LEIA TAMBÉM

ASCACIBAR – VOLANTE – ESTUDIANTES

Nossa análise de hoje é sobre o volante argentino Santiago Ascacibar, jogador do Estudiantes, nascido em 1997.

Ascacibar perfil

Ascacibar é formado nas categorias de base do Estudiantes e teve grande destaque em todas as equipes inferiores do clube, inclusive sendo capitão. Na atual temporada está fazendo sua estreia como profissional. Já atuou em 11 partidas, todas como titular da equipe.

Ascacibar - Posicionamento

Trata-se de um meio campista que atua na segunda linha do time em posição central. É um volante que pode atuar como referente em esquemas 4-1-3-2 ou ao lado de um companheiro em esquemas 4-2-3-1.

Ascacibar se movimenta com bastante naturalidade entre o primeiro e o terceiro terço do campo. Sua movimentação é baseada em deslocamento horizontais em função do fechamento de espaços e captura da bola. Verticalmente também avança ou recua conforme a necessidade.

Ascacibar - Mapa de Calor

Mapa de atuação ———–>

FASE DEFENSIVA

Ascacibar tem papel fundamental nos momentos defensivos. É um jogador extremamente intenso na recuperação e no bloqueio. Trata-se de um volante com claro papel defensivo e que aborda o adversário de maneira muito agressiva. Normalmente é o responsável por avançar a marcação e procura realizar o desarme logo no inicio da construção ofensiva adversária.

Ascacibar - Fase Defensiva - Desgarro da linha para abordagem

Abordagem desgarrado da linha

O volante do Estudiantes também realiza um trabalho importante de auxilio defensivo aos laterais. Não se trata de cobertura mas sim de dobrar a marcação na zona da bola em situações rente à linha lateral. Em média realiza 07 desarmes por jogo, tendo aproveitamento de 68% nas tentativas de ação e consegue interceptar 06 bolas por jogo.

Em duelos defensivos tem aproveitamento de 60% e impressiona pela agilidade e velocidade com que aborda o portador da bola. Trata-se de um volante com muitos recursos defensivos, extremamente voluntarioso e com dinamismo.

Ascacibar - Fase Defensiva - Apoio ao lateral

Auxílio ao lateral

FASE OFENSIVA

Ascacibar é um volante que não tem muita influência a partir do terceiro terço do campo. Trata-se de um jogador participativo na transição defensiva e no inicio da construção, entretanto cria poucas opções de passes e não se projeta com efetividade verticalmente.

É um bom passador de curta distância, realizando em média 53 passes por jogo e acertando 88% deles. É com passes curtos e deslocamentos de pequena distância para aproximar-se do portador que Ascacibar participa da saída de bola. Em longa distância, realiza em média 02 passes por jogo e acerta 85%.

Ascacibar - Fase Ofensiva - Saída de bola

Aproximação para saída de bola

Suas funções na fase ofensiva são limitadas, sendo o responsável apenas pela saída de bola circunstancial. Nenhuma tarega de construção e finalização passa por Ascacibar. Entretanto é um volante que demonstra boa agilidade para sair da pressão exercida pelo adversário, apresentando bom drible curto.

Ascacibar - Fase Ofensiva - Distância para os construtores

Distância para os construtores

Não se tem dúvidas do grande potencial que tem Ascacibar. Trata-se de um volante com bastante recursos defensivos e com grande espaço para evoluir. Tão jovem já demonstra maturidade psicológica e vem tendo atuações seguras. De fato, é um jogador que pode atingir um nível alto de competição.

TABELA ESTATÍSTICA

Tabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: