LEIA TAMBÉM

SOTO – LATERAL ESQUERDO – BANFIELD

Hoje nossa análise é sobre o lateral esquerdo argentino Alexis Soto, jogador do Banfield, nascido em 1993.

Soto - perfil

Soto é formado nas categorias de base do Dock Sud, clube pelo qual disputou 51 jogos e marcou 01 gol disputando o Campeonato Argentino da Primeira C. Em 2014 foi emprestado ao Estudiantes para atuar nas equipes inferiores e Em 2015 foi emprestado e depois comprado pelo Banfield, atuando ao todo em 11 partidas, todas como titular.

Soto - Posicionamento

Soto é um jogador que atua na primeira ou segunda linha do time em posição de amplitude. Trata-se de um jogador que ocupa a região lateral esquerda do campo, podendo atuar como defensor ou ala.

O lateral esquerdo do Banfield realiza com bastante naturalidade a movimentação vertical, tendo boa influência no segundo e terceiro terço do campo. Horizontalmente se movimenta para auxiliar os zagueiros, não tendo grande poder de infiltração no último terço.

Soto - Mapa de Calor

Mapa de atuação ———>

FASE DEFENSIVA

Soto tem participação em nos momentos de organização, recuperação e bloqueio defensivo. Nas transições ou organização de defesa, Soto demonstra ter velocidade para alternar a posição visando adiantar ou temporizar a abordagem ao adversário.

Soto - Fase Defensiva - Marcação adiantada

Marcação adiantada na transição

Ao realizar abordagens adiantadas e avanços para auxiliar a construção, Soto por vezes, deixa um espaço na região da onde saiu. É um jogador de boa velocidade e recuperação, que consegue abranger uma boa área rente à linha lateral. Entretanto em determinadas situações precisa do auxilio dos zagueiros para cobrirem seu lugar.

Soto - Fase Defensiva - Falta de Recomposição

Recomposição retardada

Na marcação, é um jogador que aborda o adversário de maneira agressiva. Soto realiza em média 06 desarmes e 5.6 interceptações por jogo, demonstrando que é um jogador ativo em situações defensivas.

Soto tem boa noção de espaço, conseguindo participar do encurtamento ou alargamento da linha defensiva com efetividade. Em situações que demandam uma centralização do lateral, consegue compor junto aos zagueiros.

Soto - Fase Defensiva - Movimentação horizontal para o centro - composição de linha

Encurtamento da primeira linha defensiva

FASE OFENSIVA

Alexis Soto tem boa participação na transição e finalização dos momentos ofensivos. Trata-se de um jogador que se apresenta para participar da saída de bola no primeiro terço, entretanto demonstra falta de tranquilidade em situações em que o adversário realiza uma marcação avançada. Diante disso, é comum ver Soto utilizar muitos passes verticais sem direção e poucas tabelas curtas no primeiro terço do campo.

Soto - Fase Ofensiva - Saída de Bola

Saída de bola

Soto se projeta muito no último terço do campo, porém não é um jogador que organize as ações ofensivas pelo lado esquerdo. Trata-se de um lateral que procura muito a ultrapassagem e o cruzamento em detrimento da temporização das jogadas pelo lado. Em média realiza 45 passes por jogo e acerta 73% deles.

Soto - Fase Ofensiva - Projeção para finalização

Projeção no último terço

Com a bola nos pés, tem no drible curto um dos expoentes de sua razoável qualidade técnica. É um jogador que realiza em média 4 dribles por jogo e consegue sucesso em 65% deles. Soto tem boa explosão e consegue realizar boas projeções e ultrapassagens para realizar a finalização da fase ofensiva. Por vezes consegue realizar boas incursões pelo centro da intermediária adversária.

Trata-se de um jogador objetivo no último terço, utilizando os cruzamentos e remates para dentro da área como forma de tentar assistir os companheiros. Em média realiza 2.5 cruzamentos e 0.5 remates por jogo, tendo inclusive definições de jogadas já no inicio do terceiro terço.

Soto - Fase Ofensiva - Cruzamento

Cruzamento no inicio do último terço

De fato, estamos falando de um lateral esquerdo com bastante potencial de crescimento. Soto demonstra grandes ferramentas atuando em um time limitado. É possível acreditar que em um nível maior de competição consiga apresentar boas qualidades.

TABELA ESTATÍSTICA

Tabela Soto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: