MALCORRA – MEIO CAMPO – UNIÓN SANTA FE
Hoje trazemos a análise sobre o meio campo argentino Ignacio Malcorra, jogador do Unión, nascido em 1987.
Malcorra tem 1,70m e começou sua carreira no C.A.I de Rivadavia, estreando profissionalmente em 2008. Pelo clube da Patagônia atuou em 81 partidas, 50 como titular e marcou 06 gols. Em julho de 2011 se transferiu para o Aldosivi e lá permaneceu por 03 temporadas, totalizando 105 partidas, 93 delas como titular e 11 gols marcados. Na metade de 2014 acertou sua transferência para o Unión de Santa Fe, clube pelo qual atua desde então e já defendeu em 69 partidas, todas como titular, marcando 16 gols . Somente na Primeira Divisão deu 13 assistências em 37 jogos até então.
Trata-se de um jogador canhoto que atua na penúltima linha do time ou circunstancialmente na última linha. Pode atuar como meio campista em posição de amplitude pelos dois lados, ou na região central do campo em diversos tipos de esquemas.
Malcorra se movimenta muito no último terço do campo. Realiza com efetividade a movimentação horizontal, circulando do lado ao centro do campo. Verticalmente se desloca rente à linha lateral, abrangendo todos os terços do campo.
FASE OFENSIVA
Na fase ofensiva é importante em todos os momentos. Tem participação na transição, na construção e na finalização das ações de ataque. Normalmente é o responsável por fornecer amplitude ao time no segundo terço do campo pelo lado esquerdo. Entretanto não é um jogador estritamente de lado do campo, se movimentando muito horizontalmente em direção ao centro do campo com ou sem a posse de bola.
É um jogador que constrói com qualidade técnica, razoável velocidade e muita rapidez de raciocínio. Tem um repertorio interessante de gestos técnicos e movimentações. Malcorra consegue se adaptar bem as circunstâncias das mais diversas ações da partida.
Pelo lado do campo pode buscar a verticalidade, a diagonal ou centralizar as ações, fazendo a bola e os companheiros circularem para criar espaços entre as linhas adversárias. É um jogador que tem boas características de organização e armação de jogadas, porém é objetivo e não retém a bola sem necessidade.
Malcorra apresenta um aproveitamento de 82% nos passes e distribui a bola em média 22 vezes por jogo. É um jogador que da em média 01 passe chave a cada 90 minutos, tendo bastante influencia no último terço do campo.
Não se trata de um rompedor de linhas com a bola dominada. Sua movimentação e inteligência é que causam desequilíbrio nas defesas adversárias. Tem razoável explosão porém não é um jogador que se utiliza muito dos enfrentamentos 1×1 para avançar pelo terreno.
Trata-se de um meio campista com entendimento tático e situacional acima da média e que com isso consegue criar espaços e situações de perigo no último terço do campo. Malcorra realiza em média 4.3 dribles por jogo e tem um aproveitamento de 83% nos duelos ofensivos.
Sua objetividade e velocidade o tornam importante nas transições ofensivas. Normalmente é o jogador acionado após o primeiro portador da bola recuperar a posse da mesma. Em projeções pelo lado ou pelo centro, Malcorra tem participação no avanço do time ao campo adversário.
Nos momentos finais da fase ofensiva, de novo é muito importante. Malcorra tem uma grande participação no penúltimo ou antepenúltimo passe. Sempre bem posicionado e com deslocamento rápidos, consegue auxiliar com bastante efetividade na fase de finalização das jogadas. Foram 13 assistências para gols nos últimos 12 meses e apesar de ser extremamente qualificado nas bolas paradas, a maioria foram oriundas de jogadas trabalhadas.
Se tratando de remates, Malcorra realiza em média 1.5 a cada 90 minutos. Tem um aproveitamento de 25%, contabilizando faltas e pênaltis. Trata-se de um jogador que busca sempre estar próximo da região de finalização, mesmo quando atua em posição inicial de mais amplitude.
Sua movimentação partido do lado para o centro é uma característica forte de seu jogo, sendo comum ver o meio campo do Unión realizar deslocamentos horizontais e diagonais em direção a área quando a jogada está se desenvolvendo pelo lado oposto ao seu. Não trata-se de um jogador que tenha características de atacante centralizado, porém essa movimentação é mais uma ferramenta usada por ele para causar desequilíbrio aos adversários.
FASE DEFENSIVA
Na fase defensiva, Malcorra tem participação efetiva. Pelo lado do campo retorna até o primeiro terço para acompanhar o adversário ou simplesmente ocupar o espaço na segunda linha defensiva. Não é um jogador que realiza abordagens de forma agressiva, sendo muito mais efetivo no encurtamento de lacunas.
Em determinadas ocasiões, também é importante na pressão da saída de bola do adversário. Malcorra por vezes realiza o deslocamento na diagonal e aborda o portador da bola ou realiza a marcação ao possível recebedor do passe, forçando o portador a se livrar da bola.
De fato, é um jogador muito interessante. Se trata de um meio campista com muitos recursos e que sem sombra de dúvidas poderia ser importante em times de maior nível de competição. Malcorra vive seu melhor momento na carreira, está no auge da forma física e técnica, além de demonstrar ser um dos melhores cobradores de bolas paradas da América do Sul.
TABELA ESTATÍSTICA
Deixe um comentário