46 passes por partida.

Não é somente no inicio da construção ofensiva que o volante do Tolima tem boa participação. Trata-se de um jogador que consegue acompanhar o avanço da equipe e mais do que isso, por vezes é o jogador responsável por empurrar o time adversário para o campo de defesa, conduzindo a bola verticalmente ou projetando-se para criar opções de passes.

Barrios - Fase Ofensiva - Construção - Lado Esquerdo

Construção pelo lado esquerdo

Sua participação ofensiva na construção independe do lado da sua posição inicial. Quando atua como volante pela esquerda costuma aparecer pelos dois lados no último terço, da mesma forma atuando pelo lado direito.

Barrios - Fase Ofensiva - Construção - Lado Direito

Construção pelo lado direito

É um jogador que se projeta muito ao último terço do campo, constituindo-se em uma opção permanente para os companheiros. Barrios é capaz de transitar com efetividade em todas as áreas do campo, com ou sem a bola. Sua aceleração permite que se projete no campo ofensivo para criar desequilíbrio na defesa adversária, demonstrando que não é um volante comum.

Barrios - Fase Ofensiva - Transição sem a Bola - Projeção

Projeção lado oposto

Barrios também tem entendimento tático para entrar na área de finalização, acompanhando a criação do time. Não se trata de um volante com grande capacidade de remate e finalizações, porém sua presença próxima da grande área confunde e criar problemas ao adversário.

Barrios - Fase Ofensiva - Finalização

Presença na área de finalização

De fato, Wilmar Barrios é um volante que merece uma oportunidade em algum clube com maior competitividade. Suas características são abrangentes e podem torná-lo um jogador de qualidade superior também no futebol sul-americano e não somente na Colômbia, aonde já encontra-se acima da média.

Autor: Giovani Dalla Valle 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: