LEIA TAMBÉM

SEIJAS – MEIO CAMPO – INDEPENDIENTE SANTA FE

Hoje nossa análise é sobre o meio campista venezuelano Luis Manuel Seijas, jogador do Independiente Santa Fe, nascido em 1986.

Seijas - perfil

Seijas é oriundo das categorias de base do Caracas, clube pelo não chegou a jogar na categoria profissional. Em 20005 foi emprestado ao Banfield da Argentina após se destacar no Sul-americano Sub-20 com a Seleção da Venezuela. Na argentina teve um séria lesão e acabou atuando em apenas 4 partidas, sendo devolvido ao Caracas. Em 2007 acertou sua transferência para o Deportivo Táchira, clube pelo qual atuou em 18 partidas e marcou 4 gols.

Sua chegada ao Independiente Santa Fe ocorreu em 2008, permanecendo no clube até agosto de 2011 quando se transferiu para o Standard Liége da Bélgica. Em sua primeira passagem pelo Santa Fé atuou em 104 partidas e marcou 13 gols, conquistando uma Copa da Colômbia. Na Bélgica foram duas temporadas, 58 partidas, sendo 38 delas como titular.

Após a temporada 2013/2014 deixou a Bélgica e acertou com o Deportivo Quito do Equador, clube pelo qual permaneceu 06 meses e pouco atuou devido a atrasos salariais. Em 2014 retornou ao Independiente Santa Fe, aonde atua desde então, contabilizando 114 partidas, 94 delas como titular, 16 gols marcados, um título nacional e uma Copa Sul-americana. Pela seleção da Venezuela, Seijas já atuou em 61 partidas, marcou 02 gols e deu 06 assistências.

Seijas - Posicionamento

Trata-se de um meio campista que atua na segunda ou terceira linha do time, sempre anterior à última linha. Pode atuar em posição inicial mais próxima da linha lateral ou centralizada.

Seijas é um meia de organização que se movimenta muito no segundo terço do campo. Normalmente ocupa a região esquerda, aonde busca fazer a bola circular entre as linhas do time. Realiza muito o deslocamento horizontal com ou sem a bola e também recua para organizar o jogo a partir do inicio do segundo terço.

Seijas - Mapa de Calor

Mapa de Calor ———>

FASE OFENSIVA

Seijas é um jogador de muita participação na fase ofensiva. É muito presente nos momentos de transição e construção. Realiza muito bem a tarefa de organizar as ações ofensivas, seja pelo centro do campo ou pelo lado. Costuma buscar a portabilidade da bola logo nos momentos iniciais da fase ofensiva, não hesitando até em se aproximar da primeira linha do time para recebê-la.

Seijas - Fase Ofensiva - Construção entre os zagueiros

Recuo para auxiliar a saída.

Constantemente vemos Seijas recuar para auxiliar o início da construção ofensiva. É um jogador que quando não está com a bola, está sempre próximo do portador e criando alternativas para o passe. Esse comportamento é corriqueiro em qualquer setor do campo. Seijas gosta de buscar o controle sobre a decisão da direção das ações ofensivas, entretanto não é muito participativo dentro da área de finalização.

Seijas - Fase Ofensiva - Apoio a Construção - Criando Opção

Criação de opção para o portador da bola.

Trata-se de um jogador que joga em função da bola e costuma ser o portador dela em quase todas as regiões do campo. Normalmente é ele quem organiza o jogo, definindo por onde e por quem passarão os momentos finais da fase ofensiva. Seijas apresenta um aproveitamento de 89.7% nos passes, realizando em média 33 por jogo. É um jogador de passes curtos, preferindo-os aos lançamentos. Em média realiza 2.3 lançamentos por jogo e apresenta um aproveitamento de 83.5%

Seijas - Fase Ofensiva - Recebendo na frente da segunda linha adversária

Construção centralizado

Iniciando o jogo em posição de maior amplitude não é tão participativo como quando centralizado, demonstrando que tem tem dificuldade de mudar suas características conforme o esquema. Em ocasiões em que a jogada está se desenvolvendo pelo lado do campo, mantém as mesmas características de organização, centralização e aproximação. Não se trata de um jogador rompedor de linhas e que utiliza a velocidade para avançar no terreno.

É um jogador de muita qualidade técnica e entendimento organizacional em relação ao jogo e que joga em função da bola. Seijas realiza em média 05 dribles por jogo e tem um aproveitamento de 80%. É comum Seijas enfrentar algumas dificuldades quando o time adversário reduz o espaço entre as linhas, tendo poucas oportunidades para dominar a bola.

Seijas - Fase Ofensiva - Construção avançada aberto pela esquerda

Construção pelo lado do campo

Seijas não é um jogador de definição. Sua participação nos momentos finais da fase ofensiva não é efetiva, além de situação de bola parada. Trata-se de um jogador pouco vertical e que não realiza muitas infiltrações e quebras de linha quando está com a bola ou na área dela. Entretanto é um jogador que costuma tentar o remate em média 2 vezes por jogo, tendo um aproveitamento de 23% no alvo.

Seijas - Fase Ofensiva - Finalização Diagonal

Momento de finalização

FASE DEFENSIVA

Na fase defensiva Seijas tem razoável participação, demonstrando bom entendimento tático e responsabilidade. É um meio campo que sabe fechar os espaços na linha em que está atuando. Normalmente não aborda o adversário agressivamente, limitando-se a acompanhá-lo até o inicio do segundo terço do campo.

Seijas - Fase Defensiva - Equilibrio 4-4-2

Equilíbrio na segunda linha de marcação.

Em algumas situações também sabe realizar a marcação mais alta. Dessa maneira, avança a marcação e fecha os espaços no campo de defesa adversário. Assim como quando o time realiza a marcação temporizada, Seijas não aborda o adversário de maneira agressiva.

Seijas - Fase Defensiva - Marcação avançada pela esquerda

Marcação avançada

Seijas é um jogador bastante interessante e que demonstra que pode atuar em nível alto de competição. Suas qualidades técnicas e táticas são razoáveis e podem ser úteis em diversos momentos do jogo. Não se trata de um jogador que possa evoluir ainda mais na carreira, entretanto está no auge da forma física e técnica. 

 

Autor: Giovani Dalla Valle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: